sábado, 11 de fevereiro de 2012

A LEI E OS PROFETAS DURARAM ATÉ JOÃO?..

A LEI  E  OS PROFETAS DURARAM ATÉ JOÃO?...

O que mesmo o texto está dizendo?

Poderia Deus revogar a Lei que Ele mesmo escreveu, conforme Ex.31:18 e 32:15 e 16?

Estaria o evangelista dizendo que no Novo Testamento não haveria mais profetas, profecias ou profetizas?

Enfim, o que mesmo o evangelista Lucas quer mesmo dizer com: A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16?

O que Paulo afirma mesmo em Efésios 2:15 e 16?

Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. 

O que Mateus escreveu de diferente sobre o mesmo texto de Lucas, em Mateus 11:13?

Porque todos os profetas e a lei profetizaram  até João.

Primeiramente, eu quero chamar a atenção dos distraídos, desprevenidos e desatentos, me perdoem as expressões fortes, mas necessárias sobre o assunto, pois são estes os que com as pedras nas mãos estão prontos para atirá-las sem a mínima misericórdia em todos os que defendem a vigência eterna da Santa, Justa e Boa Lei de Deus.

Uma das coisas mais preciosas que temos diante de nós é que, a Bíblia mesma nos garante a sua autointerpretação, isto é, não necessita de doutores humanos, falhos e finitos pecadores para interpretá-la, e assim colocar em risco a veracidade contextual sobre quaisquer assuntos ou temas nela contidos.

Sobre o assunto em pauta, eu quero colocar que os negritos, itálicos e sublinhados foram acrescentados para acentuar as evidências de suma importância sobre as referidas expressões, tanto em Lucas como em Mateus e Paulo.

Qual a diferença entre os textos de Lucas 16:16 e Mateus 11:13?

O tradutor acrescentou a expressão “duraram” em Lucas; e, esta expressão não existe no original grego, logo, para a maioria dos inimigos da Santa Lei de Deus, esta expressão pode servir-lhes confortavelmente de argumento para afirmar que a Lei e a profecia acabaram em João Batista; o que a Bíblia prova não ser verdade alguma, e que por não ser verdade, não procede de Deus. E, não sendo verdade, é mentira, porque não existe meia verdade. Então sendo mentira vem de quem? (Confira João 8:43 a 45).

Pois bem: Em Efésios, o que Paulo está dizendo segundo a inspiração do Espírito Santo é que Deus acabou na Cruz, por intermédio de Cristo, com a inimizade entre judeus e não judeus, e isto está no texto. Inimizade esta, que era regida pelos mandamentos em forma de ordenanças. Nada no texto se refere aos dez mandamentos da Lei de Deus.

Mateus 11:13, estaria contestando, ou contradizendo Lucas 16:16?

Posso afirmar com toda a certeza, que não! De forma alguma, não!

O que Mateus quer dizer então com a expressão “profetizaram” Até João? Profetizaram o que, ou sobre que?

Resposta: Sobre a vinda, vida, ministério, morte e ressurreição de Cristo, o Messias UAI?

Nada aqui se referiu a alguma alteração, abolição, interrupção da vigência, ou qualquer ato da parte de Deus através de Cristo no tocante à nulidade da Lei dos 10 Mandamentos.

Como a Bíblia prova isto sem chances de contestação?

O que nos diz Atos 2:16 e 17 no tocante profetas e profecias para o Novo Testamento (Tempo do Fim)? Estamos ou não estamos no Tempo do fim?

Você sabe pela profecia, quando começou o Tempo do Fim? Estude História em paralelo com Daniel 2, 7, 8, 10 e 11; Joel 2; e mais Apocalipse 12; 13, 16 e 17, e verá que as profecias, a Lei de Deus e profetas não terminaram em João Batista.

O que nos diz Atos 21:8 e 9 sobre profetas, profetizas e profecias?

Que papel exerciam as filhas de Filipe o evangelista?

Este texto nos levam à segura e absoluta certeza que a participação de Mateus 11:13 está correta e absolutamente certa, conquanto em nada desabone a Lucas 16:16, porque esse evangelista (Lucas) não é responsável por algo que tradutores após ele acrescentaram textos ou palavras que nunca existiram nos originais.

Conclusões:

Não existem na Bíblia discrepâncias, distorções, contradições, ou quaisquer semelhanças neste sentido; existem sim, mentes curtas, fracas, ainda que às vezes sinceras, mas os inimigos da Lei de Deus não são fracos, são fortes, porque são inimigos à beira do caminho, a estorvar o progresso dos sinceros, e obscurecerem o CAMINHO da Paz, ensinando mandamentos, que são mandamentos de homens.

Em parte alguma das Sagradas Escrituras encontraremos um verso sequer, que tenda a anular, inviabilizar, ou interromper em tempo algum a vigência da Lei de Deus. Isto é responsabilidade do Chifre Pequeno. (Ou Ponta Pequena como em algumas traduções).

Nenhum mandamento dos 10 foi abolido.

Por, que?

Porque a Lei de Deus é a representação clara e segura da vontade e do Seu caráter para todo homem salvo pela graça, por intermédio do Dom da fé no sacrifício de Cristo no Calvário; vigente também para os demais seres humanos conforme Eclesiástes 12:13.

É por esta Lei que Deus sempre regeu, rege e regerá o Universo, e também regerá o Julgamento final de todos os pecadores, do Diabo e seus anjos.

Nota: Nunca se deixe levar pela informação de um só texto ou verso, para fazer conclusões doutrinárias. Use a regra de Isaías 28:10 e 1ª Coríntios 2:13 para assegurar-se de uma interpretação sadia e clara, segundo um “ASSIM DIZ O SENHOR”, ou “ESTÁ ESCRITO”.

Vox Desertum – Fevereiro de 2012. 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PERIPÉCIAS DO CHIFRE PEQUENO

O Chifre Pequeno Pode Mudar a Lei ?

O chifre pequeno emerge como um dos antagonistas do grande conflito, porque ele é um instrumento pelo qual a apostasia tem entrado na igreja cristã. Veremos brevemente que Satanás, através do chifre pequeno, tem tentado cortar o relacionamento entre Deus e Seu povo. Satanás sabe que se nós tivermos um profundo relacionamento com Deus e estivermos bem fortalecidos com a verdade bíblica, não seremos afetados por seus ataques. Ele tem usado o chifre pequeno na tentativa de mudar a lei de Deus a qual tem a ver com nosso relacionamento com Deus. 

2. O que especificamente o chifre pequeno cuidaria de mudar? (Daniel 7:25)

“...e, cuidaria em mudar os tempos e a Lei de Deus;”

NOTA: O poder do chifre pequeno pensa que tem grande poder para mudar os tempos e a lei de Deus. O texto não diz que ele vai fazer isto, mas somente pensar que pode fazê-lo. Um dos pontos chave que percebemos em Daniel é a necessidade de reservarmos tempo para Deus.

2. Quantos mandamentos tem a Lei de Deus, e o que é tão especial nestes mandamentos? (Êxodo 34:28 e 31:18)

“... e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras...”
“... deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus...”

NOTA: Podemos ver a presunção do chifre pequeno em tentar mudar a parte da Bíblia que  Deus escreveu com Seu próprio dedo em tábuas de pedra, os quais permanecem até hoje. O restante da escritura foi escrito pelos profetas com os quais Deus falava. Teria de ser uma mudança sutil, pois tentar atacar a lei de Deus e mudá-la encontraria prontamente resistência dos cristãos.

OS DEZ MANDAMENTOS

Os dez mandamentos são a transcrição do caráter de Deus. A lei de Deus é o reflexo Dele próprio. A tentativa de mudar a lei de Deus seria na verdade uma tentativa de mudar Deus.

3. Quais são os três primeiros mandamentos? (Êxodo 20:3-7)

Primeiro:  ”... Não terás outros deuses diante de Mim...” (Êxodo 20:3)
Segundo:  “... Não farás para ti imagem de escultura... Não as adorarás, nem lhes darás culto...” (Êxodo 20:4-6)
Terceiro:  “... Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus em vão...” (Êxodo 20:7)

NOTA: Estes três mandamentos defendem a supremacia do Único Deus verdadeiro, o Único merecedor da sua adoração, honra e respeito.

4. O que o quarto mandamento requer e por que ele é importante? (Êxodo 20:8-11)

“... Lembra-te do dia de sábado, para o santificar...mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus...”

NOTA: Quão maravilhoso é Deus! Enquanto os cristãos reservam tempo com Deus todo dia no estudo da Bíblia e oração, este mandamento pede a eles para reservar um dia inteiro da semana para fortalecer a sua relação com Deus. Temos um Deus que quer se tornar intimamente conhecido de cada um de nós.

5. Que mandamento Deus deu para proteger a família? (Êxodo 20:12)
“... Honra teu pai e tua mãe...”

NOTA: Este mundo de pecado tem apagado muito do que foi dado à nós no jardim do Éden. De fato, existem duas bênçãos deixadas à nós daquela residência perfeita do Éden: o sábado e o lar. Os mandamentos 4 e 5 foram dados para proteger estes dois legados sagrados.

6. Que padrão moral Deus nos dá nos 5 mandamentos finais? (Êxodo 20:13-17)

Sexto: “...Não matarás...”
Sétimo: “...Não adulterarás...”
Oitavo: “...Não furtarás...”
Nono: “...Não dirás falso testemunho contra o teu próximo...”
Décimo: “...Não cobiçarás...”
LEI E GRAÇA
Uma das maneiras mais sutis que Satanás tem procurado para desacreditar a Lei de Deus hoje tem sido através de sugerir que desde que somos salvos pela graça, não precisamos cumprir a Lei de Deus. Se é assim temos licença para pecar? O que a Bíblia diz sobre isto?

7. O que é pecado? Por qual padrão o pecado é percebido? (I João 3:4 e Romanos 7:7)

  ”…Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei...”

“... Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado senão por intermédio da Lei…”.

NOTA: A lei de Deus destaca ou revela o pecado. Citando os dez mandamentos Paulo mostra que está falando da Lei dos Dez Mandamentos.

8. Qual é o propósito da lei de Deus? (Romanos 3:20)

“... em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado...”

NOTA: A lei não salva; ela revela o que o pecador precisa para ser salvo. A lei não justifica, ou purifica, ela somente mostra nossa necessidade de purificação. Ela é um grande espelho de Deus, refletindo a necessidade do pecador de purificar e ser redimido.

9. Pelo que somente o cristão pode ser purificado? (I João 1:7)

“... e o sangue de Jesus Seu Filho nos purifica de todo pecado...”

NOTA: A santa lei de Deus mostra a nós a necessidade de purificação, mas não pode purificar. Só Jesus pode. Ele nos providencia o poder para viver uma vida de obediência.

10. Por qual ato do amor de Deus as pessoas podem ser salvas? Este ato do amor de Deus pode excluir o pecado? (Efésios 2:8, 9 e Romanos 6:1, 2)

“... Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie…”
“… Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum…”.

NOTA: As pessoas são salvas somente pelo que Jesus fez por elas (graça). Guardar a Lei e boas obras é o RESULTADO de ter um relacionamento de salvação com Jesus, mas NUNCA um meio de obtenção deste relacionamento. Uma pessoa salva pela graça de Deus viverá uma vida obediente. A graça não é uma desculpa para quebrar a Lei de Deus. De fato, o oposto é verdadeiro. Uma pessoa salva pela graça não mais deseja pecar ou viver em desobediência a Lei de Deus.

A SALVAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO

O Novo Testamento deixa claro que Deus salva as pessoas pela graça e espera que elas vivam uma vida de obediência, por causa de seu relacionamento com Ele. Muitas pessoas não percebem que o Antigo Testamento ensina exatamente o mesmo conceito. Em ambos os testamentos, o povo de Deus é salvo pela graça, e então, por causa de que Deus os redimiu, eles guardam Sua lei.

11. Deus deu a Israel os dez mandamentos antes ou depois de tê-los libertado do Egito? (Êxodo 19:4, 5; 20:1, 2)

“...Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia, e vos cheguei a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha...”

“... Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão...”

NOTA: Deus libertou Israel do Egito, e depois Ele pediu sua obediência. Nada nas escrituras nos revelam que Deus pediu ao povo para obedecer como  condição para salvá-los

12. Qual o motivo no Antigo Testamento para obedecer a Deus? (Deuteronômio 6:4,     5)

“... Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força...”

NOTA: Muitos cristãos perceberão que este mandamento para amar a Deus é o mesmo que Jesus repetiu em Mateus 22:37. O segundo grande mandamento de Jesus, é amar o seu próximo, que se encontra em Levítico 19:18. Estes dois grandes mandamentos resumem a lei que Jesus nos dá nos mandamentos do Antigo Testamento. O amor era o motivo da obediência a Deus também no Antigo Testamento.

13. A religião do Antigo Testamento era legalista? (Miquéias 6:8)

“... Ele te declarou ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e, andes humildemente com o teu Deus...”

NOTA: Isto não é religião legalista, é uma vida obediente com uma relação de amor a Deus.

14. O novo nascimento aparece também no Antigo Testamento? (Ezequiel 36:26, 27)

“... Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro de vós espírito novo... Porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos e os observeis...”

NOTA: A fim de servir a Deus, as pessoas devem receber um novo coração. O Espírito Santo vivendo no coração e morando nas pessoas fará elas obedecerem a Deus. No Antigo e no Novo Testamento, Deus sempre salva as pessoas somente pela graça através da fé e nunca pelas obras.

15. Deus, Sua lei ou Seu plano de salvação mudam? (Malaquias 3:6; Hebreus 13:8 e Mateus 5:17)

“... Pois Eu, o Senhor, não mudo...”
“... Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre...”
“... Não penseis que vim abolir a Lei ou os profetas...”

NOTA: O que Deus disse nos tempos do Antigo Testamento é o mesmo que Ele disse nos tempos do Novo Testamento. O plano de salvação é mais revelado no Novo Testamento, mas ele não é diferente. A relação entre lei e graça é a mesma nos dois Testamentos. A lei de Deus é eterna e imutável como o próprio Deus. Mudar a lei de Deus seria mudar o caráter de Deus, um Deus que nunca muda. Não servimos a um Deus inconstante que muda por qualquer capricho que tenha, mas um Deus imutável com poder para nos libertar.

MINHA DECISÃO Senhor Deus, descobri hoje que a Tua a lei é verdadeira e nunca muda, ajuda-me a guardá-la no meu  coração e fortalecer o meu relacionamento contigo - Vox Desertum - 06/02/2012

domingo, 15 de janeiro de 2012

ALERTA AOS PROTESTANTES

Nem uma linha bíblica em favor da observância do domingo

O Cardeal Gibbons, em The Faith of Our Fathers, diz o seguinte: “Podeis ler a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma linha autorizando a santificação do domingo”.
“As Escrituras exaltam a observância religiosa do sábado, dia que nós nunca santificamos.” - Edição de 1893, pág. 111.

 "A Igreja Católica... Mudou o Dia”.

O The Catholic Press of Sydney, Austrália, é claro em afirmar que a observância do domingo é de origem exclusivamente católica.
"O domingo é uma instituição católica e a reivindicação à sua observância só pode ser defendida nos princípios católicos... Do princípio ao fim das Escrituras não há uma única passagem que autorize a transferência do culto público semanal do último dia da semana para o primeiro." - 25 de agosto de 1900.

Em seu livro Plain Talk About the Protestantism of Today, Monsenhor Segur afirma: "Foi a Igreja Católica que, por autorização de Jesus Cristo, transferiu este repouso para o domingo em memória da ressurreição de nosso Senhor. Dessa forma, a observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que eles prestam, contradizendo-se a si próprios, à autoridade da igreja [católica]." - Edição de 1868, parte 3, sec. 4, pág. 225.

No ano 1893, o Catholic Mirror, de Baltimore, Maryland, foi o órgão do Cardeal Gibbons. Em seu número de 23 de setembro daquele ano publicou ele esta notável declaração: "A Igreja Católica, mais de cem anos antes da existência de um único protestante, em virtude de sua divina missão, mudou o dia de sábado para o domingo." "O descanso cristão é, por conseguinte, neste dia, o conseqüente reconhecimento da Igreja Católica como esposa do Espírito Santo, sem uma palavra de protesto do mundo protestante." - Reimpresso pelo Catholic Mirror como um folheto, The Christian Sabbath, págs. 29 e 31.

 A Observância do domingo sem autorização Divina

Burns e Oates, de Londres, são publicadores de livros católicos romanos, um dos quais eles se comprazem em chamar The Library of Christian Doctrine. Uma parte deste é intitulada: "Por que não guardais o sábado?" E apresenta o seguinte argumento de um católico para um protestante:

"Vós me dizeis que o sábado era repouso judaico, mas que o repouso cristão foi mudado para o domingo. Mudado! Mas por quem? Quem tem autoridade para mudar um mandamento expresso do Deus Onipotente? Quando Deus disse: 'Lembra-te do dia do sábado para o santificar', quem ousaria dizer: 'Não, podeis trabalhar e fazer qualquer tipo de negócio secular no sétimo dia; mas santificareis o primeiro dia em seu lugar?' Esta é a pergunta mais importante, à qual não sei como podeis responder.

Sois protestantes, e afirmais seguir a Bíblia e a Bíblia apenas: e mesmo neste importante assunto, qual seja o da observância de um dia em sete como dia santificado, ides contra a clara letra da Bíblia e pondes outro dia no lugar daquele em que a Bíblia ordenou. O mandamento que ordena santificar o sétimo dia é um dos Dez Mandamentos; vós credes que os outros nove sejam ainda obrigatórios; quem vos deu autoridade para violar o quarto? Se quiserdes ser coerentes com os vossos princípios, se realmente seguis a Bíblia e ela unicamente, deveis ser capazes de apresentar alguma porção do Novo Testamento na qual o quarto mandamento seja expressamente alterado. - págs. 3 e 4.

Após cuidadoso exame da Bíblia, da História tanto civil como eclesiástica, dos escritos teológicos, comentários, manuais de igrejas, somos levados a concluir que não há nenhuma autorização nas Sagradas Escrituras para a observância do domingo, nenhuma autoridade concedida ao homem para fazer tal mudança do sétimo para o primeiro dia, nenhuma sanção foi dada à essa mudança.

Esta substituição do verdadeiro Sábado do Senhor por um falso sábado foi a obra de um movimento inteiramente anticristão, o qual adotou a observância de um dia puramente pagão e presunçosamente o implantou na igreja cristã. 

Esta observância não representa obrigação alguma para os cristãos, mas deve ser imediatamente abandonada como preceito, e o verdadeiro sábado do Senhor seja restaurado ao seu justo lugar, tanto no coração do Seu povo como na prática de Sua igreja.

Biografia do Cardeal Gibbons:

James Gibbons

Nasceu em: 23/07/1834
Ordenado Sacerdote em: 30/06/1861
Consagrado Bispo em: 16/08/1868
Elevado a Arcebispo em: 20/05/1877
Proclamado cardeal em: Pelo Papa Leão XIII em: 07/06/1886
Faleceu em: 24/03/1921.

Leiam a predição que o Profeta Daniel fez com respeito ao assunto da mudança na Santa Lei de Deus.

Daniel Capitulo 7 (sete) versos 23 a 27, sobre o poder arbitrário do Chifre Pequeno.




Vox Desertum 15/01/2012

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

MENSAGEM DE ANO NOVO


Pela graça de Deus conseguimos transpor cada dia de 2011 vivendo e procurando fazer a diferença que os desafios exigiram de cada um de nós.
Assim como a cada ano somos chamados a fazer uma avaliação de quanto e o que significou a vida no desenrolar da cada página da existência diária, chegou a vez de colocar um ponto final nas atividades que fizeram o ano de 2011.
Té aqui nos ajudou o Senhor!

Aquilo que para milhares de pessoas foi impossível por estas e aquelas razões, que não nos cabe avaliar, ou ajuizar caracteres e motivos, nós tivemos o privilégio de transpor.

O que significou 2011 para você?

No início dele cada um de nós fizemos alvos, traçamos metas, fizemos promessas, articulamos castelos, sonhamos com o futuro, e tantas coisas.
Eu sei por experiência, que por mais que tentemos transformar todos os nossos sonhos em realidade durante a caminhada que a cada primeiro dia do ano começamos, muita coisa fica pelo caminho.

Mas hoje, eu não quero que lamentemos o fato das irrealizações; aquilo que não foi concluído ainda pode e deve ser colocado na pauta dos dias a serem vividos... Aliás, o fato de estarmos gozando a bênção da vida é mais do que suficiente para nos motivar a articularmos a maneira mais adequada para conseguirmos chegar ao alvo de todos os nossos propósitos para 2012.

Afinal, não devemos subestimar o que conseguimos até aqui, ainda que não tenha sido o esperado; pois Deus sempre sabe o que é melhor no caminho a percorrer de cada um de nós.
O fato de algo ter ficado inacabado, ou até mesmo nem ter sido começado, faz parte de algo que às vezes nem nós mesmos consigamos compreender agora.

É muito importante a nossa presença no ato extraordinário de podermos cortar a fita, e  descerrar a cortina que cobria algo que chamávamos futuro, e podermos divisar o primeiro dia de 2012.

O que será então 2012 para nós?

Ele não será nada mais, nada menos do que aquilo que eu e você trabalharmos para que ele seja. Reflita nisto!

De certa forma devemos esquecer as coisas que para trás ficam, e firmarmos os pés no propósito de continuarmos rumo ao alvo específico do chamado de Deus a cada um.
Nosso aperfeiçoamento só acontece com a nossa participação ativa e diária, pois Deus não nos fez para a inatividade. O tempo ocioso é o vilão de maioria das desgraças que assolam a humanidade.
Todo mecanismo humano precisa e deve estar em constante dinâmica para que haja saúde e sucesso.

Olhemos para o alvo, e reafirmemos nossos nobres propósitos, sigamos em frente!
É o bastante que, procuremos viver intensamente cada instante da fração do dia que nos é disponibilizado, sempre procurando realizar tudo aquilo que nas páginas de nosso diário possa ser aprovado pelo Doador da vida, e lido em público diante de toda inteligência do universo criado por Ele.

Embora a raça humana a cada momento tenda a cultuar mais e mais o egoísmo, trazendo assim obscuridade, sofrimento e degeneração, nós podemos escolher ser melhores, pelo menos em nossa área de influência, sabendo que, só uma coisa se levará conosco após nosso jornadear, “o caráter”. Este, nem mesmo a ressurreição será capaz de modificar.

Eu desejo que 2012 seja como a chuva a regar a terra semeada, como o sol a aquecer a semente, como o perfume das flores, como a brisa suave a nos acalentar o rosto nos dias que estão pela frente, e por fim cheguemos a uma colheita vitoriosa a cada dia.

Sejamos gratos até mesmo pelos momentos difíceis de 2011, e procuremos focalizar nossa vida n’Aquele que é maior do que todos os problemas da humanidade juntos.
Vox Desertum – 1º de Janeiro de 2012.