Lição 13 Esdras e Neemias "O Líderes em Israel"
Memorizemos Neemias 8:12
Estudemos para contextualizarmos a Lição em: "1Reis 12:1-16; Esdras 8:21-23, 31 e 32; Neemias 4:7-23; João 11:46-53"
Não obstante o contexto geral da Lição no trimestre aconteça no pano de fundo do Antigo Israel, devemos concordar que este assunto de Liderança e sua influência são tão antigos quanto a Estrutura do Governo Celestial e do Governo do Éden.
Um terço dos Anjos caiu, em função da Influência perversa do pecado no Céu, e consequentemente, Adão e Eva recém criados, mesmo à imagem e semelhança de Deus foram afetados pela influência da Rebelião e não exercerem a liderança que Deus traçou para eles na criação. (Apoc.12:7-9 e Gên.2:15-17)
Não é de admirar que Nação de Israel, chamada por Deus a partir de Abraão fosse passar incólume diante de toda devastação causada pelo pecado.
Durante todo este último trimestre de 2019, as Lições Esdras e Neemias trouxeram para nós a disposição de Deus em Sua Graça em restaurar o "Nosso Templo Interior," quebrar o muro do pecado, [Isa.59:2] e reconstruir a muralha da Fé que cada um de nós precisa para estar protegido contra os invasores que querem roubar nossa Paz em Cristo e nos desviar da "Grande Obra." (Neemias 6:3)
Segredos de Liderança
a) Esdras, pai dos Judeus, chegou a memorizar a Bíblia de seu tempo. (94 livros)
b) Neemias foi um Líder de Oração, Jejum e Ação. "Nenhum Anjo mau vence um SERVO LÍDER deste nível."
Homens como Esdras, Zorobabel e Neemias são necessários, especialmente hoje neste mundo corrompido, onde a cada dia caem líderes pela ineficiência administrativa, falta de vigilância, jejum e oração, assim como caíram tantos no Antigo Israel.
Que a saga de Líderes como Eli, Jeroboão, Roboão, Acabe, Manassés, Nabucodonosor, Anás, Caifás e outros que fizeram mal diante do julgamento do Senhor pare de se repetir antes que O Senhor encerre o Tempo da Graça e não estejamos salvos. (Jer.8:20)
Bons Líderes elevam e edificam pessoas, mas maus Líderes podem destruir um povo por completo. Em Seu tempo Jesus condecorou os Líderes da Igreja com a "Comenda da Ordem" de "Guias de cegos," que estavam não somente indo para o abismo, mas também levando consigo o povo.
Todos nós podemos "no Senhor" [Fil.4:13] sermos positivos e motivadores, ao invés de negativos e desmotivadores.
a) Esdras, Zorobabel e Neemias se deram bem por causa do forte e íntimo relacionamento com o Grande Deus de Israel.
b) O bom líder não é aquele dá ordens, mas aquele que realiza com determinação e dependência de Deus o trabalho junto com seus liderados.
c) Esdras, Zorobabel e Neemias tinham além do propósito de servir a Deus a visão da missão que lhes fora confiada, estudavam, ensinavam a Palavra de Deus ao povo e se consagravam a Deus dia após dia.
d) Deus colocou Esdras e Neemias em destaque de influência: Esdras como Escriba e Neemias como Governador, mas eles não se exaltaram em orgulho diante de tais responsabilidades; pelo contrário, foram humildes SERVOS junto com o povo, mantiveram-se solícitos, de portas e corações abertos a todos e sem preconceito algum.
e) Esdras e Neemias foram corajosos para restabelecer Jerusalém e o Povo de Deus ao seu devido e profetizado status. É hoje mister que sejamos Líderes ousados, mas com base na estrita confiança e dependência de Deus. "Isto é ser SERVOS fortes e corajosos!" (Fil.2:12-13)
f) Neemias e Esdras incentivaram e capacitaram pessoas, delegaram responsabilidades e mantinham-se junto a elas como referência de apoio seguro. Nós também devemos desenvolver os talentos de tantas pessoas que estão ávidas para servir e apresentá-las diante da Missão ao mundo.
g) Acreditemos na capacidade dos que estão conosco! Muitos estão em um cantinho sem nada a fazerem, sabe o por quê? Porque não há líderes de visão para motivá-los. Existem lugares que vemos líderes que receiam perder o "poder," e isto é um grande estorvo para a obra missionária como um todo.
Reflexão: Desenvolver bons hábitos como Honestidade, Domínio próprio, Transparência, Receptividade e Perseverança deve ser nosso papel como verdadeiros Líderes.
A Lição 13, com base na Liderança de Esdras, Zorobabel e Neemias pode assim ser resumida:
1 - Relacionamento em Comunhão com Deus como base do sucesso.
2 - Trabalho em Equipe revela a nossa verdadeira união com Deus e uns com os outros. "Há Força na UNIÃO!"
3 - Devemos manter sempre à vista o propósito definido e claro sobre onde desejamos chegar com o Povo de Deus.
4 - Sermos Líderes verdadeiramente humildes, pois arrogância e orgulho derrotam qualquer projeto e propósito.
5 - Todo verdadeiro Líder deve ser forte e corajoso, confiante nas promessas de Deus.
6 - Um Líder verdadeiro, jamais deve deixar de acreditar nas pessoas. Façamos com que as pessoas acreditem que as valorizamos. "Isto é LIDERAR COM AMOR!"
“Variadas foram as experiências que tiveram na reconstrução do Templo e dos muros de Jerusalém; forte foi a oposição que tiveram de enfrentar. Pesada foi a carga levada pelos Líderes nessa obra; mas esses homens prosseguiram com inabalável fé, em humildade de propósito, e com firme confiança em Deus, crendo que Ele levaria Sua vontade ao triunfo. Como o Rei Ezequias, Neemias se apegou ao Senhor, não deixou de seguí-Lo e guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moisés. Assim, foi o Senhor com ele.” (2Reis 18:6-7; Profetas e Reis 677. Padrão)
Oração:
Oh Deus! Seja propício para conosco e estabeleça por Sua Vontade o modelo de Líder que O Senhor deseja que sejamos.
Amém!
Feliz e abençoado Sábado para você que recebe esta última de 2019! Feliz 2020! Robin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário