quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Lição 06 / Daniel Capítulo 5 / "Da Arrogância à Destruição" / Resenha / Robin

Lição 06 - Daniel Capítulo 5 -  "Da Arrogância à Destruição"

O Banquete de Belsasar e o Dedo de Deus


Memorizemos: Daniel 2:21


Leituras para contextualização da compreensão do capítulo 5 de Daniel e suas implicações:


"Salmo 96:5; Eclesiástes 8:11; Daniel (Todo o Capítulo 5); Romanos 1:16-32; Colossenses 1:15-17; Apocalipse 14:8; Apocalipse 17:4-6."


"Enquanto nós não nos enraizarmos na CONVICÇÃO de que Deus está absolutamente no controle do tempo, das estações, e que pode remover e estabelecer reis e reinos quando assim quiser, e que Ele é a única fonte segura de Sabedoria e entendimento, estaremos correndo grande risco de permanecermos na arrogância sustentada pelo orgulho, e consequentemente perdidos em meio aos "deuses" estranhos."


Falta CONVICÇÃO em muitos Laodiceanos de agora, inclusive sobre sua própria IDENTIDADE CRISTÃ." Cadê o Povo da Bíblia? O que significa para nós 1Pedro 3:15-16?

Ponderações:


Daniel 5 é indubitavelmente um protótipo revelado de Cristo como Juiz Supremo, com a Balança na Mão. A questão é: Em um prato a GRAÇA e no outro nossa história AGORA assim como foi com Belsasar e a consequente queda da Babilônia dos Caldeus. Não existe meio termo. Na Balança do Senhor, em qual dos pratos estamos nós? Cobertos pela GRAÇA ou condenados no prato dos atos?


É incrível estarmos seguros de que Deus deu a Isaías uma Profecia exata de tempo em que a glória, magnificência, orgulho e arrogância de Babilônia teriam dia exato para serem destruídas! 


E não só isso, mas deu o nome do General do Exército que por Seu intermédio faria tal destruição, 150 anos antes de Ciro nascer. (Isaías 44:27 a 45:1-8).


Em toda história da humanidade, após rejeição final de todas as atenções aos apelos de Deus, o povo acabou tendo que enfrentar Seus juízos como última forma e chance para o arrependimento. (Eclesiástes 12:13-14) No Livro de Daniel encontramos graça e juízo equilibrados.


Em toda história Deus esteve e está disposto a perdoar; mas Ele deixa que mesmo perdoados as consequências de nossas escolhas sejam colhidas, para que aprendamos a não voltar às mesmas práticas que nos levaram aos juízos.


Da Arrogância à Destruição - Daniel 5 (todo)


1 - A triste História de Belsasar é um poderoso exemplo de arrogância que terminou em  trágica destruição.


2 - Precisamos apender aqui a lição de que nunca devemos misturar o Santo com o profano, nem a verdade com o erro, (PP pág. 338. Edição padrão 1995) pois é nesta malha que Satanás tem levado milhares consigo. 


O ápice da ofensa a Deus foi Belsasar usar os utensílios sagrados do Templo do Deus de Israel para a festa de sua orgia com os maiorais de Babilônia.

3 - Em Daniel 5 vemos cumprir a profecia da queda da cabeça de ouro e a transferência para o reino dos braços e peito de prata. Deus não é um Deus de prognósticos, e a profecia que sai de Sua boca cumpre à risca na Linha do Tempo na história diária da Humanidade.


O Banquete de Belsasar - Daniel 5:1-4 e 1:1-2


1 - Belsasar preparou e fez um grande Banquete para os grandes de Babilônia; (nada demais o banquete em si, pois era uma cultura na época dos reis) porém, se esqueceu de convidar O Deus Altíssimo. Que lástima! 


Quem estamos convidando para as nossas festas, e que festas estamos frequentando? Que espécies de banquetes estamos oferecendo aos famintos e sedentos da verdade?

2 - Estamos nos fartando do Baquete de Babilônia Espiritual apocalíptica e mistica de agora, (Apoc 17:4-6) vestindo-nos de púrpura e bebendo de seu vinho prostituído, ou estamos nos preparando para as Bodas do Cordeiro nos vestindo da Graça de Cristo? (Apocalipse 19:9)


3 - De acordo com a História profética, Apocalipse 17 cumpre fiel paralelo com a Babilônia atual na linha de tempo no Tempo do Fim, cujo final nos aproximamos como:


Império Romano Pagão, Roma Papal e todos os religiosos que, identicamente à Babilônia de Nabucodonosor se reúnem para cultuar os "reis da Terra" e perseguir minoria que discordar de seus propósitos, para o encontro no Campo de Dura na Batalha Final.

4 - A Babilônia Moderna e Mística atrai para si o mundo para o mal, dando de beber com seu cálice as impurezas contidas em seu blásfemo culto. 


"O que devemos compreender sobre uma próxima reunião universal de Líderes para um fechamento de acordos e uma final aliança entre todos os seguimentos da sociedade humana para "salvar" o planeta, [reservar um dia de guarda] e credenciarmos um Líder para conduzir nossos destinos?" Uauuuuuuuu!

5 - Como ficará a Liberdade de consciência referente à adoração e outras opções dentro do direito inalienável que deve proteger cada individuo? O que acontecerá com os chamados "FUNDAMENTALISTAS" que com base em Atos 5:29 não aderirem a final acordo de maioria? Em que resultou o "acordo" de maioria diante de Pilatos naquele dia? Parca minoria estava com Jesus e maioria com Barrabás. Pensemos nisto, confiemos em Jesus e tomemos AGORA nossa decisão!


Cada decisão diária reforça a experiência e o caráter para enfrentarmos os desafios futuros, assim como Daniel, Hananias, Misael e Azarias tiveram que escolher entre a vida e a morte para se manterem fiéis e leais ao Deus Altíssimo. 

Um Visitante Indesejado - (Daniel 5:5-10)


1 - O que fazer, quando um "penetra" invade nossa festa? Pois é, foi exatamente o "penetra" que atrapalhou a Festa do reizinho arrogante. O que fazemos quando estamos desagradando a Deus e notamos Sua mão tentando nos dirigir para o rumo certo escrevendo na parede do coração um alerta antes da condenação final?


2 - Belsasar e todos os presentes viram a mão misteriosa escrever na parede da sala de festas as palavras "Mene, Mene, Tequel, e Parsim"que embora em aramaico, língua conhecida apavorou o Rei e com certeza a todos os presentes. Novamente os "sábios" e os costumeiros embusteiros de Babilônia nada puderam fazer. Êta povo teimoso Sô! Deus apanha os "sábios" em sua própria teia. (Jó 5:13=1Coríntios 3:19).


3 - Por que não compreenderam então a escritura? Os verbos soltos na parede sem vogais e sem consoantes realmente não traziam sentido, principalmente para quem estava embriagado com o vinho e a orgia naquele salão de festas. Só alguém com mente sã e em comunhão com Deus poderia decifrar o mistério.


A Chegada da Rainha - Daniel 5:9-12


1 - Daniel entrou em cena por intervenção da Rainha, mesmo sob uma recepção sutilmente irônica de Belsasar, e sem se importar com o suborno que o rei lhe ofereceu, (Daniel 5:17) deu ao rei um Estudo Bíblico/Histórico retroativo aos tempos de seu avô, e resolveu o problema do rei, e consequente a interpretação do enigma. "Deus sempre usará intercessores, para ajudar quem carece de Salvação, enquanto a porta da Graça estiver aberta, mas naquela noite, a GRAÇA terminou para Belsasar.


2 - Daniel dá a sentença ao rei e seu império, e o rei manda revesti-lo como prometera. Devemos reconhecer que as recompensas humanas jamais serão suficientes para suprir nossas reais necessidades em momentos de provas severas e que sempre devemos recusar subornos (propinas) sob quaisquer de suas formas. 


Dons não nos foram dados para serem vendidos ou usados como moedas de troca como vemos no Cristianismo Relativizado, Secularizado e Apostatado de hoje. (Daniel 5:17=Atos 8:17-20) "Deus quer homens e mulheres retos, íntegros e que não vacilem quando desafiados a quebrar o certo," ainda que caiam os céus."

3 - O recursos das ciências humanas, não são maus em si mesmos, eles porém, não podem preencher nosso vazio provocado pelo súbito susto de uma surpresa indesejável. (Isaías 29:14) "O Dedo de Deus descreveu o passado, descreve o presente, e continuará descrevendo o futuro julgando cada ato que decidirá enfim nosso caráter e destino, assim como o fez na historia de Belsasar."  Naquele mesmo momento, O Anjo da Misericórdia voou para sempre, e Babilônia veio abaixo com Belsasar e tudo. "Profecia cumprida!"


Pesado e achado em falta - Daniel 5:13-28


1 - Nem mesmo Nabucodonosor se arrogou a usar indevidamente os utensílios sagrados que saqueou do Tempo de Jerusalém e os guardou no Templo de seu "deus." "Isto é reverência," pois ele conhecia o Deus de Israel. Belsasar porém, foi além do que a taça da Misericórdia do Altíssimo permitia, e se deu mal. MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM era o recado. Belsasar! Você foi longe demais. Chega! Acabou a festa!


2 - Devemos aprender aqui, que quando escolhemos deixar de ouvir os apelos do Espírito Santo (Isaías 30:21) para seguir nossas próprias inclinações, estamos sujeitos a perder o Vigilante que cuida de nós, e então, teremos que arcar com a sentença final de Juízo.


3 - "Contados os nossos dias, Pesados os nossos atos contínuos, por Aquele que nunca erra, o que Ele fará? Acabará com nossas chances e dividirá nossa parte do reino que nos prometeu com outros?" O mesmo que pesou e mediu Belsasar antes de dar fim à Grande Babilônia, está hoje "AGORA" a observar se estamos misturando Santo e Profano na Taça da iniquidade.


A Queda de Babilônia - Daniel 5:29-31 e Apocalipse 14:8; 16:19; 18:2


1 - A Babilônia de Belsasar caiu, quando a taça tão da iniquidade esbarrou forte na Taça da Misericórdia por causa da compulsiva e abusiva corrupção moral e espiritual que levou Belsasar às abominações que praticou.


2 - A Babilônia moderna do Tempo do Fim age da mesma forma enchendo a taça das abominações, profanando O Santuário com o ápice da criação do próprio Deus nos seus altares e "ainda" prosperando, assim como veremos no Cap 8:12. [(66)Ver Livro: O Papa e o Concílio Vol I, pág. 113 endeusamento idolátrico] mas que afinal, com o brado do segundo anjo cairá assim como a Babilônia de Belsasar.


3 - O rei Belsasar não convidou o Rei do Universo para seu Banquete, mas O rei do Universo está a nos convidar a nos unirmos a Ele AGORA, para que Ele mesmo nos sirva em Suas Bodas em breve. Bora para as Bodas do Cordeiro? Ou vamos ficar no Banquete dos Belsasares na Babilônia de hoje?


Conclusão: "Belsasar jogou todas as oportunidades fora.


Belsasar amou mais a diversão e a glorificação própria preferindo esquecer das lições que jamais deveria abandonar. Cuidado com entretenimentos que nos afastam de Deus!


Belsasar desperdiçou tudo que havia sido colocado graciosamente a seu favor, e não aproveitou as circunstâncias para se fortalecer na verdade.(Daniel 5:23)


Síntese do Banquete de Belsasar ocorrido em 12/13 de Outubro de 539 a.C


1 - "A Historia das nações fala a nós hoje. Deus tem designado um lugar em Seu Grande Plano para cada Nação e cada indivíduo. Homens e nações estão sendo agora postos à prova pelo prumo na mão daquele que não erra. (Amós 7:7-8). Todos estamos por nossa própria escolha decidindo nosso destino, e Deus está gerenciando tudo para a realização dos Seus propósitos." (Profetas e Reis pág. 536)


2 - Tenhamos respeito e reverência pelas coisas de Deus e aproveitemos nossas chances!


3 - Tenhamos intimidade com Deus, para compreendermos Suas mensagens reveladas na parede de nossos corações!


4 - Reconheçamos a Deus AGORA, enquanto ainda a GRAÇA pleiteia a nosso favor!


5 - Falemos a verdade sem receios, da forma como Deus usou Daniel ao dar a mensagem a Belsasar!


6 - Aceitemos o papel que Deus nos designou na História deste mundo, e que a nossa verdadeira humildade seja exercida sob a Soberania Daquele que nos comissionou a pregar, testemunhar e viver o que pela fé anunciamos.


Um Feliz e abençoado Sábado a todos nós. Robin Silva.     





Nenhum comentário:

Postar um comentário