sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Lição 06 - Quarto Trimestre 2019 - Resenha Robin - Esdras e Neemias - Estudo da Palavra de Deus


Lição 06 – Quarto Trimestre de 2019

Tema Geral - “Esdras e Neemias”

Memorizar: “Leram no Livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que compreendessem o que liam” (Neem.8:8)

Suporte Bíblico: “Levítico 23:39-43; Deuteronômio 31:9-13; Neemias 8:1-12; Mateus 17:5; Atos 8:26-38.”

Tema da Semana: “A Leitura, O Estudo, a Interpretação e Aplicação da Palavra de Deus”

O que a referência às Festas das Trombetas, Dia da Expiação e a Festa dos Tabernáculos têm a ver com o contexto desta Lição em Neemias 8?

Até o final do estudo compreenderemos melhor este paralelo.

O foco desta Lição é compreendermos o cenário do Capítulo 8 de Neemias, que é a restauração da verdade na vida, no coração e no caráter do remanescente do Cativeiro Babilônico, agora restabelecido em seu logradouro de origem [Jerusalém de Judá.]

Estudemos todos os textos do Suporte Bíblico e os demais referidos na Lição, para compreender melhor os propósitos de Deus para com todos nós.

Tudo deveria recomeçar por uma leitura de todo o Pentateuco [A Lei = Torá] sob a mais reverente e aplicada atenção do Povo. Isto é a busca do Reavivamento.

Esta leitura não deveria ser superficial, logo, os líderes responsáveis por conduzi-la diante, e com o povo deveriam e a fizeram em forma de ESTUDO.

Estudar é aprofundar na Palavra, visando extrair do mais profundo o melhor da vontade soberana de Deus para o Povo naquele momento histórico de reconquista.

Estudar funciona para qualquer empreendimento nesta vida. Temos aprendido pouco, porque ESTUDAMOS POUCO.

Os grupos designados por Esdras e Neemias cooperaram para que o processo didático fosse tão eficiente quanto eficaz.

À medida que as dificuldades de compreensão iam surgindo O Espírito Santo ia facilitando o discernimento, para que os intérpretes (hermeneutas) pudessem ensinar com fidelidade e clareza a verdade, para que uma vez compreendida pudesse ser aplicada na vida de todos.

Aprendemos em Neemias 8, que não podemos e nem devemos nos contentar com a superficialidade na qual o mundo acadêmico e até mesmo o Cristianismo de hoje vivem emoldurados, salvas as exceções.

Exatamente agora, quando estamos nos aproximando mais e mais do Fim do Tempo do Fim, devemos nos aplicar mais e mais ao Estudo da Palavra de Deus para nossa própria segurança, para não sermos engolidos pelos Lobos enganadores vorazes que se apresentam como cordeiros.

É tempo de sermos Bereanos! (João 5:39-40; Atos 17:11)

Não é Tempo de palavras meramente doces e aprazíveis que acariciem o ego de quem as deseja assim, como lemos em Isaías 30:10; isto seria acrescentar pecado sobre pecado como se refere o mesmo profeta no mesmo capítulo versos 1-3. Não é tempo de retornarmos ao Egito.

A Reunião com o Povo, O Ler e o ouvir, O Interpretar, O Responder a Palavra e O Alegrarem-se diante dos fatos naquelas circunstâncias, tudo fez com que o povo afinal, festejasse na presença d’Aquele que os libertara séculos antes do Egito, como também agora de Babilônia.

O exemplo do significado da Festa das Trombetas, Festa da Expiação e Festa dos Tabernáculos deve ser trazido à nossa vida cristã agora, posto que o anúncio do Juízo está em curso pela pregação do Evangelho Eterno (Apocalipse 14:6), a Hora do Juízo já chegou e a centralidade está na Adoração a Deus, (Apocalipse 14:7) e Fasta do Tabernáculo acontece agora pela liberdade em Cristo (João 8:32 e 36) como protótipo da Festa do Tabernáculo futuro que está por vir (Apocalipse 21:3).

O que teria sido mais duro para o remanescente do povo de Deus em termos de Cativeiro? Os séculos de Cativeiro Egípcio, ou os 70 anos no Cativeiro Babilônico? O que dizer do Cativeiro da Babilônia espiritual de agora? Pensemos nisto!

Todo cativeiro tem relação íntima com nossa dependência na prática do pecado. (1João 3:4).

O que deve ficar de Lição essencial para nós hoje é que independente do tempo no qual Satanás nos escraviza longe de Deus, o mais importante é que, não importa para Deus o quão longe nós avançamos na prática do mal, tanto como indivíduos bem como Povo [Igreja]. A GRAÇA está no controle da situação.

Deus foi, é, e sempre será Justo, amoroso, grandioso, bondoso, misericordioso, maravilhoso e gracioso para conosco; e a menos que deixemos de reconhecer o que Ele realizou no passado por Seu Povo e desconsideremos os testemunhos revelados em nossa própria história nós poderemos nos perder. “ISTO É AMOR!” (Isaías 1:18; Isaías 55:7; Ezequiel 18:32; João 3:16-17)

O Final de nossa história revelará que Deus é amor (1João 4:8; Salmos 27:10 e 85:10) “Isto é GRAÇA!”

Todo o Estudo de Neemias capítulo 8 e suas sessões nesta semana focalizou Deus usando poderosamente seus Instrumentos para restabelecer Seu Povo na Graça e na Paz sob a prática da verdade (Salmos 119:105, 165).

Em Síntese:

1 - Procuremos desfrutar a vida em comunidade, pois isoladamente, nosso trabalho não daria o mesmo resultado da união uns com os outros. “Há Foça na União!” Não existe Cristianismo individual. Chega de “Eu” acho, e de “Eu” penso, e passemos a confiar no “Assim diz O Senhor e no “Está Escrito” (Mateus 4)!” Só pautados na Palavra de Deus podemos vencer o mal, ser felizes e partilharmos felicidade e bondade aos outros.

2 – Deleitemo-nos na Palavra de Deus! Ela é a nossa única salvaguarda. (Salmos 37:4 e 5; Isaías 27:5)

3 – Em Cristo há pleno perdão, pleno poder e plana paz; então, alegremo-nos no perdão e compartilhemos perdão e paz aos que estão em conflitos maiores do que os nossos! (Neemias 8:10)

4 – A tristeza pelo pecado termina onde começa a alegria por nos reconhecermos perdoados, e esta alegria deve ser festejada por todos nós, ministrando Reconciliação e Perdão a todos. (2Corintios 7:9-10; 5:18-20;)

5 – Então, comemorar juntos a alegria da Libertação e da Salvação é fazer a Festa de gratidão por tudo que O Senhor fez, faz e ainda fará por todos nós. E, é isto que significa a citação de Neemias 8:10 que terminará afinal com o cumprimento de Apocalipse 21:3-4;)
Agora é o momento propício para o exercício de Filip. 4:4.

Um Feliz e abençoado Sábado a você e Família e ótimo Fim de Semana. Robin Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário