quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Lição 09 - Livro de Daniel - Capítulo 08 - Da Contaminação à Purificação - Resenha de Robson Silva



Lição 09 - Livro de Daniel Capítulo 08 

Da Contaminação à Purificação


Resenha de Robson Silva


Vamos memorizar? "E o Anjo me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e O santuário será purificado. (Daniel 8:14) [Restaurada seria a verdade]


Suporte Bíblico: "Gênesis 11:4; Levítico capítulo 16; Daniel capítulo 8:1-27 e Hebreus 9:23-28."


Nota Importante: Eu peço favor que você ao receber esta lição reserve tempo para ver e ouvir o cuidadoso Irmão Thiago Helker parte 1 e 2 nos links sugeridos no final deste breve comentário. (Obrigado)


Devemos manter em mente que o foco da visão do Profeta Daniel no capítulo 8 é a purificação do Santuário e suas implicações. (Verso 14)


Deus deu orientações exatas a Seu Povo quanto ao estabelecer um Santuário cópia do modelo do Santuário Celestial, e isto não foi por acaso. Toda Ritualística imergida naquele banho de sangue foi para firmar a consciência de Seu Povo no Plano da Redenção e levá-lo a olhar para a Cruz do Calvário e para o Sacrifício de Cristo, "a única forma de vencer o pecado e transformar a vida de qualquer pecador sem exceção alguma." 

A progressão histórica da profecia continua a partir agora do Carneiro e do Bode. O primeiro confirmando a saga do Império Medo-Persa e sua queda; o segundo abrindo e revelando as conquistas do Império Grego-Macedônio sob o pulso forte de Alexandre "O Grande" e seu exército.


Ao invés de 4 metais e barro mostrados no Capítulo 2 e os 4 animais no Capítulo 7, agora são dois animais que mostram um paralelo com o dia da Expiação (Lev.16) mostrando claramente que sem derramamento de sangue e sem a presença do Cordeiro o mundo continuaria sujo e sem solução para a problemática do pecado que nós enfrentamos como pecadores.


Toda compreensão do Capítulo 8 então, se desenvolve no pano de fundo da ascensão queda do Império Medo-Persa, conquista, ascensão, divisão e enfim, a queda do Império Grego-Macedônio efetivada pelo Império Romano, mas enfatizando aqui a saga do poder do Chifre Pequeno como em Daniel 7.


A despeito das conquistas, ascensões e quedas de reinos sob quaisquer de seus aspectos e formas didáticas e realmente concretas, podemos estar seguros, baseados nos próprios resultados da História, que Cristo comanda todas as práticas humanas e sai vitorioso com Seu Povo.  


Ao passo que Daniel 7 focaliza o Tribunal Divino no Juízo Celestial, Daniel 8 focaliza a restauração da verdade no Santuário Celestial e o término da Obra do Evangelho Eterno na Terra com as três mensagens de Apocalipse 14:6-12.


Carneiro e Bode, representando poderes e reinos terrestres assim como foi com a soberana Babilônia, aparecem, crescem e caem como pedras de um grande dominó, para que se confirme que Deus é Soberano e assim sejamos confortados pela segurança e Esperança nAquele que tudo sabe, vê, ouve e pode resolver a demanda entre o Bem e o Mal.


Em todos os tempos houve apostasia e rebelião contra Deus, (Gênesis 11:4) mas Este resolveu deixar que as consequências do pecado cheguem ao seu ápice, para que Seu nome e caráter sejam finalmente vitoriosos.


O Chifre pequeno é o Anticristo desde os tempos de sua supremacia [538-1798 d.C] que aparece em todas as citações bíblicas sob as mais diversas formas didáticas como inimigo de Deus e Seu Povo.


A quebra temporária de sua hegemonia [1798-1929] é prova de Deus nunca dorme como Guarda Fiel de Seu povo, mas a restauração deste Sistema Impio e profano não deve nos trazer receio algum, pois afinal, Babilônia Espiritual está prestes a ser derrubada diante de todo o Universo que vigia atentamente as cenas de toda desgraça que o pecado causou e que chegará no ápice através dela como nos dias de Belsasar.


Daniel 7 e Daniel 8 são a mesma coisa, ou seja Juízo celestial, Expiação, ou Purificação do Santuário, onde os pecados "simbolicamente" transferidos para os Santuários devem a seu tempo ser removidos da história do povo de Deus e da História celestial.


Deus deu esta profecia Daniel no cômputo profético [2300 tardes e manhãs = 2300 anos literais]. Eis aqui a maior e mais importante profecia de tempo da Bíblia, revelando que "depois" de todas as peripécias do Chifre Pequeno Deus restauraria a verdade, o caráter de Seu Povo e Seu próprio caráter de Amor e Misericórdia diante do universo.


A Conclusão do Capítulo 8 é desenvolvida desta forma:


O Carneiro representando o Império Medo-Persa  e suas conquistas.


O Bode representando o Império Grego Macedônio quebrando os Medo-Persas e as velozes conquistas de Alexandre o Grande, que com apenas 25 anos de hegemonia conquistou para a Grécia o Mundo da época, mas morreu em seus tenros 33 anos.


Dos quatro generais do grande Alexandre [Cassandro, Lisímaco, Pitolomeu e Selêuco] que avançaram nas conquistas até a final chegada do domínio Romano em 168 a.C, apenas dois generais [Pitolomeu e Seleuco] chegaram ao fim com seus descendentes que enfim fizeram a transição do Império Grego para o Império Romano, de onde realmente originou o Sistema e Poder do Chifre Pequeno, [A Hegemonia Papal] que até hoje é a cabeça da Igreja Católica no Estado Oficial do Vaticano ainda em fase de restauração da ferida. (Apocalipse 13:3) 


É da Realeza dos Selêucidas que apareceu o famoso Antíoco Epifânio, [Álibi] dos preteristas como Chifre Pequeno, facilitando assim a hermenêutica Católica vendida aos Evangélicos, que desviam do Poder Papal seu papel no cumprimento da Profecia como sendo o verdadeiro Chifre Pequeno, o que nunca se enquadrará, porque a Profecia está clara para se cumprir no Tempo do Fim, isto é, após o ano de 1798.

Daniel 8 revela todas a peripécias do Chifre Pequeno que sempre buscou obscurecer a Obra Mediadora de nosso Sumo Sacerdote Jesus Cristo na Terra e no Céu, mesmo que tenha custado e ainda custe a vida de milhões que decidam contrariar seus propósitos.


Jamais devemos buscar lutar sozinhos em favor de nossa Salvação, Santificação e Glorificação, pois assim o fazendo estamos assumindo o lugar que só e unicamente pertence a Cristo Homem, nosso ÚNICO MEIO de INTERCESSÃO entre ELE e O PAI.  


Nota: Na próxima Lição [10] vamos ser esclarecidos sobre o significado real do tempo 2300 tardes e manhãs no cômputo profético e tudo que nesse tempo aconteceu, acontece e está para acontecer até o Fim do Tempo; exatamente o que o Anjo deixou para explicar Daniel depois da visão deste capítulo 8. 


O Apelo é: Aceitemos Jesus como nosso ÚNICO SALVADOR E SENHOR, e que nada e ninguém ocupe o lugar que é dEle em nossa vida!


É assim que podemos quebrar a sinistra Obra do Chifre Pequeno. 


Um Feliz e abençoado Sábado para você. Robin Silva.       


https://youtu.be/t-AE88kj4M4 Parte 01

https://youtu.be/pAnmkPl0Odc Parte 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário