domingo, 22 de novembro de 2015

BOM DIA RIO DOCE!


                                            BOM DIA RIO DOCE!

 
Ah! Esqueci-me, o Rio Doce agoniza no leito de morte, conseqüentemente não poderá responder, até que seja ressuscitado por um exclusivo milagre de Deus, mesmo que através de instrumentos humanos disponíveis ao bem.
Mas por agora não consigo ver sua beleza de sempre ao deslizar tranquilamente, e o balançar de suas ondas em seu costumeiro leito até o desague no atlântico.
Então... Só me resta dizer:
Bom Dia SAMARCO, e a todos os órgãos que compõem nossa nação tais como: Governo Federal, Ambientalistas, os responsáveis pela FEAM, SISNAMA, CONAMA, ONGs, Ministério Público, e nossos dedicados Políticos. [estes últimos, dedicados a si mesmos].
Quem autorizou o estabelecimento e funcionamento da SAMARCO?
O responsável pela fiscalização era tecnicamente apto para tal exercício?
Seria justo a SAMARCO arcar sozinha com as conseqüências de algo que é responsabilidade de todos acima?
SAMARCO para mim, e para a maioria das pessoas; embora a nossa Exma Executiva Federal a cognomine equivocadamente de São Marcos.
Equívocos acontecem principalmente em momentos extremos, onde a pressão das circunstâncias sobre o ambiente e sobre as pessoas coloca em prova as emoções de forma tão forte que as fazem engasgar, confundir os termos, e até mesmo chorar em público.
Afinal, equívocos todos nós cometemos [até mesmo nas eleições sucessivas de nossos governantes, em escolha livre e democrática], mas a Senhora primeira dama está perdoada por chamar a SAMARCO pelo nome de um santo, isto até ameniza os ânimos de muitos em horas tão amargas para milhares de seres que jazem às margens do leito do rio por onde a tragédia atingiu.
Que tristeza eu sinto, ao levantar pela manhã, abrir a janela, contemplar a lama, seu rastro maligno e sinistro no leito do Rio doce que outrora serenamente corria rumo ao mar, e agora, repentinamente, sentir o mau cheiro das espécies que nele havia, e que estão hoje, em pleno estado de putrefação, a perturbar minha mente, infectarem minhas narinas, esmagar meu coração com uma dor como se fosse a perda de um filho.
Pensar nas vidas que foram abalroadas pelo colossal avanço de uma avalanche de lama de alta densidade e toxidade, me causa muita comoção e dor, pensar sobre os peixes morrendo tentando encontrar oxigênio me entristece.
Há espécies de peixes que demoram a morrer e fico pensando no sofrimento na luta por sobrevivência.
O que dizer sobre a economia dos que viviam da pesca, e de suas famílias?
”Enfim a SAMARCO foi multada”, mas, não se esqueçam que por mais severa que ‘seja a multa, [se chegar ao destino], ela jamais será suficiente para restituir a vida das pessoas, ou devolver às famílias a alegria que gozavam antes, tampouco a fauna e a flora destruídas serão renovados em curto prazo.
Realmente, nada pagará o desequilíbrio provocado por este acidente, que com toda certeza poderia neste tempo de alta tecnologia ser evitado, houve falhas das medidas de segurança, alarmes, sensores eletrônicos falharam, ou inexistiam.
Quão constrangido me sinto, em ver o sofrimento dos nossos patrícios residentes nas áreas ribeirinhas do Rio Doce!
Quão triste viver com o paradoxo de admitir o Rio Doce como Rio Amargo, é uma inversão de origem tão rápida, que não é possível ser digerida em poucos dias.
Que Deus perdoe os responsáveis diretos e indiretos por essa tragédia e me console até que eu posa acostumar com a ideia de talvez morrer, sem nunca mais voltar a ver o rio da minha infância a ser como era antes.
Sou Técnico Químico Aposentado, e fico apreensivo com a informação da rapidez como está sendo feito o tratamento de água coletada hoje no leito do Rio Doce em Governador Valadares.
Posto que, a menos que a tecnologia tenha avançado muito [considerando que nossos governantes investem muito pouco em pesquisas]; As empresas responsáveis pelo tratamento e abastecimento de água estão aptas a tratar e eliminar metais pesados como chumbo, mercúrio e outros venenos, que mesmo na tolerância de [traços] em termos de análise química não deixam de ser prejudiciais ao organismo humano?
Fauna e flora foram dizimadas em tempo recorde, e aí fico em dúvida sobre um tratamento adequado e seguro desta água em tão rápido espaço de tempo.
Desconheço tecnicamente sobre mau odor causado pelo cloro [Cl2] depois de a água estar devidamente tratada após o tratamento terciário.
A água com odor é desaconselhável o seu consumo para o organismo, embora sirva para outros fins.
O mau cheiro não se resume a apenas à influência de Cloro residual, e uma análise por um órgão particular seria necessária para confirmar os dados da empresa do governo [isto é segurança, isto é prudência como prevenção de males futuros].
Meus amigos das cidades ribeirinhas do Rio Morto! Não bebam desta água sem os devidos cuidados!
Procurem uma orientação médica, que assegure sua decisão sobre o que fazer.
Jamais se esqueçam que os fortes têm
seus recursos para se livrarem das conseqüências de tudo aqui na Terra até que O Grande Juiz dê Seu veredicto final aos nossos destinos.
Embora tenhamos que respeitar as autoridades em quaisquer de seus níveis, isto jamais nos tira o direito de questionarmos a idoneidade dos órgãos públicos fiscalizadores em todas e quaisquer áreas da sociedade.
Algo inexplicável me implica muito:
A Força de Segurança Ambiental, em nome da proteção do Meio Ambiente tem ordem para prender [e prende], quem quer que cace uma capivara, um jacaré, ou pesque, e especialmente no período da piracema, sob pretexto de crime ambiental inafiançável.
Minha dúvida não se prende aos aspectos da lei em si mesma [lei é lei, e deve ser cumprida por todos], e o Judiciário ratifica a pena; mas o interessante é que perdemos de uma só vez várias vidas humanas e o resto das espécies animais que ainda existiam no Rio até estão Doce, e acrescido do agravante [na piracema].
Trabalhei como jurado no Tribunal do Júri por doze anos, e foi uma de minhas melhores experiências para me familiarizar com a lei e seus fins benéficos para a sociedade.
Compreendo exatamente o que significa crime doloso e crime culposo, mas se há penas para criminosos culposos comuns, ainda que mais branda, pelo fato de não agirem os infratores com a intenção de matar, pergunto: Em qual das duas categorias de crime os responsáveis pelas vidas humanas, e pela destruição da fauna do Rio Doce se enquadram?
Está claro como a luz do sol ao meio dia para mim, que a SAMARCO de forma alguma sonhou em destruir tantas vidas de uma só vez [no entanto, juntamente com as classes citadas nesta mensagem é culposa] até que se prove o contrário [isto é a lei], por trás da pessoa jurídica há homens, e ou mulheres que respondem pela empresa.  
Os responsáveis por esta catástrofe ambiental sem precedentes ficarão livres e soltos?
Será justo, a Segurança Ambiental continuar a coibir aquilo que a Lei considera crime, se nada acontecer em conseqüência desta desastrosa agressão causada a pessoas e ao Meio Ambiente?
Tenho quase 68 anos.
Será que posso sonhar em pescar, ou transferir este sonho para meus netos poder pescar um dourado no restaurado Rio Doce, que foi transformado brutalmente em Rio Amargo da noite para o dia?
Por favor! Compreendam o meu clamor e minha angústia!
Se eu me calasse carregaria o peso de uma culpa da qual jamais iria me perdoar. (Robin).



segunda-feira, 16 de novembro de 2015

BODAS DE ALGODÃO AMANDA E WANDERSON

Meus filhos!

Parace que foi ontem, quando um de meus melhores momentos aconteceu.
Era o dia do casamento de minha Amanda com meu genro e amigo Wanderson.
Dar o braço a você minha filha, e descer até mesmo com um pouco de dificuldade aquela rampa da Igreja do UNASP me fez sentir o homem mais realizado deste mundo.
Acontecia naquele momento algo como que estranho, apesar de já ter assistido tantos casamentos e momentos similares.
O ar era diferente, as circunstâncias ímpares, e alegria sem medida.
Aconteciam dois fatos reais e distintos; uma etapa de minha responsabilidade estava terminando, e com um sabor delicioso de um dever cumprido, e ao mesmo a expectativa de transferir você aos braços de uma pessoa que livre e sabiamente escolheu era o tudo que Deus podia me conceder, e mormente à sua mãe naquele momento histórico e quase indescritível.  
Acontecia o selamento de relacionamentos de expansão de nossas famílias, o que por si só reflete  natureza e a capacidade de atrair pessoas com as quais novas experiências e novos desafios 
estariam diante de nossas habilidades, para trazer crescimento, alegrias e confiança.
É muito gratificante ver nascer uma filha, ter a oportunidade, privilégio e a responsabilidade de podermos fazer dele, ou dela um cidadão ou cidadã de bem, diante de tantos desafios e paradigmas muitas vezes difíceis de serem absorvidos nos dias em que enfrentamos.
Mas o melhor de tudo isto, é cumprirmos o desígnio e a vontade de Deus na orientação segura da formação de homens e mulheres que deverão estar aptos para uma vida além das fronteiras da transitoriedade terrena.
Eu desci a rampa com você, mas ao subi-la de volta sua mãe volta a mãe amparar como sempre o fez nestes últimos 29 anos, e você agora sobe a rampa sob responsabilidade daquele que a levou de nós.
Chegou mais um 17 de novembro, e vocês fazem dois anos de união!
União...Que desafio, viver em união, em um momento tão solene e desafiador como hoje!
União onde a realidade da eterna diversidade entre dois seres, a menos que conduzida pelo soberano poder do Espírito Santo jamais poderá ser harmonizada em um salutar e santo relacionamento.
Bodas de Algodão.
Do algodão pode-se obter desde o mais puro linho, bem como o mais frágil fio, mas o mais importante é que do mesmo algodão fios de dimensões diversas, tão diversas como as características ímpares de dois seres estando juntos como um cordão de três nós nada poderá causar o estiramento ou ruptura.
Um capucho de algodão embebido em uma solução esterilizante é capaz de minimizar a dor por mais intensa que seja.
Usado como cataplasma nas feridas com a medicação apropriada isola a ferida de contaminações externas.
Jamais permitam que contaminações, ou quaisquer espécies de influências externas lhes causem feridas.
Um pouco de algodão [lã] seco exposto por uma noite ao sereno, e com operação inversa no dia seguinte serviu para nortear o grande Gideão para saber o que Deus requeria de sua vida em seu ministério e definir o resultado da batalha.
Às vezes precisamos fazer com Deus a prova da lã durante a jornada do casamento, pois a batalha para sustentar as relações é tão importante, quanto a batalha dos trezentos de Gideão, e com uma diferença, são apenas dois soldados a serviço do mesmo Deus.
Muitas outras propriedades análogas do algodão poderiam ser abordadas aqui dentro deste contexto de análise tradicional dos significados de bodas, mas o cuidado mais importante é para que o fogo da discordância, da desarmonia, do ciúme e egoísmo não cause incêndio no algodão, e se transforme em cinzas todos os planos que Deus traçou para a vida de vocês como cônjuges.
Desejamos que este dia 17 de novembro seja comemorado a cada dia 17 do restante da vida de vocês, até que Jesus transporte a comemoração para os banquetes infindos da eternidade.
Meu amigo Wanderson.
Queremos falar um pouquinho com você.
Eu e minha Alaíde sua sogrinha estamos felizes pela escolha que nossa filha fez,e queremos que você continue sendo o que tem sido para ela, na certeza que toda dádiva de amor que você a ela dedicar estará ao mesmo tempo sendo partilhada conosco, ou seja todo o bem que fizer à nossa filha estará fazendo a nós mesmos.
Que Deus os abençoe sempre, e que o algodão signifique na vida de vocês a matéria prima da confecção do puro linho das vestes de Cristo a cobrir vocês com uma Graça que é o muro contra todos os males. [A Graça de Cristo]. Robson & Alaíde - 17/11/2015


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

08 de NOVEMBRO 2015 - 29 ANOS DE NOIVADO COM ALAÍDE HELENA!

Alaíde, minha amada companheira de todas as horas!

É de suma importância, que a gente se lembre sempre do momentos de nossa história de jornada, e bridemos esta chance que Deus nos deu.
Viemos de famílias diferentes, o que nos coloca com toda certeza no ápice de uma relação diversa, mas não adversa.
Somos realmente diferentes em tudo, mas esta realidade não trouxe problemas para vivermos lado a lado estes últimos 29 anos, aliás, podemos com toda certeza fundamentar a assertiva de que quanto mais diferentes melhor, e maior atração.
Do dia 6 de Junho ao dia 8 de novembro de 86, a gente já havia definido nosso compromisso de nos casar.
O dia do noivado foi apenas uma formalidade necessária, tanto para nós, bem como para a família e sociedade.
Milhares de pessoas afirmam, que estes momentos tornam oficiais os compromissos, mas eu que contestar esta ideia aqui.
Quantos e quantos fazem festas e mais festas para demonstrar aos outros a aparência de compromisso, e quão logo se casam se separam ao enfrentar o primeiro desafio da jornada a dois, e sabe Alaíde o por que acontece isto?
Muitos se unem com a intenção de mudar o outro, mas se esquecem ao mesmo tempo, que na gaveta de Deus, concernente ao arquivo da criação de cada um de nós não há segunda via, porque se alguém pudesse mudar a identidade do outro seríamos sempre escravos uns dos outros.
Compromisso não é apenas dizer em público que eu te amo, mas agir diariamente demonstrando este amor em pequenos gestos, pois é na atenção aos pequenos detalhes, que a gente aprende a conhecer o outro, e ao mesmo tempo ser conhecido.
Uma das causas básicas de nosso relacionamento ter dado certo durante estes 29 anos, abaixo de Deus, reside na sabedoria com a qual você minha esposa me ajuda a caminhar naquelas horas em que eu quase não posso andar.
No entanto, o fator mais importante é termos Jesus no centro da nossa relação.
Nada pode superar as atitudes de uma esposa sábia, e é por isto que a mulher sábia pode levar o homem aonde ela desejar. [O contrário pode acontecer co mulher insensata].
Quando eu digo sábia é porque uma mulher não precisa ser necessariamente inteligente, para sustentar o casamento, pois inteligências existem muitas, que superam quase tudo, mas quando se trata de exercer o lado a lado na convivência, especialmente conjugal são reprovadas no grande teste da edificação do verdadeiro lar.
Em tempos como o que enfrentamos agora, onde grande parte de pessoas não desejam compromisso é raro, e cada vez mais raro haver harmonia entre cônjuges, visto que as sensações egoístas se revelam como diretrizes da caminhada.
O orgulho é o cerne de todos os desajustes nos relacionamentos das pessoas em geral, e especialmente nos casamento, pois ele promove uma cadeia de outras mazelas, que por fim levam ao copo cheio de amarguras a transbordar a última gota para a senda do divórcio.
Se o homem tomasse como base o padrão Jesus Cristo como homem, que ama a Igreja analogamente como esposa dando Sua vida por ela, nenhum casamento fracassaria, e se uma esposa fosse submissa ao marido dentro do mesmo conceito, então, os Lares seriam, uma paz ao invés de um campo de guerra. 
Alaíde.
Nosso casamento deu certo, mesmo comigo imperfeito como sou, e sei que minha esposa também é portadora de limites que devem ser respeitados por mim, mas devemos isto a uma causa básica: Nosso relacionamento sempre teve uma pessoa entre nós, que embora invisível é Aquele que nos abraça nos momentos onde as marés sobem, ou os ventos assopram ao contrário com um pouco mais de velocidade.
É surpreendedor a gente viver 29 anos juntos, e ainda estar descobrindo algo que ainda não conhecemos um do outro, mas o que se chama isto?
A resposta pode ser definida como crescimento e amadurecimento, elementos que os que se separam durante a jornada perdem o privilégio de desfrutar.
Meu amor!
Eu amo as palavras do Apóstolo Paulo, que por inspiração divina define que o amor é paciente, é benigno, o amor não se arde em ciúmes, não se exalta, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura seu próprios interesses, não se exaspera, não alimenta ressentimentos diante de uma possível ofensa, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo crê, tudo sofre, tudo suporta. Em suma: O amor é um princípio ativo, e por isto jamais acaba.
Quando os oponentes da união conjugal alegam que foi necessária uma separação sob a perspectiva de que o amor acabou, podemos estar certos que este nunca existiu de verdade. [A mola que sustenta o amor é um dom divino, que se chama PERDÃO].
Há pessoas [cônjuges], que não exercem este dom de perdoar verdadeiramente, e por isto nunca deixam de sofrer sob a pressão da dúvida, e com isto são sempre tentadas a revidar o mal que receberam. [Isto se chama viver no inferno antes do Juízo].
Amar é assumir que ama, e caminhar juntos a despeito de nós mesmos e de nossas imperfeições, e é por esta causa que estamos juntos há 29 anos. [lavar roupa, fazer comida, lavar a louça, arrumar casa e tudo que for possível, não só nos impedimentos da esposa, almoçar ou jantar pelo menos uma vez por mês com ela fora da rotina da casa, dar uma flor enquanto você a tem, porque se você a perder a flor sobre o túmulo de nada servirá.] Todos estes detalhes estão no papel do verdadeiro homem, visto que nenhum machão se enquadra dentro da específica vontade de Deus para um casamento saudável.
Deus tem nos polido a cada passo da jornada, de forma que a gente muitas vezes percebe que deixou de fazer algo que Ele resolveu tirar de nós, sem que tenhamos dificuldade alguma.
Meu amor! 
Eu quero reiterar aqui o meu compromisso nesta data de 8 de novembro, que 6 e 15 de junho e 8 de novembro de 86 são os dias mais importantes na demarcação de uma estrada, que a oficialização do casamento em 9 de maio de 1987, exatamente 11 meses depois se encarregou de ratificar.
A experiência mais recompensadora de minha vida é que mesmo com minhas limitações tenho podido ter o privilégio de cuidar de você, mas o mais importante de toda nossa história té aqui é AMAR VOCÊ cada vez mais.
Que venham os anos, e que Deus nos ampare, e ajude, para que envelheçamos juntos, e juntos alcancemos os propósitos que Ele sonhou para nós dois.
Você é como uma pérola, que a cada experiência difícil consegue ter mais brilho, e eu?
Não tenho brilho próprio, pois o fato de ser visto é resultado do brilho que vem de você.
Que Deus dê a você a cada dia mais e mais sabedoria, para me ajudar a chegar, quem sabe, no ideal que você sonhou e sonha a cada dia.
Me perdoe, se algo às vezes não sai da forma que suas expectativas merecem ser atendidas.
Amo você!
Robin. 08/11/2015

















  

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O ENCONTRO DE GIGANTES PARA SALVAR O MEIO AMBIENTE E A FAMÍLIA

O ENCONTRO DE GIGANTES DA HUMANIDADE
EM BENEFÍCIO DA FAMÍLIA E DO ECOSSISTEMA

                Assim como nunca serão apagados, a lembrança, o fato e os efeitos de 11 de Setembro de 2001 das páginas da história da humanidade, o encontro de líderes, o chefe da Igreja Católica e o chefe da maior potência civil e política do mundo, planejado para 23 de setembro do ano em curso, também trará seus efeitos; torcemos para que estes sejam positivos, ao contrário dos daquela fatídica data.
             Pois bem.
            De todos os esforços até agora exercidos, pelo menos intencionalmente louváveis em prol da salvação do planeta no que respeita ao ecossistema, podemos afirmar, pelo menos com relativa convicção, que não temos avançado positiva, decidida e concretamente em favor da proteção do meio ambiente.
            E por quê?
            É simples, embora a resposta seja um tanto complexa.
            Ninguém foi capaz de depor nas mesas de reuniões dos blocos dos gigantes internacionais a taça do mais perverso veneno existente no coração do homem, o orgulho. Sendo este o pai do egoísmo, nós, seres humanos, não somos suficientemente fortes para, sozinhos, livrarmo-nos dele, pois, queiramos ou não, somos dependentes em tudo precisamente do Criador do ambiente em que vivemos. Existe no âmago do coração humano o mordaz, arrogante e pernicioso desejo de ser autônomo de Deus e de ocupar o Seu lugar na busca de resposta aos impasses humanos. Essencialmente é esta a causa básica do fracasso até agora na demanda político/demagógica, por parte dos grandes, de soluções para os problemas vinculados ao meio ambiente.
            Embora sejamos indistintamente responsáveis no que corresponde à nossa parte em preservar e cumprir os princípios que estabelecem uma correta convivência com os recursos naturais do mundo como nosso habitat, é inegável que os elementos, para não dizer as nações, que detém maior autonomia no controle e emprego precisamente desses recursos, sejam tão mais idôneos na preservação dos mesmos, quanto mais influentes são em determinar o destino dos homens e das condições de vida no planeta.
            O ideal seria que todos, cada indivíduo e cada nação, tivessem consciência de que ninguém é “dono do mundo” para fazer nele o que bem entende, senão Aquele que o criou e o preserva, a despeito dos abusos infligidos ao ambiente. Na verdade, Deus é o único que pode salvar a Terra e as formas de vida nela existentes, de forma especial os
seres humanos criados à Sua imagem e semelhança.
            Que o Criador está profundamente interessado na preservação deste mundo, e não está nada satisfeito com os abusos nele perpetrados, se vê inequivocamente no livro mais profético da Bíblia, o Apocalipse, onde está escrito que chegará o tempo em que Deus há de destruir “os que destroem a Terra” (ver Apocalipse 11:18).
            É natural que homens que visam atuar como benfeitores da humanidade, como o papa atual, Francisco [Jorge Mário Bergoglio], o homem 266 na hierarquia tradicional do Catolicismo, e o atual presidente dos Estados Unidos, a nação mais desenvolvida do mundo, [Barack Obama] se unam no interesse de fazer algo mais concreto que venha minimizar os efeitos severos e inegáveis dos desastres ecológicos que já começam a se mostrar irreversíveis. Tudo isso, segundo os estudiosos da Bíblia, faz parte, afinal, do quadro profético para nosso tempo.
            De fato, o presente contexto deve nos compelir a ponderar, com a devida atenção e carinho, sobre os fatos que se desenrolam ante a expectação de todos. Não seria que, um evento transcendental, mundialmente inédito, estaria por ocorrer, e que resultaria na culminação final do propósito da completa história da raça humana? Afinal, homem algum pode, a não ser pela revelação e método do Deus Altíssimo (Daniel 2:28), resolver as questões que afligem os viventes da Terra. Assim foi e assim sempre será, até que tudo se cumpra como Jesus definiu.
            Entendemos que as intenções ora manifestas são as melhores e mais bem intencionadas, e nosso reconhecimento e congratulação àqueles que, responsavelmente, e com sinceridade de coração e propósito, desejam minorar os sofrimentos da humanidade.
            São bem-vindos todos os esforços, desde que fique resguardada e garantida a perfeita liberdade de consciência para cada ser humano, inclusive no tocante à diversidade de fé; e que tal prerrogativa contribua frontalmente para adequadas e concretas iniciativas que concorram para a salvação do ecossistema terrestre, pois o Criador foi e é capaz de harmonizar a diversidade sem prejuízo de quem quer que seja.
Os homens fortes há muito vem alinhavando posturas preparativas para o selamento de um compromisso global que resulte em salvação para o planeta, e talvez isto possa até resultar em prejuízo de grupos minoritários que viabilizem soluções por outros meios. no que tange ao fator legalização da obediência. [Obediência compulsória às decisões humanas].
            Toda movimentação a favor e em favor da família mundial precisa se fundamentar na expressa vontade revelada dAquele que criou essa família, se é esperado que essa movimentação logre resultados positivos. A cada instante a humanidade tem sido levada a crer que a globalização de sistemas, de culturas, de costumes e até mesmo da religião sob a mesma bandeira seja a solução para os problemas que tem resultado no sofrimento globalizado da humanidade.
            Milhares são levados a crer que seja correto tudo que se fizer para resguardar o descanso semanal em família, sob o pretexto de que seja oficializado um dia para a cessação das atividades comuns, e para nos dirigirmos a Deus, a fim de conquistar Sua misericórdia para o meio ambiente e para o nosso bem. Isto, no entanto, pode ser uma faca de dois gumes, se tais medidas não se harmonizarem com os postulados bíblicos, pois as Sagradas Escrituras, principalmente no Pentateuco escrito por Moisés sob inspiração divina, prescreve de forma simples, embora detalhada, tudo o que era esperado que os seres humanos fizessem para resguardar a qualidade produtiva e ambiental da Terra; em outras palavras, aquele era o melhor plano de desenvolvimento sustentável que jamais houvera sido formulado.
            Por exemplo, a Terra descansava da semeadura e da colheita durante um ano, após seis anos de cultivo [o sétimo] era o ano do JUBILEU DA TERRA, (Levítico 25:1 a 7) no molde simbólico da extensão do descanso semanal do santo sábado instituído no Éden. Aliás, o termo sábado envolve a ideia de descanso, pois significa “cessação”, naturalmente do labor.
            Não era apenas um dia, mas um completo ano sabático de descanso para salvar o ecossistema e resguardar os direitos de propriedade de todos. (Levítico 25). Prova é que enquanto o povo de Deus cumpriu o que Ele determinou, e da forma como determinou, não lhe faltou o necessário à sobrevivência.
            Não sou contra o “desenvolvimento sustentável da indústria”, e tenho plena certeza que nem Deus é; mas a usura levou o homem ao extremo do descuido, e chegamos aonde chegamos, com um “desequilíbrio ecológico insustentável.”
            Como cristão, procuro descansar de minhas atividades comuns de subsistência no dia estabelecido e determinado por Deus, o sétimo da semana da criação conhecido como sábado, e estou pronto para aproveitar também qualquer outro dia adicional a ser estabelecido pelos homens para o descanso da minha família, o que certamente concorrerá para que eu tenha mais um tempo para continuar a obra missionária a mim confiada por Jesus (ver Mateus 28:19-20).
            Parabéns a todos quantos estejam imbuídos do verdadeiro espírito de Cristo em fazer algo pela humanidade. Não gostaria, entretanto, de ser rotulado de fundamentalista ao defender o verdadeiro plano de Deus para salvar o Planeta, o que nenhum plano meramente humano tem feito ou venha a fazer por si mesmo.

Róbson Silva. 21/09/2015.



quarta-feira, 1 de julho de 2015

28 ANOS DE CASADOS! ALAÍDE & ROBIN

BODAS DE HEMATITA
 
Meu aparente silêncio nas imediações do dia 09 de maio deste ano, quando tive a graça de mais um aniversário de casamento com minha amada Alaíde, foi necessário.
Devido circunstâncias alheias à minha vontade não me foi fácil parar, para render esta homenagem mais do que justa à minha especial companheira de jornada.
Em fim, 28 anos juntos e selados pelo laço sagrado desta Instituição chamada Casamento.
Parece uma coincidência, eu, nascido na Vila de Hematita Município de Antônio Dias agora estar comemorando bodas de hematita.
No entanto, o que é Hematita, e por que existe um lugarejo sossegado em Minas Gerais com este nome?
Hematita é um dos minérios mais comuns dentro do Estado de Minas Gerais, e meu local de nascimento está cercado por estas minas de hematita.
Se eu for discorrer sobre este mineral, certamente muitas páginas seriam necessárias para definir tudo que representa a hematita no contexto da mineralogia e de seu uso na metalurgia, o que não é o caso agora.
Este minério tem uma composição 70 % de Ferro na forma de óxido de ferro 3. (Fe2O3)
Resistente ao calor e, é usado no beneficiamento do aço fundindo-se a uma temperatura entre 1475-1565 graus centígrados com o auxílio de minérios fundentes.
Se ele beneficia o aço, podemos concluir, que se usarmos a analogia da hematita no contexto da tradição como bodas de hematita, eu creio que é muito importante refletir sobre todos os benefícios que durante estes anos transcorridos até agora o nosso casamento já passou até chegar a ser comparado com a hematita.
Que bom! O ferro é de dureza alta e, é necessário agora considerar que necessitamos estar resistentes aos riscos que todo casal está exposto durante todo o período de convivência, e principalmente nos tempos de agora, quando esta instituição tem sido banalizada por muitos no mundo inteiro.
Seríamos capazes de suportar uma temperatura tão alta durante as provas, e sairmos ilesos? Sim. Ilesos e purificados para as provas seguintes com a graça de Deus, pois o fogo que purifica o casamento é o fogo sobrenatural do Espírito Santo.
Alaíde.
Uma pedra de hematita lavrada é capaz de dar o acabamento final na afiação de ferramentas com muita facilidade.
Creio que a cada dia nossas vidas estão sendo afiadas por meio de todos os fatos que naturalmente vão acontecendo no decorrer da jornada.
Premidos às vezes por algumas circunstâncias probantes estamos como que sendo colocados sob esta pedra de afiar, que sendo capaz de afiar ferramentas, facilmente pode nos aprimorar a cada dia.
Casar é uma bênção, e permanecer casados é um milagre de Deus a cada dia, pois estar atentos à sagrada e intocável natureza diferenciada do cônjuge não é obra fácil.
Muitas vezes, no ímpeto de acertar, a gente erra o alvo, e acaba se distanciando de algo que gostaríamos que estivesse bem perto de nós, mas mesmo assim caminhar vale a pena, pois devo sempre me lembrar que me casei com uma pessoa pecadora como eu, e que o perdão resolve qualquer parada na jornada da existência.
A sabedoria de deixar e esquecer as coisas que para trás ficam é o segredo que a cada momento deve ser revelado na vida e no caráter da conduta, e no trato um com o outro.
Alaíde! 
Você um dia, há 29 anos entrou em minha vida, naquela manhã de 06 de Junho de 1986, e entrou para ficar e nunca mais sair.
Apossou-se de meu coração como um perfume suave de uma flor, que até hoje o tempo não foi capaz de fazê-lo, e nem sequer fez murchar a flor.
Foram apenas 11 meses de namoro e noivado, e lá estávamos nós casados formando um novo Lar, expandindo as bordas de duas famílias.
No devido tempo e circunstância chegou a menina que hoje já é uma nova extensão de um Lar, e mais um filho que conosco se ajuntou.
Valeram todos os momentos alegres e tristes de nossas vidas até agora transcorridos!
Valeram os momentos nos quais você, de forma especial carregou sobre os ombros as minhas dores e parte das minhas cargas, e isto não há nada no mundo que eu possa fazer para lhe recompensar, a não ser reiterando a cada segundo de minha vida este doce compromisso de lhe amar cada vez mais, e fortalecer a cumplicidade que deve haver entre nós.
Afinal, quem como nós, que chegamos ao nível das características da hematita deve sempre buscar resistir às tormentas, e ao mesmo tempo nos acomodar na certeza de que nem as circunstâncias e nem o tempo serão suficientes para arranhar o que foi polido até agora?
Que simbolicamente a hematita represente mesmo em nossas vidas o papel de beneficiamento de nosso caráter, até que a blindagem final se concretize no momento da segunda vinda de Cristo para nos lavar para o novo e eterno Lar. Robson Silva

          


domingo, 28 de dezembro de 2014

COMO COMPREENDER A MENSAGEM DE APOCALÍPSE 17?

Muitas têm sido as especulações sobre este capítulo, mas não há motivos para isto, se estudarmos a simbologia de maneira sensata, e à luz da história, o ambiente onde toda e qualquer profecia especialmente bíblica se desenrola.


Apocalipse capitulo 17


Ventos são símbolos de contendas.(Jer 51:1 a 5; Apoc 7:1).

CAPITULO XVII A IGREJA QUE SE UNIU COM O ESTADO

INTRODUÇÃO

Ao apreciarmos a profecia do capitulo doze, verificamos que o seu termo é uma mulher cujos símbolos que a cercam a relacionam inteiramente com o seu Criador e atestam defini-la como emblema da verdadeira igreja de Deus na era cristã.
Mas, no capítulo dezessete, temos outra mulher que é apresentada, uma mulher "vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas, tem em sua mão "um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição". Uma mulher "com a qual se prostituíram os reis da terra"; que embebeda os habitantes da terra "com o vinho da sua prostituição"; que "está embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus". Uma mulher denominada de "a grande Babilônia, a mãe das prostitutas e abominações da terra". Uma mulher que está "assentada sobre uma besta de escarlata, que está cheia de nomes de blasfêmias, e tem sete cabeças e dez chifres. Esta mulher é diferente da do capitulo doze como o dia o é da noite. Enquanto aquela representa a santa igreja de Cristo no mundo, esta outra, por suas características proféticas indiscutíveis, não deixa dúvidas que designa a igreja de Roma.

A MULER SOBRE A BESTA COR DE ESCARLATA

VERSOS 1 — "E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo; Vem. mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sabre muitas águas;

UMA PROSTITUTA DESMASCARADA PELA PROFECIA

Um dos anjos das pragas, provavelmente o quinto, (Apoc 16:10 a 11) foi incumbido de mostrar ao profeta a "grande prostituta" que estava "assentada sobre muitas águas". Na introdução já definimos que esta mulher é a igreja romana.

O QUE É prostituta na revelação?

E por que esta igreja é denominada de "prostituta" na revelação?
Ora, quando no caso de esposos a mulher abandona a seu marido e procura viver ilicitamente com outros homens, então ela torna-se uma prostituta.

Caso idêntico ocorreu com a igreja de Roma, a mulher desta profecia. Antes da autoexaltação desta igreja, fazia ela parte do todo da igreja cristã nos primórdios séculos do cristianismo. Mas ela exaltou-se a si mesma, repudiou a pura verdade do evangelho de Cristo e abandonou o próprio Senhor Jesus como esposo legítimo de Sua igreja, para ligar-se a um homem (e ao estado romano), que começou a adorar como se fora até mesmo um deus na terra. Ligando-se também ao estado romano para adquirir prestigio e poder. Eis porque a igreja apóstata é considerada prostituta no Apocalipse.

A besta
A besta sobre a qual a mulher aparece assentada é figura da Europa inteira.

QUAL É ESTA IGREJA?

E, como irredutível prova de que esta profecia trata realmente da Igreja Católica, é mencionado que a "grande prostituta” está "assentada sobre muitas águas". E o versículo quinze esclarece que estas águas "são povo”, e multidões, e nações, e línguas.

A besta sobre a qual a mulher aparece assentada é figura da Europa inteira — as águas da profecia. E hoje esta igreja jaz assentada numa mais vasta área do globo, no mundo todo. Sua influência nos cinco, continentes é tão corruptora no que respeita a Cristo e à religião cristã romana, como o é a influência de uma prostituta natural no seio da sociedade humana.


VERSOS 2 — Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

"COM A QUAL SE PROSTITUIRAM OS REIS DA TERRA"

Aqui vemos outras relações ilícitas da igreja de Roma. Suas relações com os reis ou governantes da terra. Esta tem sido a história desta igreja desde o quarto século até aos nossos dias. Deixou de ser propriamente uma igreja para ser o Estado do Vaticano em meio aos Estados do mundo. Sua influência entre os governos da terra, com raras exceções, é a mais poderosa de todas as influências humanas.
E, como igreja, não está ela ligada ao Estado por afinidades espirituais para espiritualizá-lo, mas por afinidades políticas, isto é, para: fazer do Estado um dócil instrumento de sua política sob o véu de religião.

Esta igreja não dá a César o que lhe é devido — o direito, de governar sem a sua intromissão — e isto, porque deixou de dar a Deus o que também Lhe é devido — a honra a que ele tem direito como Deus. Houve em verdade uma prostituição de direitos pela igreja católica — os direitos de César e os direitos de Deus. Horroriza-nos a declaração da profecia de que os governantes do mundo foram prostituídos por suas relações com a Sé de Roma.

as nações enbriagadaS

Imaginemos agora as nações sob a ação entorpecente do vinho a um só tempo. Seria isto uma catástrofe mundial. Toda a humanidade jazeria sem controle. O demônio do álcool oculto no vinho seria o imperador das consciências. Concluamos o que quer dizer a profecia do embebedamento dos que habitam na terra "com o vinho" da "prostituição" da igreja romana.

O VINHO DA SUA PROSTITUIÇÃO

Esta é uma gravíssima denúncia que pesa sobre a igreja apóstata. Por certo já vimos um ébrio sob a ação, do vinho, do vinho embriagante. Ele não se porta com decência e nem mesmo pode expressar o que é correto e moral, Sua mente está atrofiada, entorpecida pela ação venenosa do álcool do vinho e sua razão está tão em descontrole que ele já não é mais senhor de si mesmo.

o que é o vinho da sua prostituição'?

Mas, o que é afinal o vinho da sua prostituição'?

Note-se que se trata do "vinho da sua prostituição". A igreja tornou-se prostituta porque abandonou a Cristo. E somente alguém pode abandonar a Cristo quando abandona a verdade de Cristo, o Seu perfeito evangelho que encerra um maravilhoso corpo de doutrinas que constituem o fundamento da verdadeira fé cristã. E não se discute que toda esta preciosa verdade foi abandonada pela igreja de Roma, quando ela se prostituiu, unindo-se a um marido arranjado ilicitamente, o papado, e também por sua união ilegal com César, os governos civis.

É claro que, uma vez pondo de lado as santas doutrinas fundamentais da fé apostólica e cristã, pelo abandono de Cristo para unir-se com outros, a igreja papal tinha que arranjar outras para substituir aquelas. E é o seu corpo de errôneas doutrinas ou ensinamentos, que constitui o "vinho da sua prostituição", com o qual "os que habitam na terra se embebedaram".

Embriagados

Embriagados que estão, pois, as multidões, da terra com o vinho da prostituição da "grande prostituta", não podem entender as verdadeiras doutrinas básicas do evangelho do Senhor Jesus. Suas mentes estão embotadas pelo vinho do erro da "grande Babilônia"; e por mais clara que se torne a verdade de Cristo a seus olhos e ouvidos, não a podem crer e aceitar. Estão entorpecidos pelo venenoso vinho de Roma. Terrível tragédia para um mundo que poderia ser salvo para Cristo!

VERSO 3 — E levou-me em espírito (em visão) a um deserto, e vi uma mulher assentada sabre uma besta de cor de escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.

uma mulher

(Apocalipse 19:7) Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

A MULHER CAVALGA UMA BESTA COR DE ESCARLATA

A mulher santa do capítulo doze representando a igreja de Cristo foi vista na visão estando nas alturas dos céus sobre um luminoso fundamento.
A mulher do capítulo dezessete, a "grande prostituta", vira o profeta no deserto, lugar da habitação dos demônios.

A mulher a igreja.
A besta é Roma imperial.
A besta cor de escarlata sobre a qual a mulher se assenta, tem todas as características do dragão vermelho do capítulo doze e muita semelhança com a besta do capítulo treze. O dragão, diz a própria profecia, é Satanás sendo também Roma pagã ou Satanás no controle do império romano.
A besta do capítulo treze que recebera poder do dragão é Roma Papal, sucessora de Roma pagã.
Assim podemos ter uma idéia da besta sobre a qual a igreja de Roma fora vista assentada" , ou dos poderes que a sustêm no mundo.

Mas, a mulher aparece tão naturalmente cavalgando a besta, sem o uso de freios ou chicote aparentes, como se a tivesse domado e ensinado a obedecer, com temor e tremor, às suas ordens de comando.

Assim foi a igreja de Roma por 1260 anos, desde 538 a 1798 d.C, na supremacia temporal do papado na Europa.

O papado é o poder clerical sob um único homem e a igreja é a mão firme propagadora e mantenedora do poder do papado no mundo.

Foi pela igreja que o papado pôde subjugar a Europa medieval e reduzi-la à escravidão. A igreja tornou-se Igreja do Estado, nos escuros séculos medievais era toda a Europa, e foi tão mais forte que ele que o pôde dirigir a seu bel prazer.

Envenenados e entorpecidos pelo vinho da sua prostituição e sem terem direito às sua própria consciência, os Estados e os estadistas da Europa nada tinham mais a fazer senão acatar e executar as ordens da igreja, mesmo os mais hediondos crimes contra os santos por ela denominados hereges.

O período do consórcio da igreja católica com o Estado, na idade Média, foi o pior período jamais registrado na história do mundo.

O CARÁTER DA BESTA COR DE ESCARLATA

 A "besta cor de escarlata" estava cheia de "nomes de blasfêmias". O mesmo é dito da besta do capitulo treze "semelhante ao leopardo", "Nomes de blasfêmias" ou nomes que são blasfêmias.

O que é uma blasfêmia?

O que é uma blasfêmia?

Contra quem somente é possível blasfemar?

Blasfêmias são palavras que ofendem que ultrajam a divindade. Uma blasfêmia não pode ser proferida de homem para homem porque ambos são humanos. Os homens só podem blasfemar, contra Deus, Seu Filho e Seu Espírito Santo. Assim era a besta sobre a qual a mulher estava assentada — estava cheia de blasfêmia contra Deus, Cristo e Seu Espírito.

Tal foi a história dos poderes com os quais a igreja romana se aliou e sobre os quais a igreja romana se aliou sobre os quais dominou por quase treze séculos na Europa. Ela os ensinou a blasfemar contra o Deus Todo poderoso.

VERSO 4 — E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlate, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

AS VESTIDURAS DA "GRANDE PROSTITUTA”

A púrpura e a escarlata são as principais cores simbólicas da igreja papal. Os mantos usados pelos papas e cardiais são precisamente de púrpura e escarlata. "O trono papal sobre o qual o papa é levado, o pálio que é estendido sobre ele, todo o seu séquito e ainda ele mesmo, todas as igrejas de Roma, todos os palácios e todos os pavimentos por onde anda, são cobertos de púrpura e escarlata; os cardiais pretendem não só a dignidade real, senão que usam um traje talar vermelho e purpúreo e um chapéu da mesma cor, como o são também até as mantas dos cavalos que montam". E quem quiser comprovar o cumprimento da profecia com seus próprios olhos, basta dirigir-se a Roma.

Ouro, e pedras preciosas e pérolas

Ainda a revelação fala de seus adornos de "Ouro, e pedras preciosas e pérolas". Na verdade miríades de pedras preciosas e pérolas adornam as cerimônias papais.

a tríplice coroa papal

Só a tríplice coroa papal já é o, cumprimento da profecia. "Sobre a armação ou esqueleto, forrado de seda, ostenta três coroas de ouro, que levam incrustados tesouros de rara pedraria.”

A primeira Coroa tem dezesseis rubis, três enormes esmeraldas, uma água marinha e uma safira.

A segunda ostenta dez esmeraldas, oito rubis, duas águas-marinhas e três safiras.

A terceira, dezenove gigantescos rubis e uma multidão de safiras, águas marinhas, crisólitos e granates, além de pérolas que leva cada uma das três coroas e que reúnem noventa pérolas por fileiras.

No “fim, rematando tão preciosa jóia, fulgura a cruz feita com onze soberbos brilhantes de singular limpidez e tamanho”.

evidências de Roma

Mas estas evidências purpúreas e as custosas jóias de Roma, não são apenas prioridade do papa e de seus cardeais, mas de seus arcebispos, bispos e igrejas de toda a terra. Isto evidencia que os pormenores proféticos concernentes aos adornos da mulher são mais uma prova inconteste de que ela representa perfeitamente a igreja do papado, o seu instrumento no mundo.

O CÁLICE DE OURO

O cálice, por ser de ouro, símbolo da pureza e da viva fé, devia estar transbordante da pura doutrina e da pura verdade apostólicas.

O CALICE DE OURO NA MÃO DA MULHER

Porém, que diz o profeta continha ele?

Oh, viu-o "cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição"!
A igreja que se arroga depositária da verdade pura para o mundo, a ele está dando a beber, em taça de ouro, abominações e imundícias resultantes da sua prostituição,

E, para evidenciar ainda mais o cumprimento da profecia pela igreja católica, lemos na história o seguinte:
Em 1825, por ocasião do jubileu, o papa Leão XII fez cunhar uma medalha que trazia de um lado sua própria imagem, e do outro, a da igreja de Roma simbolizada como uma “mulher” que sustinha em sua mão esquerda uma cruz e na direita um cálice, e tinha em seu redor a legenda, Sedet Svper Universvn, todo o mundo é seu assento. Tomai-lhe a dar como ela vos tem dado, e retribui-lhe em dobro conforme as suas obras.

No cálice em que vos deu de beber dai-lhe a ela em dobro. (Apoc 18:6).
Esta profecia fala bem alto do que são os ensinos de Roma representados por aquele cálice simbólico de ouro. Estejamos alerta, pois, contra o vinho de Babilônia.

VERSO 5 — E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.

A INSCRIÇÃO DA TESTA DA MULHER

“mistério"!

A primeira palavra é “mistério"! Em sentido geral, a igreja católica é um mistério. Uma igreja que possui as Sagradas Escrituras e pretende ser a sua guardiã e única interprete e ensina doutrinas flagrantemente contrárias às mesmas Escrituras, é isto na verdade um mistério. S. Paulo já se referira a Este mistério que o denominou de "mistério da injustiça".

mãe da cristandade

Não era um mistério Roma pagã fazer sua obra pagã em perseguir a igreja cristã. Mas, uma igreja que se diz cristã e mãe da cristandade, e ainda embriagar-se “do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus'", é um mistério verdadeiro.

“Uma igreja jactando-se a si mesma de ser a noiva, e ainda ser prostituta; intitulando-se a si mesma de Sião e ser Babilônia — isto é um mistério.

Um mistério é que, quando ela diz a todos — vinde a mim — a voz do céu clama — sai dela, povo meu. (Apoc 18:4).




mãe das prostitutas

 “Que se denominando “mãe das igrejas”, é chamada “mãe” das prostitutas”; que aquela que se orgulha ser indefectível, deve um dia ser destruída, e que os apóstolos devem regozijar-se em sua queda; que aquela que tem como ela diz, em suas mãos as chaves do céu, será lançada no lago de fogo por aquele que tem as chaves do inferno. “Tudo isto, em verdade, é um grande “mistério”.

doutrinas abomináveis

E quem quer fale pergunte a razão desta ou daquela das doutrinas abomináveis de sua taça, a igreja responde por seu clero — Mistério! Sim, mistério é a palavra chave de seus ensinos e pretensões ante evangélicos.

BABILÔNIA

BABILÔNIA é a segunda palavra inscrita em sua testa. Babilônia! Este nome vem de longe e encerra uma história a mais poluída do mundo.
Babilônia era em remotos tempos a mais idólatra e a mais prostituída cidade da terra. Falsos ensinos religiosos e prostituição a caracterizavam.

A cidade de Babilônia tornou-se a capital de um império mundial que procurou dominar as consciências humanas e impor sua idólatra religião que tinha por fundamento a salvação pelas obras em desprezo ao plano original de Deus da salvação pela fé.

profecias proferidas contra Babilônia

As Sagradas Escrituras contêm decisivas profecias que foram proferidas contra Babilônia por vários profetas.
Sua própria destruição e mesmo o estado de suas ruínas, foram traçados por profecias infalíveis e definidas.

Babilônia espiritual

Mas, a Babilônia espiritual, segundo a nossa consideração, é a Igreja Católica Romana. Esta não é uma declaração humana, mas da própria inspiração. Comparando a igreja de Roma com a antiga Babilônia, faz a revelação a mais drástica denúncia contra esta igreja, elevando-a ao mais alto índice como responsável pela corrupção da fé cristã e lavrando tão certamente o seu aniquilamento como o fez com aquela outra Babel da antiguidade.

MUITOS RECONHECERAM A BABILÕNIA

Inúmeros, personagens históricos do cristianismo reconheceram na igreja católica a Babilônia do Apocalipse.
Agostinho, Jerônimo, Tertuliano, Primosius em seu comentário, Vitorino bispo de Petau, André de Cesaréia, Eusébio, Clemente de Alexandria, Papias bispo de Hierápolis, Ecumenius, — e numerosos outros antigos e contemporâneos.


O paralelo entre AS DUAS BABILÔNIAS

Ambas exerceram poder mundial sobre muitas águas. Ambas embebedaram as nações com vinho duma taça. Ambas são idólatras na história. Ambas pretenderam eternidade, supremacia universal, poder sobre as consciências e exerceram crueldade contra o povo de Deus.
E, "caiu Babilônia", é o grito profético sobre ambas. E, outro grito profético, de alerta ao povo de Deus, é este: "Sai dela povo meu".  (Apoc 18:4). Terrível paralelo!

"MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA"

Outra versão traz a palavra "prostitutas" em vez de "prostituições". Assim está mais em relação com a palavra "mãe". Mas, quem são estas "prostitutas" das quais a igreja católica é a mãe? “Como suas filhas devem” serem simbolizadas as igrejas que se apegam às suas doutrinas e tradições, seguindo-lhe o exemplo em sacrificar a verdade e aprovação de Deus, a fim de estabelecer uma aliança ilícita com o mundo.

Em outras palavras, as "prostitutas" filhas da igreja "mãe", são as igrejas protestantes que dela saíram e com ela comungam em muitos pontos de doutrinas.

confusão

O termo Babilônio significa confusão.

Deste modo a Babilônia "mãe" e suas filhas são acusadas da confusão reinante no seio do cristianismo com suas centenárias de denominações e de falsas doutrinas. São também responsáveis pela confusão política e social do mundo, pois se lhe ministrassem a pura revelação do evangelho de Cristo, ele por certo estaria em melhores condições do que está.

MÃE

Que a igreja católica é considerada pelo clero como “mãe", segundo reza a profecia, declara o próprio papa Pio XII, num de seus discursos. Eis as suas palavras: "A Igreja é Mãe, “Santa Mater Eclesia”, a verdadeira mãe de todas as nações e de todos os povos, assim como de todos os homens individualmente.

Precisamente por ser mãe não pertence com exclusividade a este ou àquele povo, mas a todos igualmente. A Igreja é Mãe e, portanto não é estrangeira em parte alguma. Vive e por sua natureza deve viver entre todos os povos".

POR QUE A INSCRIÇÃO NA TESTA DA MULHER?

Não é estranho que a inscrição — Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostitutas e abominações da terra — fosse vista pelo profeta na testa da mulher que representa a igreja de Roma. Na testa, o frontal do cérebro está a sede da razão e da consciência. Por este motivo, não devemos pensar que a Igreja Católica ignora que ela, é o que a inscrição profética diz a seu respeito. Pois, como esta igreja nada mais é que um ardiloso grêmio clerical mundial sob um falso manto religioso cristão, interessado unicamente em finanças, — pouco se lhe dá de sua condenatória inscrição que traz em seu frontal.

VERSO 6 E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a maravilhei-me com grande admiração.
 
A MULHER ESTAVA EMBRIAGADA DO SANGUE DOS SANTOS,
E DO SANGUE DAS TESTEMUNHAS DE JESUS

Cada detalhe da profecia é comprometedor contra a mulher romana. Esta nova denúncia torna claro o fato de que a revelação de Deus adverte o mundo, denunciando a igreja de Roma como anticristã.

Perseguir seus santos e suas testemunhas, disse Jesus, é a mesma coisa que perseguir a Ele próprio. A expressão — estava embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus — revela as extensas carnificinas da Igreja Papal e o grande derramamento de sangue que lhes causou.

AS SETE CABEÇAS DA BESTA

VERSO 7-— "E o anjo me disse: Porque te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.

O PROFETA MARAVILHOU-SE DA ESTRANHA MULHER

Não era para menos o profeta maravilhar-se desta estranha mulher, depois de ver em visão anterior uma linda mulher, simbólica da Santa Igreja de Cristo, perseguida tenazmente pelo dragão do capítulo 12.

Agora, na visão desta mulher-romana, "embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus", o profeta pôde compreender quem o dragão usaria para perseguir a linda mulher — a Igreja de seu amado Mestre.

As perseguições do paganismo que dizimaram a igreja cristã e que ele também sofria, não eram para ele admiração. Mas quando viu que uma igreja nominalmente cristã desembainharia a espada contra a Verdadeira Igreja de Cristo, para ele isto foi uma grande admiração. Porém, o anjo, dada a sua admiração, prontificou dar-lhe novos detalhes identificadores da mulher e da besta que ela cavalgava.

AS TRÊS FASES PROFÉTICAS DE ROMA

O quarto animal do capitulo sete do livro de Daniel é definido no próprio capitulo como o quarto reino da terra. O dragão do capítulo doze do Apocalipse é em primeiro lugar emblema de Satanás, depois de Roma, pois os dez chifres o identificam com o quarto animal de Daniel sete citado, que é Roma pagã, e S. João contemplou esta potência com mais os detalhes das sete cabeças.

Sendo, pois, o dragão, o império romano, suas sete cabeças são impreterivelmente romanas, por meio das quais o império ou o dragão falava e governava. Doutro lado, o dragão está ligado à história da igreja cristã da nova dispensação, não podendo ele representar poderes anteriores a Roma e nem mesmo nesta profecia relacionar-se com a igreja israelita da velha dispensação.

No capítulo que estamos considerando, a besta escarlata com sete cabeças e dez chifres é identificada pelo quarto animal da profecia de Daniel, pelo dragão do Apocalipse doze e pela besta semelhante a um leopardo do Apocalipse treze, como sendo a mesma potência perseguidora — Roma.

Mas, na história profética de Roma, vemos que esta potência tem três fases distintas.
Em suas formas pagãs e papais, é apresentada como um poder perseguidor e opressor do povo de Deus e denominada na profecia como:

VERSO 8 — A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

a besta que era

"a besta que era". Quando em 1798 Roma, na forma papal, recebera a ferida mortal da espada da França revolucionária e deixou de existir como poder temporal, a profecia, desde então, a considera como " besta que...
já não é

 já não é. Porém, quando num futuro próximo, em harmonia com várias profecias bíblicas, Roma papal ascender a seu antigo despotismo temporal e novamente torna-se poder opressor do povo de Deus e das consciências dos homens, então a profecia a considerará:

a besta que há de subir do abismo

"a besta que há de subir do abismo". Do abismo da confusão e do caos reinantes no mundo internacional — religioso e político — surgirá outra vez Roma, para infligir nova-mente o seu tacão sobre todos os que não lhe deram irrestrito apoio e não lhe submeteram suas consciências. E novamente o mundo ver-se-á envolto pelos escuros séculos, da Idade Média e suas despóticas tragédias.

Mas, graças a uma cláusula desta profecia, o poder romano a ressuscitar "irá à perdição" ou será aniquilado pelos séculos eternos sob o poder de Deus e de Jesus Cristo. Tudo isto constitui uma solene advertência de Deus a todo homem e toda mulher sinceros, a não ter nenhum compromisso com o poder romano sentenciado a perecer.

mas que virá.

Esta afirmação indica que está no futuro.

VERSO 9 — Aqui há sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

AS SETE CABEÇAS DA BÊSTA
O profeta é muito explicito: "Aqui há sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo".

sete montes ou colinas

Quão clara é a definição inspirada: "As sete cabeças são sete montes sobre os quais a mulher está assentada". Aqui está o assento ou o local, sede de Roma, apontado pela revelação. Uma cidade é claro, edificada sobre sete montes ou colinas. Pois, no versículo 18, lemos: "E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra". Não era propriamente a cidade que reinava, e sim o poder que nela tinha seu assento.

E não é a cidade de Roma chamada — "a cidade das sete colinas", denominadas:

(1) Aventino, (2) Palatino, (3) Quirinal, (4) Viminal, (5) Ceoli, (6) Janículo e (7) Esquilino?
Não dominou o poder romano, quer pagão quer papal, da cidade de Roma?

Assim, em primeiro plano, as sete cabeças apontam para a cidade de Roma e significam Roma.

Em segundo plano, as sete cabeças são emblemas de "sete reis", como as são dos sete montes de Roma. Isto é, "sete reis" que exerceram seu domínio e isto é fora de toda controvérsia — dos sete montes ou da cidade de Roma, "sobre os reis da terra". Pois, o versículo 18 citado enfatiza que os sete montes e os sete reis estão ligados à história da cidade de Roma donde o poder romano foi exercido no mundo de então.

Sim, é indiscutível que em Roma só governaram ou reinaram romanos. Os poderes que antecederam Roma no cetro mundial, não impuseram suas leis ao mundo dos sete montes ou da cidade dos Césares. Tudo, pois, enfatiza altamente que as sete cabeças são indiscutivelmente romanas e jamais apontam outro poder antecedente a Roma.

Mas, se em Roma só governaram romanos, que "sete reis" são estes da explanação da profecia? A palavra "reis", do original grego, vem do vocábulo "basileus”, que também significa "dignidades".

Deste modo temos que o poder romano exercido de Roma caracterizou-se, em sua história, por sete “dignidades" políticas governativas. E a história romana fornece-nos exatamente estas sete "dignidades", como seguem abaixo:

(1) Reis                                                (753 A.C.);
(2) Cônsules                                        (510 A.C.);
( 3) Ditadores                                      (500 A.C.).
(4) Tribunos                                        (493 A.C.).
(5) Decênviros                                     (450 A.C.).
(6) Imperadores                                  (30 A.C.)
( 7) Papado                                          (538 A.D.).


Os Cônsules depuseram a realeza e estabeleceram a República;

Os Ditadores eram nomeados como tais quando necessário para salvar a pátria em perigo;

Os Tribunos eram os defensores dos direitos da plebe;

Os Decênviros eram os redatores das leis;

Os Imperadores eram, por assim dizer, os únicos administradores do império;

O Papado é o que cuja história nós bem conhecemos.

VERSO 10 — E são também sete reis: cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.

cinco das sete dignidadES JÁ haviam caído

Em sua exposição detalhada, refere a inspiração que, ao tempo desta profecia do ano 94 A. D., cinco das sete "dignidade haviam caído, isto é, as cinco primeiras.

Uma delas, a sexta, existia

Uma delas, a sexta, existia reinante, que era a imperial, na pessoa dos imperadores, que suplantou as cinco primeiras em esplendor político.

A sétima

A sétima "dignidade" viria no futuro, após a queda da imperial. E, ao cair Roma Imperial, em 476 A,D., a "dignidade" que se seguiu foi a papal, a sétima cabeça do dragão chamada ainda romana.

"E QUANDO VIER, CONVÉM QUE DURE UM POUCO DE TEMPO"

Qual seria o "outro" "rei" de Roma ou a outra fórmula de poder romano que viria, e duraria "um pouco de tempo"? A resposta é evidente e sobeja.

A sexta

 A sexta fórmula reinante ao tempo de São João era a Imperial que, como vimos caiu em 476 A.D..

a sétima

E a sétima formula ou o sétimo "rei" de Roma que viria ao cair a sexta, foi, sem contradição alguma — o papado romano, de 538 a 1798.
Entre as tantas evidências de que o papado é a sétima cabeça do dragão e das duas bestas — dos capítulos treze e dezessete — continuação da antiga Roma Cesariana, contam-se estas: Seu nome é romano, pois assim se denomina a si mesmo; a sede de seu trono mundial é a mesma Roma de Rômulo e dos Césares; arroga as mesmas pretensões romanas; pretendem títulos divinos como os imperadores romanos; seu idioma é o mesmo da velha Roma — o latim; blasfema de Deus como os seis anteriores "reis" de Roma; e propaga a idolatria como Roma - pagã.

Verdadeiramente não há dúvida alguma de que o papado é a sétima cabeça da besta romana, cor de escarlata e da outra do capítulo treze bem como do dragão vermelho do capítulo doze, ou o próprio Império Romano sob um novo aspecto. E durou "um pouco de tempo" realmente, aliás, 1260 anos, de 538 a 1798, quando a França, cumprindo outra profecia divina, arrebatou-lhe o poder temporal que exercia em toda a Europa.

VERSO 11 — E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.

O OITAVO "REI" DE ROMA

O versículo onze é idêntico à primeira parte do versículo oito. Em paralelo temos os dois textos assim: A besta foi — a besta que era; e já não é — e já não é; e há de subir do abismoé ela também o oitavo e é dos sete; e irá à perdição — e vai à perdição. Quão definida é a inspiração da profecia.

A versão de João Knox reza assim o versículo onze: "E a besta que uma vez viveu e agora está morta, deve ser reconhecida como o oitavo, ainda que ele é um dos sete; mas ela encontrará o caminho que a levará à sua destruição".

Diante deste texto mais esclarecido, conviemos que o poder romano ia morrer. No capítulo treze, versículo três, é isto enfatizado no que respeita a Roma papal, nas seguintes palavras: "E vi uma de suas cabeças como ferida de morte".

a besta morreu

No capitulo dezessete é dito que a besta morreu e pelo capítulo treze notamos que ela morreu porque "uma de suas cabeças" foi "ferida de morte". Assim a besta é o que são as suas cabeças. Morrendo ou sendo morta a sua cabeça reinante — morre ou é morta propriamente a besta.

E a única vez que foi morta uma de suas cabeças e bem assim a própria besta ou poder romano, foi em 1798 quando o exército francês revolucionário destituiu o papado do seu poder temporal e aprisionou o Papa Pio VI que, levado para a França, ali morreu.

Portanto, desde que o poder romano foi fundado em 753 A. C., com Rômulo, só foi 1798 A. D é que este poder foi morto. (Na Revolução Francesa)

UM SÓ PODER

Pois o poder romano é um só, quer na fórmula pagã quer na papal; a besta é um único poder e suas sete cabeças representam-na em toda a sua história. A fórmula papal de Roma foi apenas uma transição deste poder do paganismo real para o cristianismo irreal.
Mudou tão somente de nome ou de titulo enquanto o poder permaneceu o mesmo.

Deste modo, a explanação mais completa do versículo onze, é a seguinte: "A basta que uma vez viveu e agora está morta", é o poder romano transmudado de pagão para cristão, ou de civil para eclesiástico.

uma das sete cabeças

E, o oitavo rei de Roma, que será uma das sete cabeças e que também há de ser a própria besta ressurreta, é a mesma cabeça ferida de morte, "cuja chaga mortal" será "curada", ou a própria besta em sua fase papal morta em 1798.

o oitavo "rei” APÓS o ano de 1789

Assim o oitavo "rei" de Roma, só poderia surgir posteriormente ao ano 1798, porque até este ano dominou de Roma o sétimo "rei", o papado. Ora, das sete cabeças da besta escarlata ou dos "sete reis," que elas representam. O oitavo só poderá ser em verdade, o mesmo papado, pois dos sete é o único que permanece com vida, vindo-se restaurando como oitavo rei de Roma desde 1800.

Daí esta profecia nos atestar que o papado, novamente, como nos séculos medievais, reassumirá o poder temporal romano perdido, e da "cidade. das sete colinas" ditará suas leis aos potentados do governo civil para que as executem contra os que se lhe opuserem.

O poder que Roma papal exerceu no passado foi sobre os dez reinos do versículo doze e a restauração outra vez, completa, de seu poder, terá de ser sobre eles, e em união com eles ou em um novo consórcio entre Igreja e Estado.

O versículo três, do capítulo treze encerra, com mais evidência, a futura restauração total do poder temporal do papado — como o oitavo dos "sete reis" ou das sete cabeças romanas. Porém, segundo assegura a profecia ainda, o papado "vai à perdição", como já vimos. Outras profecias do Apocalipse e de Daniel dão mais ênfase à sua destruição sob os juízos de Deus.

OS DEZ CHIFRES DA BESTA

VERSO 12 — "E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.

OS DEZ CRIFRES SÃO DEZ REIS, OU REINOS

Os dez chifres reza a profecia, são dez reis ou reinos, que aparecem em várias profecias dos livros de Daniel e do Apocalipse. Em qualquer uma destas profecias vemos que os dez reinos saíram do império romano, ou o dividiram entre si, e são Eles hoje:

01 - Francos- França,
02 - Alamanes-Alemanha,
03 - Anglo Saxoes-IngIaterra,
04 - Lornbardos- Itália,
05 - Visigodos-Espanha,
06 - Suevos- Portugal,
07 - Borgundos-Suiça,
08 - Ostrogodos,
09 - Hérulos e
10 - Vândalos,

Estes três últimos foram removidos pelo papado, isto é, destruídos por serem seus oponentes. Foi em meio destes reinos que surgiu o papado como esclarece a profecia do capitulo sete do livro de Daniel. Ao tempo de S. João estes dez reis não haviam recebido o reino e nem mesmo existiam como reinos; mas reinariam “conjuntamente com a besta", o papado.

Durante uma "hora"

Uma hora seria 1/24 de um dia, ou ano profético, o que representa 15 dias. João diz que “tem de durar pouco” (Apoc.17:10).
Esse poder que decretará a sentença de morte a todos os que se recusarem a render-lhe homenagem.(Apocalipse verso por verso cap.17 pg.151)

Durante uma "hora" reinariam eles com a besta. O vocábulo grego "oran" — hora, tem três significados:

1) Um espaço definido de tempo, uma estação;
2) Uma hora (de 60 minutos. Atos 5:7);
3) O tempo particular para alguma coisa" (S. Luc. 14:17).')

Vemos que o vocábulo “hora" também significa em grego mais do que uma hora literal — o tempo particular para alguma coisa. Os dez reinos não poderiam reinar com a besta apenas uma hora de 60 minutos. Com ela reinariam todo o tempo — tempo particular para alguma coisa — em que ela reinasse.

Certa versão bíblica traduz o texto assim: "E os dez reinos que viste são dez reis que não receberam ainda um reino, mas como reis alcançarão poder por um tempo com a besta". E que o papado, a besta, reinou "por um tempo" ou de 538 a 1798, é fora de toda dúvida.
Os 1260 anos de reinado temporal do papado foram na verdade um "oran", não de 60 minutos, mas de séculos, em que os dez reinos reinaram com ele.

VERSO 13 — Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta
.
ENTREGARÃO O SEU PODER E AUTORIDADE A BESTA

Poder e autoridade dos reinos europeus para atuar à sua vontade. Durante o reinado deles com a besta papal, 538-1798, isto foi plenamente confirmado. A França foi a primeira potência a entregar-lhe o poder e autoridade. E o papado, com o poder e a autoridade em que eles reinaram com ele, que a história chegou a denominá-lo de "Idade Escura".

Assim como no passado com (Isaias 8:9-15) também nos últimos dias haverá uma união de poderes com apenas uma mente tentará extinguir os filhos de DEUS.
(Apoc. 16:13-14)

VERSO 14 — Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro o vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com Ele, chamados e eleitos, e fiéis.

"ESTES COMBATERÃO CONTRA O CORDEIRO”

O Cordeiro é Jesus Cristo; Contra ele de fato combateram os dez reinos europeus irmanados com a besta. Dela receberam e executaram ordens contra o povo de Deus.

O sangue dos "santos e das testemunhas de Jesus "foi por eles derramado em profusão no solo europeu, por ordem da besta papal na idade média.

Mas, os dez reinos perderam seu tempo em aliarem-se à besta de Roma para batalhar contra o Cordeiro.

Nada ganharam com isto, antes perderam, porque a profecia diz: "E o Cordeiro os vencerá, porque é Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão com os eleitos, e fiéis".

Quem poderá vencer o Cordeiro de Deus? Quem vencerá os que estão com ele?
Mas foram dadas a cada um compridas vestes brancas", emblema de vitória embora lhes fosse derramado sangue pelos agentes de Satã. Os seus matadores sim foram vencidos em vez de vencedores.

NO FIM

Assim como no passado com também nos últimos dias haverá uma união de poderes
Em sua ultima tentativa batalha tentará extinguir os filhos de DEUS.

AS ÁGUAS QUE VISTE

VERSO 15 — disse-me: “As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas”,

O versículo dezoito contém a explanação do primeiro referente às águas onde a "grande prostituta" estava assentada. Ela fora vista assentada sobre uma besta cor de escarlata com sete cabeças e dez chifres, as cabeças representando Roma e os dez chifres a Europa. Aí estão os "povos, e multidões, e nações, e línguas", sobre os quais a mulher estava assentada, a todos dirigindo a seu prazer sem que pudessem dizer-lhe — não.

OS DEZ CHIFRES ABORRECEM A BÉSTA
VERSOS 16 — "E os dez chifres que viste na besto são os que aborrecerão a prostituta, e a porão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.

Um dia os que foram enganado pelos falsos mestres religiosos terão um triste despertar, e se revoltarão contra os que os ludibriaram.
Então se cumprirá este verso, porão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.

VERSOS 17 — Porque Deus tem posto em seus corações que cumpram o seu intento e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de DEUS.

Em breve a ferida mortal estará completamente curada, e a besta retornará sua velha natureza. Então, o mundo inteiro seguirá com grande admiração. A liberdade civil e religiosa chegara o seu fim, e todos os outros eventos profetizados seguirão em rápida sucessão.

Estes versículos falam bem alto do juízo contra a igreja apóstata que infligiram os dez reinos europeus, depois de por algum tempo lhe terem emprestado o poder e autoridade, Em 1798 França foi a primeira nação sujeita a dar-lhe o golpe.

 E as demais cortaram também com ela as suas relações de Igreja e Estado unidos. A igreja ficou abandonada e privada de suas carnes, isto é, de seus chamados Estados vassalos, Como que queimada no fogo, ficou seu poder reduzido a um montão, aliás, circunscrito aos edifícios do Vaticano.

Foi isto que o anjo dissera ao profeta no princípio da visão: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas. E este juízo dos dez reinos estava em harmonia com a vontade de Deus. Todavia a condenação sê-lo-á completada de cima.
                                                                                                                   
A MULHER QUE VISTE
VERSO 18 — "E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra".

Qual a cidade que reinava sobre os reis da terra nos tempos de S. João? A resposta é uma só: Roma.
Ora, uma mulher profética nunca foi apresentada como emblema de cidade. Na verdade não era a cidade de Roma que reinava sobre os reis da terra, mas o poder romano que nela tinha o seu assento.
reina sobre os reis da terra
A mulher vista sobre a besta, na visão, não era a cidade de Roma, mas a igreja, também denominada Roma, que dela reinou sobre os reis da terra ao cair o poder romano civil. A declaração de que a mulher era a cidade de Roma, foi apenas uma pista dada ao profeta, pelo anjo que o assistia, para que nós encontrássemos o caminho para entendermos o perfeito cumprimento da profecia.

Bibliografia

-          MELO, Araceli S. A Verdade Sobre as Profecias do Apocalipse. São Paulo, 1959. Caps. XII.