O que é espiritualidade?
Publicado por Treinandoigrejas.com
No artigo “Uma carroça de rodas quebradas” falamos das oito características fortemente desenvolvidas em igrejas que crescem. Hoje falaremos sobre a terceira marca de qualidade: espiritualidade contagiante.
Se a igreja fosse um automóvel, a espiritualidade contagiante seria o combustível. De que serve o motor mais potente do mundo se o tanque de combustível está vazio, se falta energia? Uma igreja que não cresce espiritualmente e não vive sua fé com entusiasmo, fica emperrada e jamais sairá do lugar.
A autora Ellen G. White aponta para essa necessidade: “a menos, porém, que os membros da igreja de Deus hoje estejam em viva associação com a Fonte de todo o crescimento espiritual, não estarão prontos para o tempo da ceifa” (WHITE, 1987, p.55).
Mas para entender esta marca de qualidade, precisamos definir “o que é espiritualidade”. Uma pesquisa apresentada pelo Núcleo de Missões e Crescimento de Igreja (NUMCI) entre 220 pessoas cristãs mostrou o que significa espiritualidade para essas pessoas:
- 87% dizem que espiritualidade é orar, ler a Bíblia e buscar a Deus.
- 09% dizem que espiritualidade é um caminho que o crente trilha com Deus.
- 04% dizem que espiritualidade é uma dimensão dentro de nós que Deus quer ter acesso e desenvolver.
Muitos cristãos pensam que espiritualidade é orar, ter comunhão, ler a bíblia – e acreditam que podem medir seu grau de espiritualidade pelo tempo que passam de joelhos e pela fidelidade no ano bíblico . Não podemos confundir espiritualidade com aquilo que fazemos para dar oportunidade para Deus desenvolvê-la. Oração, comunhão, leitura da bíblia, ao contrário do que a maioria pensa não são expressões da espiritualidade, são meios de nos colocar no lugar certo para Deus desenvolver a espiritualidade em nós.
Quem desenvolve a espiritualidade em nós é Deus, não temos domínio sobre essa dimensão de nosso ser. Espiritualidade não pode ser adquirida por instrumentos humanos ou medida pelos sentidos.
O desenvolvimento espiritual não segue a lógica do desenvolvimento físico, mental e emocional. Esses dimensões são dominadas pelo homem: um bom personal trainer, uma academia bem equipada, uma dieta equilibrada e uma dose diária de exercícios pode trazer desenvolvimento físico para qualquer pessoa. Manuais de memorização, estudos matemáticos, leitura disciplinada, academicismo, sessões de terapia e aconselhamento podem trazer desenvolvimento mental e emocional. Esses dimensões são desenvolvidas pela ação do homem.
Mas espiritualidade só pode ser desenvolvida pelo poder de Deus, como diz a Bíblia:
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2:14)
A espiritualidade é aquele conjunto de elementos (amor, fé, bondade, humildade, paciência, mansidão, domínio próprio, etc…) que interagem com a mente e com o corpo, mas não são visíveis e nem mensuráveis e nem seguem a lógica das coisas físicas (corpo) e nem da mente. A força de vontade, as emoções e o intelecto interagem com a espiritualidade, e dependendo como essa interação ocorre podemos ter crescimento e desenvolvimento de nossa espiritualidade ou não
Uma igreja que planeja o crescimento integral de seus membros e desenvolve as qualidades de uma espiritualidade genuína será uma igreja pronta para crescer. Não se trata de quanto tempo se passa orando ou lendo a Bíblia, mas da intensidade em que se vive os frutos da ação do Espírito Santo. Entendemos que além da sã doutrina, das reuniões de oração e do bom método de ensino das Escrituras, precisamos aprender a viver e a transmitir a outros a fé com entusiasmo contagiante.
Extraído por Voxdesertum em 27/05/2013
Autor: PrJómarson Dias - Dep Ministério Pessoal - AMC - Belo Horizonte - MG.
BIBLIOGRAFIA CITADA
WHITE, Ellen G. Atos dos apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário