sexta-feira, 13 de março de 2020

Lição 11 - 1Trim 2020 - Livro de Daniel - Da Batalha à Vitória - Resenha de Robin Silva

Lição 11 - 1Trim 2020

Livro de Daniel - Resenha do Robin Silva


"Da Batalha à Vitória com Cristo"


Memorizemos: "Não temas, homem muito amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte." (Daniel 10:19)


Base contextual da Lição: "Josué 5:3-15; Esdras 4:1-5; Daniel 10:1-21; Romanos 8:37-39; Efésios 6:12; Colossenses 2:15 e Apocalipse 1:12-18."


Posto que o nome Miguel significa ser semelhante a Deus, todas as passagens bíblicas onde se referem a Miguel o ser real a que se refere é o próprio Jesus antes de se revelar a nós como Deus conosco; Cristo o Messias, Jesus Cristo Glorificado. (Confiramos: Jos.5:13-15; Dan.7:13; Dan.8:11; Dan.10:13 e 21; Dan.12:1 e Judas 9)


Além do mais, Cristo pode, e sem precisar pedir licença para mortal algum Se identificar como bem achar melhor em qualquer tempo e circunstância. Ex: Jesus Se identificou como Maravilhoso a Manoá pai de Sansão em Juízes 13, o que é reiterado em Isaías 9 e também Príncipe.


1 - Da Batalha à vitória (Daniel 10:1-21)


O contexto do Conflito em Daniel 10, desenrola-se originando-se de um Povo que não aceitava ser "excluído" da participação na reconstrução do Templo em Jerusalém.


Calma! Não se precipite antes de avaliar a expressão "excluído." A questão é que Satanás desejava usar os Samaritanos como infiltrantes na obra de reconstrução com a finalidade de estorvar e impedir que com o Templo pronto o ritual que que apontava para a vinda do Messias fosse restituído.


Toda oposição feita à Esdras, Neemias e Zorobabel vista no estudo do último trimestre de 2019 teve o propósito destruir a restauração da identidade do Povo de Deus após o fim do Cativeiro Babilônico e desviá-lo da promessa da vinda do Messias.


Daniel era um homem muito amado de Deus. (Dan.10:11 e 19) A questão a ser considerada aqui é: Temos vivido como Daniel, respondendo a tão grande amor?


Estamos dispostos a enfrentar o Grande Conflito como Daniel enfrentou?


Ninguém chega à verdadeira vitória se não for por intermédio de Cristo. (1Coríntios 15:57 e 58)


Daniel 11 oferece detalhes do conflito, mas Daniel 10 revela as dimensões espirituais e a cosmovisão por trás dos bastidores invisíveis aos seres humanos.


Nada devemos recear, pois a mão forte de Deus conduz a História para um final feliz e vitorioso.


2 - Novamente, Oração e Jejum (Daniel 10:1-3)


As cenas de Daniel 10 ocorrem aproximadamente em 536/535 a.C, ano terceiro de Ciro na Medo Pérsia, enquanto Dario governava a Babilônia e a visão se estende até aos capítulos 11 e 12, quando Daniel estava com mais ou menos 90 anos.


A Oração e Jejum de 21 dias (três semanas) - Quem de nós é persistente como Daniel, em um jejum e oração por tempo semelhante diante de conflitos que só tem intensificado e em plena confiança aguarda as respostas de Deus sem aquele espírito de procurar dar um "ajudinha" a Ele? Este é um ponto crucial.


O Jejum nos desintoxica e prepara nossa mente para uma melhor compreensão da vontade de Deus, enquanto a oração nos leva até a Ele.


Favorece ouvirmos melhor a voz de Deus; é um exercício de auto controle; é parte do estilo de vida devocional; limpa a nossa mente; e, é um remédio para a saúde e recomposição do corpo.


Em qualquer circunstância façamos como Daniel e Davi, no aspecto da oração. Por causa do devocional de oração de Jó pelos seus amigos e por sua família, Deus mudou a sorte de Seu servo.


Oremos pelos nossos relacionamentos, e com certeza o mesmo Deus mudará nossos destinos.


O santuário precisava ser reconstruído, e o Diabo usou os Samaritanos para estorvar a Obra de Deus, e assim como ele fez para tentar impedir a Terra de ter o Deus conosco, ele o faz hoje, apara desviar o Povo de Deus da centralidade da Cruz, Ressurreição, Santuário e da Segunda Gloriosa Volta de Cristo.


Devemos comer menos, mas com uma nutrição orientada para não nos desnutrirmos, pois se o Diabo achar brecha, nos levará ao pecado do fanatismo e arruinará nossa vida. Nosso zelo precisa e deve ser um zelo com discernimento.


Atenção! Devemos colocar nossos cinco sentidos ao controle do Espírito Santo em forma de Jejum, Oração e Culto racional (Rom.12:1-2), para que o sucesso seja de Deus e não pelo nosso braço.


3 - Uma Visão do Príncipe (Dan.10:4-9) 


Que Príncipe? Ninguém nada menos do Jesus Cristo em Glória. Miguel = Semelhante a Deus, O Príncipe do Povo santo do Senhor.


A resposta do Jejum e Oração fervente de Daniel foi tipo imediata, a partir do momento em que ele se aplicou com sincera humildade diante de Deus, e então, veio a visão de Cristo em Glória. (Dan.10:5 e 6) 


Para compreendermos melhor a visão, devemos rever cuidadosamente as visões anteriores, visto que a profecia é progressiva, isto é, se desdobra parte por parte na linha do tempo fazendo a história.


