quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Lição 04 – Primeiro Trimestre 2020 – Livro de Daniel – Da Fornalha Ardente ao Palácio Real – Resenha de Róbson Silva


Lição 04 – Primeiro Trimestre 2020 

Livro de Daniel 

Da Fornalha Ardente ao Palácio Real 

Resenha de Róbson Silva

Memorizemos Daniel 3:17! Nossa fé nas promessas de Deus deve ser exercida independente da forma e do tempo os quais Ele usará para nos libertar da fornalha deste mundo em chamas. Esta deve ser a fiel hermenêutica deste verso e do capítulo todo do livro.

Estudemos para contextualizarmos corretamente a mensagem de Daniel 3: 

“Êxodo 20:3-6; Deuteronômio 6:4; Daniel Capítulo 3 (todo); 1Corintios 15:12-26; Hebreus capítulo 11 (todo) e Apocalipse 13:11-18.”

Ponderações plausíveis:

A – Toda crise no Universo foi causada no contexto do foco da Adoração e quem deveria ser adorado e assim terminar-se-á a história da humanidade. “O CONFLITO DA ADORAÇÃO”

B – O orgulho tomou a mente do Anjo mais alto das Cortes Celestiais, e ele promoveu o Cisma juntamente com 1/3 dos Anjos criados, por querer ser adorado no lugar de Cristo. Assim iniciou a História real do Anticristo.

C – Estudar e compreender a mensagem de Daniel 3 carece profunda reflexão sobre o desafio da Adoração prestada por Caim e Abel, visto que o Conflito iniciado no Céu foi transferido para a Terra recém criada. (Apoc.12:7-9; Gênesis 2:16-17 e Gênesis capítulo 3 (todo).

D – Adoração sempre requereu, requer e requererá fidelidade e lealdade a quem escolhermos livremente adorar. (Mateus 4:10) Deus não aprecia lealdade dividida. Adoração sem Cordeiro não é adoração.

E – A quem escolhemos adorar e prestar fidelidade e lealdade? Jesus disse: Seja a decisão de vocês, sim, sim, não, não; pois o que passar disso é procedência do Diabo. (Mateus 5:37) “Isto é ser leal e fiel.”

Uma coisa é certa: A crise de Adoração pela qual Sadraque, Mesaque e Abednego enfrentaram diante daquela estátua no Campo de Dura frente a todos os grandes e pequenos de sua época foi apenas o protótipo do que enfrentarão os fiéis e leais servos de Deus ao cumprir a profecia de Apocalipse 13 em sua integralidade.

A questão não será meramente a prova, mas se estamos agora prontos a agirmos como aqueles três jovens agiram em seu tempo; isto porque, nada poderá invalidar o cumprimento desta profecia, onde o Anticristo estará se revelando de forma plena em sua associação mundial com os malfeitores da Terra e em nome de Deus.

A estátua de ouro foi colocada diante do mundo daquela época aproximadamente em 583 a.C.
Ali estava o cabeça dura do rei Nabucodonosor se representando então, inteiro de ouro como que se esquecido da revelação, interpretação e do favor de Deus em seu sonho anterior. “Isto se chama orgulho.” O orgulho sempre cega os olhos e o discernimento do orgulhoso. 

Ele teve a ilusão de que poderia contrariar a Deus e ser eterno. Na verdade, por trás daquela estátua estava o próprio Satanás desejoso de ser adorado no lugar de Deus.

O chamado à adoração foi amplo, para todos os grandes e pequenos de Babilônia como será em Apocalipse 13:16. 

Cuidemos com o som de toda espécie de música (Daniel 3:4-5 e 14 e 15) que tem nos ajuntado para a adoração! A música que serve ao mundo nos levará para a morte, mas a música que serve a Deus nos eleva até a Ele.

Resistamos a todo tipo de pressão para adorarmos a nós mesmos ou adorarmos a qualquer objeto que não seja o Deus de Israel, “o nosso Deus.” (Daniel 3:16-18) Ainda que a pressão seja a ameaça de morte, confiemos em Deus como aqueles três jovens.

No Campo de Dura o primeiro e o segundo mandamento (Êxodo 20:3-6) da Santa Lei de Deus estavam sendo transgredidos em favor dos “deuses” babilônicos dando vitória ao rei e a Satanás no lugar de Deus. Assim se procederá em Apocalipse 13 no tocante à quebra do quarto mandamento (Êxodo 20:8-11).

A alusão a seis e sessenta côvados estudada a fundo na matemática Babilônica tem tudo a ver com a alusão à Babilônia Apocalíptica no tocante ao número 666 [imperfeição em seu ápice] e que está a cada dia assediando e ganhando mais e mais terreno na grande Laodicéia acomodada e indiferente ao estudo e comunhão com a verdade.

