Para mim, uma das várias formas de Reavivamento da fé.
Para Quem?
Para as dracmas perdidas no palheiro da própria casa.
Para as ovelhas pródigas que um dia se foram por se considerarem independentes do Pai.
Para ovelhas que caíram e não compreenderam o verdadeiro espírito da disciplina.
Em fim; para todos os que não se comprometeram em uma sequer das atividades da Missão para desenvolver os dons.
Desde que conheci a Igreja estive presente nesta programação chamada REENCONTRO, e como estava sem experiência não compreendia bem a magnitude desta expressão.
Havia normalmente um fim de semana a cada ano, começando numa sexta à noite e terminando no domingo, onde músicas, sermões e outras atividades pertinentes eram todas voltadas para um apelo solene aos que por algum motivo haviam se extraviado do redil.
Só fui compreender melhor esta solenidade quando estudei um pouco as três parábolas de Lucas 15; a da Ovelha perdida, da Dracma perdida e do Filho Pródigo.Daí então, o sentido do reencontro tomou uma dimensão em minha vida com tamanha forma, que eu o reconheci como algo muito além de uma programação.
Aqueles fins de semanas anuais, quase sempre em outubro, tornaram-se uma escola para mim no sentido de aprender o quanto vale cada ser humano para o sublime e solene projeto, e grandioso sonho de Deus para cada um de nós.
Daí para cá eu passei a me questionar mais sobre algo de importantíssima relevância no papel da Igreja no mundo pos moderno: "Conservação da Qualidade e da Unidade da Igreja" e seu papel interno e externo como missão, e com isto segue abaixo minha mensagem aos que um dia nos deixaram.
Só há uma maneira de conservar os batizados na fé: "Acolhendo-os e fazendo-os sentir como família", onde Deus por meio de Seu Espírito restaura as feridas e supre as necessidades mais profundas do ser.
Parece que foi ontem!...
Você e muitos outros podem até pensar assim... Mas a Realidade é outra!...
Você e nós sabemos que um dia, por essas coisas da vida, você saiu por aquela porta...Creia! Isto aconteceu também comigo e fez parte de minha experiência.
Talvez, quem sabe, por uma única causa, sua Fé pode ter sido interrompida!... Por outro lado, sua decisão de ir-se embora possa ter sido o resultado de inúmeras causas que nunca ficaram bem esclarecidas, ou se o foram, nós, infelizmente não fomos sábios o suficiente para compreendermos, e nem soubemos dar o trato necessário para cada pormenor que você merecia e ainda merece... Desculpas não justificam.
Então, chegou o dia!... Você saiu!... Escapou-se infelizmente entre os dedos de nossas frágeis mãos!...
Os nossos olhos, mareados pela cortina das lágrimas, mal podiam vislumbrar você desaparecendo sob a névoa sombria que envolviam tanto a você como a nós. Nós ficamos aqui, absortos com tantas tentativas a princípio inúteis para descobrirmos a verdade sobre sua ausência!...
A cada ano, a cada dia, a cada momento, quando pensamos em você, corremos à porta, a mesma por onde você saiu, como se estivéssemos numa varanda de uma Casa Grande, onde podemos lançar ao longe os nossos olhos para a infinita estrada do tempo...
Forçamos ao máximo a vista, tentamos quebrar com a mão a intensa luz ofuscante do Sol do Meio dia que nos impedia a visão, mas, mais um dia se passava e você só ficava na lembrança, na saudade, e no imenso desejo que temos de Reencontrá-lo...
Ah Irmão (a)! Ah se você soubesse, ou pudesse imaginar o quanto nos é difícil, olhar para o banco vazio que você deixou, e ter que engolir a seco a vontade de lhe ver assumindo o lugar que ninguém poderá preencher...
Deus, meu irmão, minha irmã! Jamais fez alguém igualzinho a você, e, é por isto que seu lugar ainda está vazio!... Na caixa do fabricante não cópia, não há rascunho e não há mais barro para fazer outro ser igual a você. Compreenda isto! Queremos lhe abraçar novamente!
Hoje? Que dia é hoje? Hoje é um "Dia Especial"!... É o dia de você voltar! Você apareceu!...
Não foram as cartas, não foram os apelos essencialmente humanos, que lhe convenceram a atender o chamado.
Foi o "Amor" d'Aquele que um dia pela primeira vez fez você abraçar a Fé com aquele toque especial e personalizado. Só Ele pôde realizar um novo Milagre!... O Milagre de nos privilegiar com sua presença neste Reencontro.
Precisamos não nos esquecer, que as ondas do mar desta vida um dia nos arrastaram às mais profundas e sombrias experiências, mas ao contrário, não há jamais profundidade que seja impenetrável para Aquele que nos conhece desde antes de termos vida, do qual não temos como fugir... SL. 139: 16.
Valeu a pena!... Você atendeu os apelos do Espírito Santo, e, em conseqüência, deu atenção ao nosso convite.
Hoje nos levantamos cedo, corremos à varanda como todos os dias, e hoje não voltamos decepcionados... Você veio! Que bom!...
Queira Deus que neste Reencontro, você possa derramar no Altar da Vida os impedimentos, todas as amarras, e possa fazer um Novo Concerto para a Vida Eterna!...
Apelo a todos os que um dia deixaram as fileiras do combate pela fé,que retornem! Não esperem por uma programação, pois ela pode não acontecer e o tempo de Deus é sempre agora. Todos poderemos dizer como São Paulo: "Acabei a carreira e guardei a fé", e agora espero a coroa da vida, a qual Ele me dará naquele dia (da volta de Jesus), não só a mim, mas a todos os que o aguardam.
Vox Desertum - Robin - 23/10/2011