Seria até ótimo vislumbrarmos o Monte da Transfiguração, para compreendermos melhor a realidade do Ser visto por Daniel nesta visão (Mat.17:1-8; Marc.9:2-8 e Luc.9:28-36)


A questão aqui é: Desejamos como Pedro, Tiago e João termos cada um uma Tenda para vivermos eternamente com Jesus Glorificado, ou nosso almejo está só na "prosperidade" desta Terra?


Todo adorno revelado nos trajes e postura de Cristo na visão reporta-nos às vetes Sacerdotais e Sumo Sacerdotais da Ritualística Levítica do Santuário Hebreu:


As vestes de linho branco representando a pureza e santidade de Cristo.


O Ouro a dignidade e a realeza de Cristo


Relâmpago como fogo e bronze revelando um ser sobrenatural e seu senhorio sobre toda criação.


Resultado: Diante de tanta Glória Daniel perdeu os sentidos vitais por algum tempo.


4 - Tocado por um Anjo (Dan.10:10-19)


Primeiro Toque: Viajemos neste detalhe da visão um pouco, porque vale a pena. Estávamos mortos, mas Cristo nos tirou das trevas para Sua Maravilhosa luz e nos colocou de Pé. "Isto é Justificação" Deus ouve as nossas orações e aceita o Jejum, e isto não deve ser uma troca.


Segundo Toque: Agora em pé, Ele nos habilita a falar - Por que? Ele quer que nos derramemos diante dEle em humildade de coração e mente e entregar-Lhe nossas angústias e toda mala de peso que carregamos; então é nesta comunicação que Ele nos transfere no dia a dia Seu caráter até que sejamos semelhantes a Ele. "Isto é Santificação"


Terceiro Toque: O terceiro toque de Cristo, ainda que não o percebamos visivelmente, é para nos fortalecer assim como o foi com o profeta Daniel, e assim nos preparar para que em breve O Vejamos Face a Face em Sua Glória.


Se estamos como mortos Ele nos coloca de pé.

Se estamos mudos Ele nos deixa falar.
Se estamos fracos e sem vigor Ele nos fortalece. (Confiramos Isaías 40:29-31)

5 - Um Grande Conflito (10:20 e 21)


Uma Oração e Jejum sinceros provocam com certeza uma Batalha espiritual entre o Céu e a Terra. Daniel apenas tinha começado a orar e deu início uma terrível batalha entre a hoste celestial e a hoste da terra movida por Satanás.


Não tenhamos dúvidas de que todos os que estão em busca de agradar e servir as Deus e ao próximo estão envolvidos na batalha cósmica do Bem contra o mal.


Por trás da figura de Reis humanos está a real presença de Satanás e sua hoste, para impedir a qualquer custo a Obra e Missão de Deus entregue a nós para executar; mas Deus colocou e mantem Seus Anjos para nos dar suporte, assim como fez com Daniel, e a despeito de quaisquer oposições, Deus dá a vitória a Seu Povo.


O que nos falta? Iniciemos um estilo de vida de Oração e Jejum como Daniel, e então, Deus quebrará as barreiras compungindo corações à Ele e quebrando os grilhões dos que forem aleivosamente resistentes e insensíveis por escolha pessoal.


6 - Um Príncipe Vitorioso (Jos. 5:13-15; Dan.7:13; 8:11; 10:13; 12:1; Judas 9 e Apoc 12:7-9;


Compreendamos muito mais, que acima dos significados dos símbolos e nomes que aparecem nas Escrituras para designar o personagem Cristo, a vitória mais importante contra Satanás e sua hoste foi travada e ganha na cruz do calvário, e reiterada ao terceiro dia com Cristo saindo corporalmente ressuscitado da tumba vitorioso para vencer conosco todas as batalhas até que toda trama das consequências do pecado seja por fim desfeita por Ele.


É este o significado de Suas palavras "Eis que estou com vocês, todos os dias até à consumação dos séculos.


7 - Sintetizando a Lição 11 de Daniel 10:1-21


1 - A Vitória que vence o mundo com todos os seus conflitos, vem de nos aplicarmos (Daniel 10:11 e 12) humildemente à oração, jejum e dependência sincera de Deus. "Isto é Fé e Confiança em ação."


2 - A Batalha não é nossa, pois é Jesus quem peleja por nós.


3 - Daniel jejuou e orou 21 dias consecutivos em favor do Povo de Deus e da Reconstrução do Templo.


4 - Daniel teve uma visão de um Homem vestido de linho, e este Homem era O Próprio Jesus em Glória.


5 - Daniel nos mostra no capítulo 10, que estamos em um Grande Conflito, e que não existe meio termo quanto a escolhermos de que lado estamos.


6 - Nossa maior e mais intensa batalha não é contra os inimigos de carne e osso, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores desse mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Efes.6:12)


7 - Embora às vezes tenhamos receio de perder a batalha, Jesus está sempre a postos como Grande Guerreiro Miguel; para nos dar a certeza da Vitória. Tudo que nos assombra Jesus resolve, e quem com Ele está e permanece com Ele já é um vencedor. (Salmos 20:7 e 8; Salmos 118:8 e Rom.8:37-39)


Desejando ampliar o conhecimento sobre a Lição click no link:

https://youtu.be/d9PiOz_MBcU

Um Feliz e abençoado Sábado para você e família. Robin Silva.     















Nenhum comentário:

Postar um comentário