Em nome da defesa do Meio Ambiente e da separação mundial de um dia especial da semana para a adoração na Família “Dies Dómini,” o cenário para a batalha final entre a Adoração Verdadeira e a adoração falsa, entre a verdade e o erro misturado com a verdade [Patriarcas e Profetas pág. 338 – Ed. Padrão 1995] vai caminhando para sua conclusão, quando o Anticristo cumprirá finalmente e fielmente seu pleno e profético papel como revelado ao vidente de Pátimos em Apoc.13.

O Senhor prometeu que quando tivéssemos que passar por fogo e água seríamos protegidos (Isaías 43:2), mas os três jovens não se importaram se seriam ou não salvos da fornalha (Daniel 3:16-18). O quarto homem, o Jesus, antes mesmo de Sua encarnação estava lá e os livrou. "Ele está comigo e com você também"

Deus tem propósitos específicos para seus servos em épocas e circunstâncias diferenciadas, e isto explica humanamente o porquê Ele livrar alguns de forma sobrenatural e livrar outros deixando-os morrer nas provas para testemunho de perseverança entre os Seus. (Mateus 24:13).

Jamais dependamos da liberdade sob meras condições humanas! Confiemos em Deus e em Suas formas de livramento, pois as soluções são Dele. Afinal de contas, no final serão os ímpios compulsivos, Satanás e seus Anjos consumidos pelo fogo. (Apocalipse 20:7-10) 

Mas os justos serão transferidos definitivamente de Babilônia para o Palácio Real da Nova Jerusalém. (Apocalipse 21:1-5) Isto é Justiça e Misericórdia se beijando. (Salmo 85:10)

Quando Jesus disse: “No mundo tereis aflições (João 16:33) isto não é motivo para nos perturbar e nem é um paradoxo, é o mesmo que repetir que aquele que não pegar sua cruz e Me seguir não é digno de Mim.” Difícil isto? Humanamente sim, mas Ele deu testemunho como humano do que é realmente padecer (Isaías 53:3 e Mateus 26:36-39) “Todo testemunho tem a finalidade principal de fortalecer tanto que o dá, bem como a quem o recebe.”

O quarto homem da Fornalha “JESUS,” sempre estará conosco até que venha o fim. (Mateus 28:18-20).

Mais tarde vemos então, que o propósito de Deus em levar Nabucodonosor à conversão foi concluído e os três jovens foram estabelecidos como co-governantes em Babilônia. 

Mesmo que Deus não nos coloque na assessoria do governo de Babilônia, já nos basta Sua Graça em nos livrar espiritual e moralmente da Babilônia de agora. Desejamos mesmo estarmos livres dela? (Apoc.18:4).

Posto que a Fé é a certeza das coisas que nós estamos a esperar por 2000 anos, mantenhamos então, a convicção dos fatos que estão diante de nós mesmo de forma invisíveis; pois Deus é fiel. Basta sermos fiéis e leais em resposta à Sua fidelidade provada com Seu Povo até agora.

Exercitemos esta fé, a fé de Daniel e seus três companheiros, e descansemos tomando as decisões do lado certo (Atos 5:29) e os resultados serão a vitoriosa vida com Jesus.

Oremos para que as provas que estão e ainda estarão diante de nós em breve a se cumprirem não nos arrastem para o lado oposto ao de Deus.

[...]“Para o coração leal, as leis de homens finitos se tornam insignificantes ao lado da Palavra do Deus Eterno. A verdade será obedecida, embora o resultado seja prisão, exílio ou morte. Este fato reclama uma fé que não vacile.” (Profetas e Reis pág.512 e 513).

A Síntese do Capitulo 03 de Daniel é:

1 – Sejamos humildes e não nos coloquemos no lugar de Deus, pois este é o papel do anticristo. (2 Tess.2:3-4)

2 – Não sejamos cabeças duras como Nabucodonosor, e aceitemos os planos de Deus para as nossas vidas. (Mateus 11:28-30).

3 – Vivamos um relacionamento íntimo com Deus no estudo de Sua Palavra, na Oração e no Testemunho a todos ao nosso redor. (Salmo 37:4-5)

4 – Estejamos sempre prontos para termos nossa fé provada. (Isaías 43:2; Daniel 3:10-18)

5 – Permitamo-nos sermos um testemunho vivo do poder de Deus. (Mateus 22:29; João 5:39-40 e Atos 1:8)

6 – Deixemos de fazer as coisas para agradar a nós mesmos, para que Cristo cresça e nós sejamos minimizados na tela do monitor de nossas experiências. (João 3:30; Mateus 22:12 e 1 Pedro 5:6)

7 -  Oremos para alcançarmos PODER de Deus, para vivermos à altura de Seus propósitos.

Feliz e abençoado sábado, até o encontro com Daniel e seus três companheiros na Ressurreição do último dia! (Daniel 12:13 e João 11:24-25) 

Amém! Robin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário