sábado, 1 de março de 2014

JUGO DESIGUAL PARTE III

Terceira Parte – Jugo Desigual

O modelo patriarcal hoje, de acordo com os avanços da ciência seria condenado por questão de riscos na ordem genética, e poderíamos inclusive ter problemas de ordem administrativa nos lares se, se considerar o status que o egoísmo estabeleceu silenciosamente na família humana no decorrer das eras até aqui computadas.
Milhares de filhos no tempo presente não querem viver sob o jugo dos pais, ou sob limite algum, visto que presenciam no cenário mundial tudo que os favorece nesta tendência.

Que diremos, pois, com relação aos deixam a educação dos filhos para avós, bisavós e outros?
Em que referência estes filhos irão se apoiar no futuro, sem experimentarem agora, e por si mesmos os espinhos da educação do lar? 
Nada tenho aqui contra avós, bisavós e outros familiares que tentam fazer o melhor para ajudar na criação da expansão familiar.

Pois bem, como aplicar de forma sensata e justa o princípio envolvido na advertência de São Paulo sobre o jugo desigual em nossos dias?

Cuidado! Dependendo da maneira como aplicar este princípio incorre-se inclusive em sansões penais de ordem legal sob pretexto de preconceito contra “A” ou “B” dentro da sociedade atual, e a família da fé não está isenta disto.
Iremos então viver a revelia como se dentro da advertência de São Paulo não houvesse princípio algum envolvido? Não! De forma alguma! Vamos compreender a questão da extensão a que o Apóstolo se refere a “jugo desigual.”

São Paulo estava revelando sua experiência com a desarmonia entre irmãos desde o princípio daquela igreja, onde uns levavam os outros diante dos tribunais ímpios onde juízes incrédulos julgavam as demandas dos cristãos.
Por que irmãos levavam irmãos aos tribunais de juízes ímpios? A resposta é simples: Eles estavam colhendo os frutos de decisões por suas escolhas egoístas, isto é, por causa do “lucro” em quaisquer de suas formas eles abandonavam a Comunhão com Deus e de uns com os outros, e cosequentemente se davam mal nos negócios.
Afirmo sem sombra de dúvidas: Qualquer negócio onde Deus não for convidado a participar como sócio diretor irá de mal a pior. Por quê? Leia o texto: (2ª Timóteo 3:13).
Em um mundo degradado pela natureza do pecado como estamos vivendo, todo cuidado é pouco ao nos envolver em quaisquer tipos de associação.

Façamos como Moisés; se o Senhor não for comigo eu não poderei ir. (Parte Final na próxima quinzena) Voxdesertum

Nenhum comentário:

Postar um comentário