quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Lição 01/Primeiro Trimestre 2020/ Introdução Técnica ao Livro de Daniel/"Da Leitura à Compreensão" /Resenha/Robin



Lição 01 – Primeiro Trimestre de 2020  "O Livro de Daniel"

“Da Leitura à Compreensão das Profecias”

Introdução Técnica geral ao Livro de Daniel


O Livro de Daniel é dividido em duas partes: Histórica 1, 3, 4, 5 e 6; e Profética, 2, 7, 8, 9, 10, 11 e 12.

Memorizemos: Atos 8:30 – Quando não estiver compreendendo o que lê, peça ajuda! Sempre haverá um “Filipe” enviado pelo Espírito Santo para ajudar com uma hermenêutica correta a todo interessado na Palavra de Deus.

Estudemos para contextualizarmos o os assuntos da Lição:

“Números 14:34; Ezequiel 4:5-6; Daniel 9:23; Daniel 10:11-12; Jonas 3:3-10; Lucas 24:25-27 e 2Pedro 3:3-11.”

Criemos o hábito de Orar três vezes ao dia, especialmente quando desafiados a fazermos o contrário! (Daniel 6:10)

A experiência de Daniel e de Seus companheiros em favor dos Babilônicos é análoga à experiência de Cristo em todo Seu Ministério e Obra em favor da humanidade caída.

Jesus é o Centro das Escrituras Sagradas, e especialmente nos Livros de Daniel e Apocalipse, "Os Livros do Tempo do Fim"

No Capítulo 01, analogamente, assim como Daniel e seus companheiros saíram de sua Terra Natal para dar testemunho da verdade, (Daniel 1:6-8; 2:20, 28;) Cristo, a própria VERDADE saiu do Céu para nascer, viver, morrer e ressuscitar em nosso meio. (João 1:1-3; 3:16-17; Filipenses 2:7-8)

No Capítulo 02, Cristo revela que vai instalar Seu Reino representado pelo sonho de Nabucodonosor ao derrubar a estátua. (Daniel 2:44-45).

Posto isto, os que interpretam Oséias 3:4-5; Amós 8:11 e Zacarias 9:1 alegando que o Fim virá através de uma Guerra no Oriente Médio cometem grande equívoco de hermenêutica; pois O Fim virá com a Segunda Vinda Gloriosa de Jesus como Rei dos “reis” Senhor dos “senhores,” onde a Terra ficará desabitada. (Jer.4:23-26)

No Capítulo 03, Jesus Se apresenta com Seus servos na Fornalha Ardente. Não tenhamos medo de nos queimar ou morrermos afogados por causa da verdade. (Daniel 3:24-25) (Isa.41:10; Isa.43:2).

No Capítulo 04, Jesus revela ao Soberbo Rei que Ele é Soberano e domina sobre todos os Reinos do mundo. (Daniel 4:29-31)

No Capítulo 05, Jesus Se apresenta como vencedor do reino de Satanás derrubando a Grande e Orgulhosa Babilônia e o trono do Ímpio Rei Belsasar. (Daniel 5:25-30)

No Capítulo 06, Jesus aparece na Cova dos Leões vencendo as falsas acusações feitas a Daniel por causa de sua fidelidade e lealdade a Deus. (Daniel 6:10 e 21-24)

No Capítulo 07, Jesus Se revela como Messias julgando dominando Seu Povo. (Daniel 7:13-14)

No Capítulo 08, Jesus Se revela como Sacerdote e Sumo Sacerdote do Santuário Celestial, cumprindo tudo que apontava para Ele em Levítico 16, aplicando pela intercessão os benefícios de Seu próprio sangue aos remidos. (Daniel 8:14)

No Capítulo 09, Jesus morre no meio da última semana das 70 semanas de Daniel 9, para reafirmar a Aliança com os pecadores. (Daniel 9:24-27)

Nos Capítulos 10-12, Jesus Se apresenta como Miguel, “O Príncipe dos príncipes” resgatando Seu Povo da opressão e do poder da morte. Será a extinção completa da Grande Babilônia Espiritual de agora no último tempo de angústia. (Daniel 12:1)

A pergunta que não quer calar AGORA é: “Jesus tem sido o Centro de nossa vida diária como Senhor de TODAS as nossas decisões?”

Do Capítulo 02 ao 07, os registros do Livro são em Aramaico, e os demais Capítulos são registrados em Hebraico.

A Estrutura de Paralelismo é muito importante no decorrer do Livro de Daniel, pois revela a Soberania de Deus sobre TODOS os Reinos da Terra como figura Central, pelo fato d’Ele estabelecer e remover os reinos (Daniel 2:21) desta Terra conforme Seus desígnios.

O Livro relata os mesmos períodos e progressões da História dos ciclos proféticos de formas didáticas diferenciadas, revelando os fatos desde o Império Babilônico até à culminância com a Segunda Gloriosa Volta de Jesus. (João 14:1-3 e Atos 1:10-11)

O Livro de Daniel, ao inverso da Profecia de Jonas que é Clássica, ensina a Profecia de cunho Apocalíptico, (Sonhos, Visões e Símbolos) que é incondicional, ou seja, não depende de respostas humanas para acontecerem. Deus as faz cumprir, independente do homem.

As Profecias Clássicas dependem da resposta humana à mensagem emitida pelo profeta para acontecerem.

Os quatro métodos mais usados de Interpretação Profética e suas implicações:

Preterista – Os preteristas enxergam as profecias de Daniel como já acontecidas em um passado mui distante.

Futurista – Os Futuristas compreendem as Profecias de Daniel como a se cumprirem num futuro distante. Estes dois métodos (Preterista e Futurista) tiram O Anticristo do foco e de seu papel no comprimento da Profecia de Apoc 13.

Idealista – Os Idealistas acreditam que as profecias de Daniel são apenas simbólicas desde a época em que foram dadas, e então, defendem como sendo apenas uma realidade espiritual. Na verdade, espiritualizam o que deveriam encarar como realidade temporal literal no curso da História.

Historicista – O princípio de interpretação Historicista é um princípio defendido e usado pelos Adventistas do Sétimo Dia, visto que compreendemos o cumprimento das Profecias na Linha do Tempo na História, desde o tempo em que foi dada ao Profeta até o Fim do Tempo previsto conforme Daniel 12:4. "No Tempo do Fim."

Só usando o Princípio Dia/Ano pode-se revelar de forma clara a questão do tempo real citado nas profecias de Daniel e Apocalipse. Deus providenciou em Números 14:34 e em Ezequiel 4:5-6 que a interpretação profética em tempo real é 01 dia profético significando 01 ano literal.

A partir deste princípio podemos perfeitamente compreender as expressões: tempo, tempos, metade de um tempo, 70 semanas de anos, 1260 dias, 1290 dias, 1335 dias, 2300 tardes e manhãs e 42 meses.

Aplicação e Relevância das Profecias de Daniel: 

Embora este Livro tenha sido escrito há mais de 2500 anos, o Livro tem essencial relevância para os nossos dias.

O Livro de Daniel nos revela algumas lições básicas:

a)      Deus continua sendo soberano em nossas vidas, mesmo quando as coisas “não dão certo.” Ele continua beneficiando Seus filhos e filhas, assim como foi com José, Ester, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

b)      Deus dirige o curso da História. Podemos n’Ele confiar, pois Ele está ao Leme de nossa Nau; a menos que nos esqueçamos da maneira como guiou e sustentou Seu Povo no passado, e tem agora nos amparado em cada exercício da Missão que nos confiou.

c)       Deus apresenta para Seu Povo de Hoje, Daniel e seus companheiros em Babilônia, brilhando nas trevas do paganismo e idolatria como fiéis mesmo diante da iminente morte.

d)      Deus revela no Livro de Daniel, que é possível ser fiel e leal a ELE, mesmo servindo ao Estado e ao Governo. “Estamos como SERVOS, sendo fiéis e leais a Deus e ao Estado (Romanos 13:1) ao mesmo tempo como o foram Seus servos no passado?”

  A Síntese da Introdução do Livro de Daniel nesta primeira Lição é:

1)      Jesus é o Centro do Livro de Daniel.

2)      Na Bíblia há dois tipos de Profecias – As Clássica e as Apocalípticas.

3)      Devemos compreender as profecias de Daniel pela abordagem Historicista no contexto temporal, 01dia=01ano.

4)      Através das Profecias de Daniel e Apocalipse Deus alerta a Humanidade sobre TUDO que está por vir, e faz Seu último apelo para que saiamos de Babilônia Espiritual conforme (Apocalipse 18:4) Isto é, que decidamos nos desligar de quaisquer vestígios que ainda estejam nos influenciando a admirar a Grande Meretriz.

 Se há um tempo em que devemos dar merecida atenção e relevância às palavras de Jesus em Mateus 24:15; 22:29; João 5:39-40, e também de Salomão em Provérbios 29:18, este tempo é “AGORA.” O que vou DECIDIR?

Feliz e abençoado Sábado para você e um Próspero Ano de 2020!

Robin Silva.


2 comentários: