Mostrando postagens com marcador Homenagens. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Homenagens. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 7 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 08/03/2013



Mulheres!

Parece que foi ontem e já chegou o dia de vocês outra vez!
Que maravilha esta particularidade no calendário anual e internacional.
Vivemos circunstâncias em que vale a pena refletir sobre o dom feminilidade, este dom especial que reside no íntimo de cada verdadeira mulher em seu mais amplo sentido.
Mulher, dom de Deus, aliás creio não ter Deus criado nada que possa ser comparado em qualquer que seja o nível à realidade específica de tudo que está inserido neste ser maravilhoso chamado mulher.


Eu gostaria de compreender os motivos que levam um homem a menosprezar a identidade de uma mulher por mais frágil que ela possa parecer.
É fácil entender a violência, se estudada e refletida sob o prisma do primeiro homicídio praticado ainda quando o ser humano estava gozando de plenas faculdades em toda a sua estrutura logo após a criação, mas é injustificável qualquer que seja o atentado contra a mulher.

Que tristeza ser necessária a Lei Maria da Penha! Mas ao mesmo tempo às vezes seria necessário quem sabe, uma Lei José Aparecido por exemplo, para proteger homens cuja identidade esteja sendo de alguma neutralizada por alguma atitude feminista. 

Quando reflito sobre a realidade de uma mulher eu a vejo como mãe, namorada, amante, companheira, esposa, filha, neta, sobrinha tia, e tantos outros titulos poderiam ser estabelecidos na ordem da ancestralidade até que nos perderíamos de vista, mas o mais importante está no fato de mulher ser mulher.

Eu tenho que dizer: Êta trem bão sô! 

Pena que haja quem não goste desta monumental obra esculpida pelo próprio Deus Criador.
Eu imagino aquele dia Adão acordando e vendo aquela obra perfeita (não veio da evolução) vinda diretamente das mãos do Criador Deus. 
Embarque em meu pensamento, e reflita no que você quiser, e vai chegar ao ápice da glória. 

É bom ver mulheres buscando seu lugar e espaço no mundo preconceituoso cheio de medos por parte dos machistas que buscam minimizar, atrapalhar, ou tentar perverter os direitos da mulher.
Não obstante eu defenda todos os direitos de igualdade entre os dois sexos, é preciso que haja maturidade entres as partes, porque homem sempre será homem, e mulher sempre mulher.

O homem sempre o cabeça e provedor, e ela a rainha a receber as provisões lado a lado em amor.
Não há como os dois ocuparem o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, e talvez seja porque muitos não compreendam esta parte da física é que existam tantas incompatibilidades e violência, e sendo em parte o homem "mais forte" do que a mulher esta possa ser humilhada e colocada em plano diferenciado no sentido negativo.

No entanto, eu defendo o princípio da igualdade no que se refere aos direitos, mas a mulher deve se reservar nos aspectos inerentes à sua própria natureza, para que não seja banalizada em seus valores especiais.
Quando falo aqui sobre valores especiais, falo como homem apaixonado pela mulher que vive comigo, que anda lado a lado comigo já há mais de vinte e seis anos, falo pela mulher filha já há vinte e quatro anos que anda com seus próprios pés rumo à sua verdadeira independência afirmando sua identidade e construindo seu espaço, falo pelas mulheres minhas amigas e minhas irmãs.

Eu não posso nesta data esquecer dos valores daquelas mulheres que estão nos bastidores do sucesso de muitos homens, e até mesmo de alguns que nada reconhecem sobre este aspecto.

Mulheres! Não há necessidade de vocês fazerem frente a movimentos "feministas" para ajustar espaço, pois só o fato de vocês serem mulheres já é o bastante no espaço que Deus as colocou.
Sejam felizes pelo simples fato de ser mulheres!


Os movimentos parecem tirar de vocês algo que vocês jamais deveriam perder, a feminilidade, a singeleza, e aquela fragilidade que todo verdadeiro homem aprecia.
Uma mulher sempre deve ter certeza que está como mulher ao lado de um homem e vice versa.
Em um mundo de afeições trocadas desaparece o senso criador e prevalece o inovador perecível.

Obrigado Deus pelas minhas mulheres: Aquela que dorme no pó, a minha inesquecível mãe, obrigado pelas minhas amigas construídas ao longo de meus quase sessenta e cinco anos, pelas minhas irmãs de mesmo sangue, pelas mulheres sogras e tias, pelas minhas irmãs de nossa fé, e por fim, pelas duas mulheres mais importantes da face da terra, a Alaide Helena e Amanda Marillac Lacerda.

Mulheres! Sem vocês o mundo não existe!

Bendito o cheiro de uma verdadeira mulher!

Bju pra vocês no Dia Internacional das Mulheres - Vox Desertum - 08/03/2013

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS, OU DOS MORTOS


DIA DE FINADOS, OU DOS MORTOS

Este dia nunca ocorreu nos planos originais de Deus, O Criador.
Nossos primeiros pais se encantaram com a possibilidade de conhecer o mal, e encontraram exatamente, isto é, na medida certa as conseqüências de desconfiarem de Deus, sendo a principal a MORTE.

Tinham como garantia, sob a condição de obediência a IMORTALIDADE, mas acreditaram que poderiam ser imortais na desobediência, e por isto foram afastados da árvore da vida, para que por amor e misericórdia de Deus não fossem portadores da natureza IMORTAL no pecado.
Nossos primeiros pais, ao invés de ganharem a evolução de conhecimento proposta por Satanás em seu portador mediúnico (a serpente) começaram a involução, ou regressão.

Não foi fácil para Eles o conhecer a morte a partir da necessidade da morte do primeiro cordeiro. Foi-lhes difícil ver a primeira folha e a primeira flor murchar, cair e secar.
Estes, no entanto, foram os primeiros efeitos causados pela morte.

A sentença de morte à total natureza humana foi revelada certamente com profunda tristeza pelo Criador, mas a morte não seria eterna para aqueles que aceitassem sacrificar o cordeiro sob a confissão dos pecados, até que O CORDEIRO DE DEUS cumprisse a promessa com Seu sacrifício na cruz.

Adão e esposa tiveram que sorver o amargo gosto do primeiro homicídio na família humana, mas mesmo a Caim estava disponível a graça da RESSURREIÇÃO caso confessasse em contrição e arrependimento seu hediondo crime.

A noite está alta, e a experiência com a morte nunca se tornou comum no planeta, pois Deus inseriu no homem a semente da eternidade.

Desde o inicio do Velho Testamento vemos os relatos da vida humana terminar com a expressão “e morreu”, ou suas variáveis “descansou”, dormiu etc...etc..., mas ninguém acostuma com este episódio pois, pecado gera morte e ponto final.

Mas já pensou se fôssemos por natureza imortais e portadores de uma doença como câncer e outras sem que isto tivesse um fim? Que Deus seria este que a Bíblia chama de “AMOR” diante de um fato deste? Esta e muitas outras indagações sobre a natureza amorosa e justa de Deus estariam em choque com a realidade de Seu caráter santo, justo e bom.

Infelizmente, o paganismo do Éden entrou em cena e invadiu a terra até chegar ao cristianismo oriundo de natureza mística e supersticiosa, que passou seu legado à maioria dos reformistas, que inseriram em sua teologia o conceito de imortalidade na natureza humana. A cultura grega se encarregou de agregar valores a esta falácia, e hoje vemos mais centros espiritualistas no mundo do que qualquer coisa substancialmente cristã neste aspecto.
As lindas filosofias em torno da imortalidade pregada pela serpente no Éden apenas mudam de formato para se ajustar a qualquer gosto, mas o princípio mórbido segundo a Palavra de Deus é o mesmo, “o engano”.
Ninguém necessita continuar enganado, porque Cristo RESSUSCITOU dos mortos e garantiu com este milagre vida RESSURREIÇÃO a todos os que NELE descansaram e descansam a cada dia indo PARA OS TÚMULOS (não para o Céu, ou para o Inferno antes do juízo, pois até mesmo os salvos passam pelo crivo (o julgamento começa pela casa de Deus). (1ª Ped 4:17)

Naturalmente, já que a tradição estabeleceu no calendário um dia também para a reverência à memória dos nossos entes queridos que descansaram é natural também que confiemos ainda mais na RESSURREIÇÃO, pois esta é nosso único consolo e conforto.

Com exceção dos que a Bíblia registra que subiram para o céu, nenhum morto já compareceu diante de Deus, ou do Diabo, pois será na Segunda Gloriosa Volta de Jesus que os mortos NELE RESSUSCITARÃO IMORTALIZADOS pela Sua glória, e recolhidos pelos anjos encontrar-se-ão com ELE nos ares (1ª Tess 4:13 a 18 e 1ª Cor 15:51 a 54 trazem claramente este conforto). Imortalidade e incorruptibilidade serão o prêmio dos RESSUSCITADOS no dia do Senhor. Estes não sofrerão o dano da segunda morte.

A RESSURREIÇÃO é maior tesouro do verdadeiro cristianismo, por quê?  Porque O TÚMULO DE JESUS ESTÁ VAZIO, e por isto o nosso também ficará vazio no dia do Senhor.

Sobre segunda RESSURREIÇÃO é assunto para mais além quando a natureza do pecado e suas consequencias desaparecerão do universo.

Que Deus nos abençoe e continue confortando os que carregam as chagas e as feridas causadas pelas perdas.

Robson Silva – 02/11/2012 – Voxdesertum. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

MÃE 2012


MÃE - As Palavras não podem expressar seu real valor!

Mais um ano se passou, e passou tão rápido que a gente não deu conta de realizar tudo que desejava para lhe ver feliz.Eu gostaria que você estivesse aqui hoje para continuar aquela relação que durou por quase 58 anos.

Foram anos difíceis, mas cheios de alegrias pelas glórias conquistadas em cada batalha, até que chegou o momento em que você foi tirar uma soneca saindo assim da nossa relação na linha da batalha.Você foi, mas graças a Deus deixou uma marca de caráter que poucas mulheres de nosso tempo são capazes de construir e de compreender. 

Quanto a mim, sinto-me tranquilo pelo dever que Deus me concedeu para cuidar de você enquanto conosco viveu. Isto, no entanto, não vem ao caso agora.

A festa ainda não acabou, e muitos filhos ainda podem continuar a manifestar seu carinho e honra pelas mães que estão aqui.Hoje, o que deveria contar como prioridade não são os presentes, ou as festas, mas o trato pessoal o respeito que merecem todas as mães indistintamente.

Milhares de mães são postas à margem dos mínimos direitos da família e da sociedade, e isto nos traz grande desconforto e desafio...

A inversão de valores tem colocado a figura matriarcal aquém do seu verdadeiro lugar no lar e no mundo atual. Filhos têm insensatamente assumido o governo dos lares, e isto para muitos tem sido considerado evolução da sociedade, mas quais têm sido os resultados desta demanda?

Mãe! 

Hoje é um dia que passa tão rápido como os outros dias do ano; mas o ministério de uma mãe é algo para jamais ser esquecido.

Quiçá todo filho pudesse aproveitar cada dia do ano para festejar com respeito, honra e dignidade a mãe que está ao seu lado.

As páginas diárias da história estão sendo viradas com a rapidez do mega chip eletrônico, de forma tal que pouco tempo se dá para ler cada uma delas estudando reflexivamente o valor real de uma mãe.

Afinal, quanto vale uma mãe?

Muitos, infelizmente, só descobrirão tal valor depois que a mãe já não mais fizer parte deste convívio conturbado em que a família está vivendo agora.

Eu quero falar um pouco às mães hoje, que minha mensagem tem um motivo central: Contemplar vocês e dizer que seu papel é o papel mais importante desta Terra concedido por Deus a um ser mortal.

Infelizes são os filhos que não tiveram e os que não tem este privilégio de uma mãe por perto.

Eu falo também para todas as mães, que neste dia não foram lembradas. Falo para as mães de família regular; e especialmente, para as mães que estão pelas ruas das cidades e perambulam sem destino nesta vida, vivendo sob o enorme peso da humilhação, do descaso, do escárnio e do preconceito.

Se os filhos, os educadores e os demais segmentos da sociedade dessem o verdadeiro valor à mãe em seu soberano papel na formação da sociedade, certamente haveria melhores cidadãos na base e no topo da estrutura da nação.

Grande parte do descalabro em quase todas as áreas da nossa esfera de relacionamentos tem seu nascedouro nos lares do povo. Lares destroçados pelas separações e definidos divórcios!

Mães! 

Meu apelo neste momento é que jamais se desanimem, pois seu esforço no lar não é vão. 

Deus contempla cada gesto, cada passo do jornadear de uma mãe sincera, e retribui com bênçãos e graça cujos valores perdurarão por toda eternidade. Faça circular no seu Lar a atmosfera do Céu!

Que a sua felicidade não se resuma em apenas festa de homenagens, mas que a cada dia você tenha força e poder vindos de Deus para continuar na batalha até que a vitória esteja ganha.

Mãe! 

Este dia é um dia que terá seu valor aperfeiçoado por cada gesto de seus filhos a favor de sua real valorização.

Sou filho e já sou pai, portanto, já experimentei minha parte na criação de uma filha.

Agradeço a Deus por minha experiência ao lado da super mãe de minha filha.

Alaíde!

Se eu sou o pai que sou, devo a Deus e a você com seu esmerado carinho, dedicação e amor incondicional na criação, manutenção e acompanhamento de nossa filha Amanda. 

Róbson Silva – Maio de 2012 - voxdesertum.com 

quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Há tantos dias festivos no ano, que a gente fica meio perdido no que tange à maneira de como agraciar a todos os que merecem comemorações.

Eu sou bastante suspeito para falar de mulheres.
Nada no mundo melhor que a mulher.

Tive e conheci uma avó maravilhosa, que infelizmente cedo nos deixou em virtude de uma grave enfermidade, mas ela era uma boa mulher, uma mãe e tanto. Valeu Dª. Eurides!
Deixar de falar da Floripes é humanamente impossível neste dia, um exemplo de mãe, uma esposa dedicada, uma profissional de lisura incomparável mesmo em meio às grandes necessidades, que para muitos são motivações para induzirem as pessoas à prática do caminho mais fácil, mas ela sempre resistiu a corrupção com intrepidez de caráter e foi íntegra nos postos que exerceu.
A você que foi mulher, mãe e pai ao mesmo tempo, difícil arquitetar uma expressão que se acomode ao real mérito que lhe é devido.
Infelizmente, você foi tomada de nós drasticamente, mas por maior que seja uma catástrofe, ela jamais será capaz de apagar as linhas escritas por você com sua coragem para criar seus oito filhos da maneira que lhe foi possível, por isto nada nos deve.
A quem honra, honra, a quem tributo, tributo, diz a palavra de Deus, e, é exatamente isto que você merece in memoriam.
Obrigado pelo que você foi! Valeu mulher, minha mãe!
A sua marca jamais será apagada, e, na ressurreição se verá diante de todo o universo todos os detalhes de sua vida, impossíveis agora para nós cuja visão ainda permanece sob o véu obscuro de muitas incertezas.

No dia das mulheres, deveríamos refletir com mais profundidade sobre valores que um dia marcaram vidas que passaram por nós, e que às vezes não soubemos desfrutar o convívio à altura do mérito que somos devedores.
Vou deixar de citar nomes, para evitar injustiça a quem quer de direito.

Lembremo-nos hoje das mulheres que vivem nas linhas de frente da batalha pela vida servindo ao mesmo tempo como mãe e pai, em virtude dos desacertos comuns de relacionamentos “desgastados” da era chamada evoluída, mas que ao mesmo tempo cultiva e acaricia filosofias que favorecem aos fatores que desintegram a família.

Às mulheres que alienadas por obstáculos, sejam eles morais, sociais, espirituais, ou oriundos de quaisquer que sejam as fontes; e que por isto se tornaram vítimas do preconceito, inclusive de alguns dos muitos “defensores” hipócritas do contexto atual.
Vocês merecem uma atenção especial mesmo em meio ao lixo dos papéis de presentes com os quais se presenteiam às que têm status, fama, ou dinheiro.
Fiquem tranqüilas, pois na avaliação de Deus o criador, vocês são vistas de forma especial e acolhedora como mulheres ímpares e com direitos de nobreza.

Eu quero cumprimentar com carinho às mulheres minhas amigas e irmãs com as quais tenho lidado em toda a minha jornada.
Continuem sendo esposas, mães, namoradas, companheiras e amantes, e vejam ao redor os frutos imediatos e mediatos da obra de vocês.
Deus as colocou no universo exatamente para fazer uma obra que homem algum foi, é ou será capaz de realizar; a obra de enfeitar os jardins da terra, e trazer alento ao coração dos homens desesperados perfumando-lhes o ambiente.

Eu quero terminar fazendo alusão às mulheres especiais de minha família e da família de minha esposa; estas mulheres que no seu labor diário se esmeram para dar conta da parte que lhes cabe no ministério da família e sua expansão na sociedade. 
Aqui um destaque para a mulher Sogra a quem tenho uma estima especial; aliás, ela é a mãe da melhor mulher do mundo.

Depois de minha mãe, duas mulheres estão acima de quaisquer suspeitas, e estas eu tenho dever de tratar-lhes pelos seus verdadeiros nomes.
Alaíde minha esposa e Amanda minha filha! Vocês, só vocês são capazes de dizer com mais clareza quem sou eu.
Vocês são parte de uma experiência que não se pode viver, a não ser da forma como estamos a cada dia alicerçando o nosso lar.
Não foi fácil chegarmos até aqui, mas com certeza: “Té aqui nos ajudou o Senhor”.

É no caminhar do dia a dia que um homem como eu consegue aos poucos começar a aprender o verdadeiro valor de uma mulher.

Queridas! 

Se eu consegui chegar até aqui, vocês indubitavelmente me carregaram com carinho, coragem e muita paciência.
Continuem me carregando, porque eu gosto!
Sem vocês a vida não tem sentido algum.

A todas as mulheres um beijão e um abraço sincero.
Vox Desertum – 08/03/2012.   
     
  

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

TRIBUTO AOS PROFESSORES


TRIBUTO AOS PROFESSORES


Ao contemplar o triste e caótico quadro em que a figura hodierna do professor está emoldurada, fico cabisbaixo a refletir sobre este nobre ministério em relação ao dom do ensino.

Quando comecei a ir à escola na vila de Hematita, município de Antônio Dias, o cenário da Escola Pública indubitavelmente estava em melhor estado que nos dias atuais. 

Lembro-me, não com todos os detalhes, de algumas coisas interessantes, principalmente de minha primeira professora, Dª Stelina Rizoleta Horta, de cujo paradeiro não posso dizer com certeza hoje.
Eu torço para que ela ainda exista, mas se este não for o caso, devo prestar-lhe uma homenagem póstuma dizendo, que ela é a primeira pessoa da qual me refiro com respeito e gratidão.
Foi ela quem começou a imprimir em minha mente o aprendizado das primeiras letras, que mais tarde moldariam para sempre a base de meu aprendizado.
Era uma professora severa, mas amorosa, cumpridora de sua função no lançamento da segunda camada da argamassa de uma educação começada pela minha inesquecível mãe, a professora do lar, Dª Floripes Marina da Silva, a mãe por excelência, que tinha apenas 22 anos quando me matriculou na escola aos sete anos.
Obrigado Professora Stelina! Se você dorme, descanse em paz! Seu trabalho valeu.

À professora Olímpia, outra lutadora, também a minha gratidão. Após a transferência de minha família para a vila de Itauninha, um lugarejo saudável nas proximidades de Santana de Ferros, foi ela minha segunda professora, no 2º ano primário. Esta professora também era severa, mas era muito especial, sabem por quê? Tinha domínio daquilo que sabia e tinha didática, isto é, sabia ensinar. Das mãos desta professora eu saí aprovado para o terceiro ano.

Quero ressaltar a firmeza ética e moral dos educadores daquele tempo, onde a figura da professora era marcante, presente e firme. A professora tinha, de fato, seu espaço como mestra, dando continuidade ao trabalho de pais como eu tive o alto privilégio de ter.

Da escola de Itauninha, passei a estudar em Santa Maria de Itabira, se não me falha a memória Escola Municipal Trajano Procópio; mas não me lembro o nome da professora.
Corria o ano de 1957. Meus pais me acomodaram na residência de um amigo, o Sr José Anício, funcionário dos Correios. Estava eu agora fazendo o terceiro ano escolar, e algo aconteceu em minha vida. Por mais aplicado que eu pretendesse ser, fui para a repetência. Este foi o único marco negativo em minha trajetória de aluno. A professora era uma verdadeira fera como profissional. Obrigado professora! Valeu seu esforço!

Abrem-se as cortinas de 1959, e meus pais me mandaram para o internato Salesiano em Santa Bárbara, o antigo Patronato Afonso Pena”. Êta escola de primeira, sô! Nela aprendi a ser um rapazinho religioso e temente a Deus dentro dos moldes do catolicismo da época. Obrigado Diretor Padre Mário; consigo ver seus cabelos branquinhos como uma lã. Obrigado Irmão Cleto Kalimann aspirante ao sacerdócio e outros.

Nos pra lás e pra cás da vida, a família que estava na cidade de Nova Era me colocou para fazer o quarto ano. Agora em 1962, era a vez de o Robin enfrentar a professora Ilma Brandi.
Nunca tive uma professora mais brava do que ela, mas foi a melhor etapa de minha vida no primário.
Fui contemplado o ano todo como o segundo melhor aluno da turma, junto com o Cláudio Martins Guerra. No final do ano passei direto no vestibular para o ginasial sem necessidade de fazer o curso de admissão, requerido na época.
Professora Ilma, eu sei que a Sra lutou com um câncer por muito tempo e já descansa no pó, mas vale-lhe também uma homenagem póstuma.

Em 1963, fiz a 1ª série ginasial com um número grande de matérias e tantos quantos professores.
Esta foi uma escola pública de primeira categoria. Quem saía deste ginásio da cidade de Nova Era estava pronto para enfrentar vestibular para qualquer opção nas universidades públicas. Obrigado professor Dr. Salvador (História), professora Helena (Francês), professora Figeninha (Matemática), Dr. Geraldo Romanelli (Ciências) e outros mestres de cujos nomes não me lembro. Quanta saudade! Tempo, quanto ao qual, se eu pudesse voltar atrás e retornar a ele, valeria a pena.
Obrigado à família de Antonio Batista Conrado, que me abrigou entre setembro a dezembro de 1963 até terminar o ano escolar, devido à mudança de meus pais para Cel Fabriciano.

Ano de 1964, Coronel Fabriciano, novos rumos. A vida deu uma guinada de 180º com a morte súbita de meu pai em um acidente, e eu, então, com apenas 16 anos, com minha mãe e mais sete irmãos menores para cuidar.
A Escola de Formação Profissional, antigo SENAI da ACESITA, foi meu abrigo e porto seguro na preparação para o meu primeiro  emprego com registro. Obrigado professores de preparo ao SENAI: Maria dos Prazeres (Português), nunca tive alguém tão exigente na matéria como ela. Valeu; você foi nota dezzzzzzzzzzzz! Obrigado professora Heloiza, colaboradora também nas matérias básicas.

Obrigado ao todos os professores profissionalizantes! Foram três anos de luta; de manhã SENAI, e à tarde trabalhando dentro da Usina “ACESITA”. Bons tempos, quando o trabalho para menores não era considerado um crime social como agora.

Terminado o SENAI, era a vez de completar o ensino ginasial no Colégio Ferreira da Costa em 1968, com um curso onde se estudava matérias tais como Contabilidade, Práticas de Escritório e outras rotinas administrativas.
Obrigado aos professores Dr. Geraldo Perlingeiro de Abreu, (in memorian) José Barak, (in memorian) Ciro Barak e Semi Barak.
Tentei algumas vezes estudar química na antiga escola técnica onde hoje é a UNILESTE, mas não dei conta por causa do trabalho em turnos.

O tempo passou e chegou, então, o ano de 1971; saí da ACESITA, indo para a cidade melhor do mundo para mim, São Paulo, onde trabalhei e estudei.
Fiz o curso Técnico em Química no Colégio Anchieta, em São Bernardo do Campo. Obrigado aos professores da Escola Técnica, só me lembro do Frede (Física)! Estava eu agora habilitado com a carteira profissional dos técnicos em química.
Infelizmente, de 1974 para cá, os democratas de nosso país afundaram as Escolas Técnicas.

Em 1976, saí de São Paulo para atender ao chamado da CENIBRA. Acertei com a Hoesch, e enfrentei um ano de curso intensivo específico de preparação de celulose. Obrigado a todos os professores formadores de profissionais em celulose, Nilo Priebe, Ademar Regueira, Patrício da Silva, Valmiré L Machado, e Wladimir Galat! Vocês também marcaram a minha vida.

É importante aqui frisar que aqueles arrochos na educação acadêmica, ou profissionalizante foram a causa que levou a cada estudante da época a ser o que eu me orgulho de ser hoje, um profissional já em descanso, cônscio de que contribuí dentro de meus limites pelo meu país, minha pátria.

Infelizmente, testemunho agora um ambiente escolar sórdido, árido e desértico, onde a figura do professor é tripudiada de todas as formas. Onde alunos chegam ao absurdo de até assassinar literalmente professores.

Quando o Estado não dá a mínima para a educação, porque todo político pode levar os filhos para estudar no exterior, fico a refletir: A continuar como está, onde vamos parar? Como poderemos restabelecer a identidade original do professor? Como iremos restaurar a educação conduzindo-a ao seu necessário status?

Não posso deixar de atualizar meu tributo póstumo aos professores assassinados nos três últimos anos da história da educação brasileira.
A todos os professores que sofrem o escárnio dos filhos desequilibrados, que são transferidos de lares desajustados às escolas eu digo: Sejam firmes, e que Deus os abençoem!

Professor! Seja você quem for, esteja onde estiver na sua desvalorizada carreira, conte com meu respeito, carinho e admiração.

Minha filha! Seja uma professora que faça a diferença, que ame sua profissão, e mais ainda que ame aqueles a quem Deus colocou sob sua responsabilidade para aprender.
Robin – Voxdesertum - 14/12/2011.