O que mesmo o texto está dizendo?
Poderia Deus revogar a Lei que Ele mesmo escreveu, conforme Ex.31:18 e 32:15 e 16?
Estaria o evangelista dizendo que no Novo Testamento não haveria mais profetas, profecias ou profetizas?
Enfim, o que mesmo o evangelista Lucas quer mesmo dizer com: A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16?
O que Paulo afirma mesmo em Efésios 2:15 e 16?
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
O que Mateus escreveu de diferente sobre o mesmo texto de Lucas, em Mateus 11:13?
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
Primeiramente, eu quero chamar a atenção dos distraídos, desprevenidos e desatentos, me perdoem as expressões fortes, mas necessárias sobre o assunto, pois são estes os que com as pedras nas mãos estão prontos para atirá-las sem a mínima misericórdia em todos os que defendem a vigência eterna da Santa, Justa e Boa Lei de Deus.
Uma das coisas mais preciosas que temos diante de nós é que, a Bíblia mesma nos garante a sua autointerpretação, isto é, não necessita de doutores humanos, falhos e finitos pecadores para interpretá-la, e assim colocar em risco a veracidade contextual sobre quaisquer assuntos ou temas nela contidos.
Sobre o assunto em pauta, eu quero colocar que os negritos, itálicos e sublinhados foram acrescentados para acentuar as evidências de suma importância sobre as referidas expressões, tanto em Lucas como em Mateus e Paulo.
Qual a diferença entre os textos de Lucas 16:16 e Mateus 11:13?
O tradutor acrescentou a expressão “duraram” em Lucas; e, esta expressão não existe no original grego, logo, para a maioria dos inimigos da Santa Lei de Deus, esta expressão pode servir-lhes confortavelmente de argumento para afirmar que a Lei e a profecia acabaram em João Batista ; o que a Bíblia prova não ser verdade alguma, e que por não ser verdade, não procede de Deus. E, não sendo verdade, é mentira, porque não existe meia verdade. Então sendo mentira vem de quem? (Confira João 8:43 a 45).
Pois bem: Em Efésios, o que Paulo está dizendo segundo a inspiração do Espírito Santo é que Deus acabou na Cruz, por intermédio de Cristo, com a inimizade entre judeus e não judeus, e isto está no texto. Inimizade esta, que era regida pelos mandamentos em forma de ordenanças. Nada no texto se refere aos dez mandamentos da Lei de Deus.
Mateus 11:13, estaria contestando, ou contradizendo Lucas 16:16?
Posso afirmar com toda a certeza, que não! De forma alguma, não!
O que Mateus quer dizer então com a expressão “profetizaram” Até João? Profetizaram o que, ou sobre que?
Resposta: Sobre a vinda, vida, ministério, morte e ressurreição de Cristo, o Messias UAI?
Nada aqui se referiu a alguma alteração, abolição, interrupção da vigência, ou qualquer ato da parte de Deus através de Cristo no tocante à nulidade da Lei dos 10 Mandamentos.
Como a Bíblia prova isto sem chances de contestação?
O que nos diz Atos 2:16 e 17 no tocante profetas e profecias para o Novo Testamento (Tempo do Fim)? Estamos ou não estamos no Tempo do fim?
Você sabe pela profecia, quando começou o Tempo do Fim? Estude História em paralelo com Daniel 2, 7, 8, 10 e 11; Joel 2; e mais Apocalipse 12; 13, 16 e 17, e verá que as profecias, a Lei de Deus e profetas não terminaram em João Batista.
O que nos diz Atos 21:8 e 9 sobre profetas, profetizas e profecias?
Que papel exerciam as filhas de Filipe o evangelista?
Este texto nos levam à segura e absoluta certeza que a participação de Mateus 11:13 está correta e absolutamente certa, conquanto em nada desabone a Lucas 16:16, porque esse evangelista (Lucas) não é responsável por algo que tradutores após ele acrescentaram textos ou palavras que nunca existiram nos originais.
Conclusões:
Não existem na Bíblia discrepâncias, distorções, contradições, ou quaisquer semelhanças neste sentido; existem sim, mentes curtas, fracas, ainda que às vezes sinceras, mas os inimigos da Lei de Deus não são fracos, são fortes, porque são inimigos à beira do caminho, a estorvar o progresso dos sinceros, e obscurecerem o CAMINHO da Paz, ensinando mandamentos, que são mandamentos de homens.
Em parte alguma das Sagradas Escrituras encontraremos um verso sequer, que tenda a anular, inviabilizar, ou interromper em tempo algum a vigência da Lei de Deus. Isto é responsabilidade do Chifre Pequeno. (Ou Ponta Pequena como em algumas traduções).
Nenhum mandamento dos 10 foi abolido.
Por, que?
Porque a Lei de Deus é a representação clara e segura da vontade e do Seu caráter para todo homem salvo pela graça, por intermédio do Dom da fé no sacrifício de Cristo no Calvário; vigente também para os demais seres humanos conforme Eclesiástes 12:13.
É por esta Lei que Deus sempre regeu, rege e regerá o Universo, e também regerá o Julgamento final de todos os pecadores, do Diabo e seus anjos.
Nota: Nunca se deixe levar pela informação de um só texto ou verso, para fazer conclusões doutrinárias. Use a regra de Isaías 28:10 e 1ª Coríntios 2:13 para assegurar-se de uma interpretação sadia e clara, segundo um “ASSIM DIZ O SENHOR”, ou “ESTÁ ESCRITO”.
Vox Desertum – Fevereiro de 2012.