quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Lição 12 - Esdras e Neemias - Lidando com as más decisões - Resenha/Robin/Silva

Lição 12 - Esdras e Neemias - "LIDANDO COM AS MÁS DECISÕES"

CASAMENTOS IMPRÓPRIOS


Memorizemos Esdras 9:6 [Confessemos contritos nossos pecados diante do Altíssimo!]


Estudemos e compreendamos o contexto da Lição em: Deuteronômio 7:3-4; Esdras Capítulos 9 e 10; Neemias 13:23-25; 1Coríntios 7:10-17 e 2Coríntios 6:14.


Embora devamos considerar como tônica de "JUGO DESIGUAL" toda e qualquer ligação entre os de fé, filosofias e conceitos diferentes, a Lição 12 trata de forma especifica da orientação de Deus quanto aos riscos de Seu Povo ao se associar aos pagãos e idólatras em casamentos.


1 - Toda e qualquer decisão refletirá seus resultados em todo o processo de nossa vida; quer seja para o bem ou para o mal.


2 - Ninguém vive em Campo Neutro no grande conflito e seus desafios em toda existência.


3 - Antes de decidirmos e agirmos diante a qualquer situação e circunstância devemos buscar a Deus, pois só há uma orientação certa: Aquela que vem do ALTO, portanto, embora filosofias que desenvolvem e motivam a AUTO AJUDA não sejam más em si mesmas, elas buscam exaltar o egoísmo humano. (Leiamos e sigamos Mateus 7:7-8; e Colossenses 3:1-2)


Todo casamento de um servo ou serva de Deus com Pagãos Idólatras terá sua dura e sofrida colheita. É o cumprimento natural da lei da semeadura, e todos os que neste processo se envolvem acabam se afastando de Deus. (Raras são as exceções).(Leiamos Gálatas 6:7-8)


No contexto histórico e cultural do tempo de Esdras e Neemias podemos compreender perfeitamente o sentido da disciplina do "arrancar dos cabelos" dos rebeldes por parte dos líderes diante da indignação pelos erros cometidos.


O povo havia se misturado e afundado nas práticas perversas com inimigos de Deus, da parte dos de Amom, Moabe e dos de Asdode; e isto fez os Israelitas se afastarem de suas línguas originais [hebraico e aramaico]; consequentemente esse povo se afastou de Deus e de Sua Palavra Viva.


ILUSTRANDO: Imaginemos um casal de jovens namorando; um cristão e o outro não cristão. O cristão em pé sobre uma cadeira tentando puxar para cima o não cristão, e o não cristão embaixo tentando puxar para baixo o cristão. A Pergunta é: Pela Lei das probabilidades, quem ganha a parada diante do liberalismo e relativismo no qual nos encontramos? Jovens! Não se arrisquem fazer o contrário da orientação de Deus! (Confiram Salmos 118:8 Almeida)


Viúvos, viúvas, desquitados e divorciados! Vocês já são mais experientes! Por favor! Usem o mesmo princípio aqui usado para os jovens, quando pensarem em arriscar um novo casamento! Não dêm mau exemplo aos jovens! Confiem no Senhor! 


Todas as advertências feitas por Neemias e Esdras ao povo de Deus por causa dos ilícitos casamentos estavam corretíssimas, pois estes seguiam as orientações e princípios dados por Deus desde que Israel fora libertado da escravidão egípcia. (Leiamos Gênesis 6:1-4; Gênesis 24:3-4; Gênesis 28:1-2; Deuteronômio 7:3-4; e 2Coríntios 6:14)


Hoje não precisamos arrancar os cabelos de nenhum de nenhum desobediente, mas buscar proteger com AMOR e firmeza de propósito as pessoas contra o mal, assim como Cristo fez, faz e continua a fazer conosco.


O problema não é apenas o fato de nos casarmos com pessoas diferentes de nós, isto é saudável; mas nos casarmos com idólatras, ateus, céticos etc e etc... pois isto traz dificuldades quase irremediáveis na criação dos filhos e na estruturação da ADORAÇÃO e devoção da família.


Mas, não devemos nos desesperar, se estamos já lidando com jugo desigual consumado nos Lares. Sejamos bons testemunhos aos cônjuges não santificados pela mesma fé, Confiemos em Cristo!


Andemos como o Senhor nos chamou e promovamos a paz em nossas famílias, sendo amigos dos filhos, para que eles confiem em nós e em nossas experiências; para que tenham liberdade para nos consultarem sobre seus mais variados conflitos pessoais. Sem esta atitude, certamente os perderemos como tem acontecido em muitas famílias.


Assim como Esdras agiu horrorizado com as pervertidas práticas pagãs no meio do Povo de Deus, porque o povo já não mais discernia o que era Santo do que era Profano, devem os líderes de hoje rasgar os corações e clamarem a Deus por PODER adicional para guardar a Igreja contra o mal.


Alguém precisa agir, antes que a maldição seja generalizada no meio do povo de Deus. Esdras mandou embora do povo de Deus todos os que decididamente não estavam dispostos a estarem ao lado do Senhor; isto é, separou os pagãos do Povo de Deus.


"Somos por Deus deixados livres para escolhermos a quem desejamos imitar. "Isto é LIBERDADE!" Os terríveis resultados da transgressão das Leis de Deus são postos diante de nós em contraste com as bênçãos da obediência. (Leiamos Deuteronômio 30:15 e 19; Josué 24:15) Nós mesmos devemos DECIDIR se queremos sofrer as consequências de desfrutar das bênçãos ou das maldiçoes." (Leiamos Profetas e Reis Edição Padrão pág. 676)


A Síntese da Lição 12 - "Lidando com as más decisões."  [Foco: Casamento de Cristãos com pagãos idólatras]


1 - A Bíblia desaconselha o casamento com os descrentes. Não insistamos na defesa do contrário à Bíblia.(Leiamos Gênesis 6:1-4; Gênesis 24:3-4; Gênesis 28:1-2; Deuteronômio 7:3-4; e 2Coríntios 6:14)


2 - A GRAÇA de Cristo ajudará os que tomaram uma decisão equivocada neste aspecto. "Isto é Misericórdia!"


3 - Aconselhemos a todos os que estão em apuros a buscarem em Jesus uma vida de Paz e consagração. "Isto é Fé"


Apelo: 


Solteiros! Vivam uma vida saudável como solteiros, até que amadureçam no Senhor, e em todos os aspectos que necessitarem para iniciarem um novo Lar, "uma nova Família," e independentes dos pais, avós e etc e etc; pois estes já estão na hora de descansarem e colherem o fruto do trabalho que realizaram. Jamais se casem apenas para receberem uma carta de alforria para oficializarem a atividade sexual!


Oração: Que O Senhor nos livre de toda e qualquer relação cujo jugo desagrade a Deus!


Amém.


Feliz e abençoado Sábado na presença do Senhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário