sexta-feira, 27 de março de 2020

Lição 13 - 1 Trim 2020 - Daniel 12 - Do Pó às Estrelas - Resenha de Robin Silva

Lição 13 - 1Trim 2020 

Resenha do Robin Silva

Capítulo 12:1-13 de Daniel 

"Do Pó às Estrelas"

Memorizemos: "Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, os que conduzirem muitos à Justiça [Jesus] brilharão como as estrelas, (Mat.13:43) sempre e eternamente." Daniel 12:3) 

Suporte contextual do estudo: "Dan 12:1-13; Luc.10:20; João 14:29; Rom.8:18 e 34; Hebr.2:14 e 15; Apoc.11:3;"


Nota: Em respeito e consideração à dedicação e trabalho de outros autores no âmbito da hermenêutica quanto aos Eventos Finais de nossa história na Terra referente ao Livro de Daniel eu quero deixar aqui os 3 links os quais creio terem sido de grande ajuda em minha compreensão final da excelência profética do Livro do Profeta Daniel e seus paralelos com o cumprimento final das profecias de João no Apocalipse. 

É sensacional absorver os esforços daqueles que se permitiram ir além do básico conhecimento profético dos bancos das escolas e o zelo que têm na investigação e pesquisa para nos ensinar um pouco mais. Que a graça do Altíssimo sempre os dê ânimo para prosseguirem. "Conhecer e prosseguir em conhecer O Senhor não é pecado" (Oséias 6:3)

1 - Do Pó às Estrelas 

A primeira verdade que vejo ao abrir esta Lição é que em seu verso áureo o senso de Missão e Recompensa do Povo de Deus está bem claro conforme Daniel 12:3.

A História revelou na Linha infalível do Tempo, não apenas a saga de milhões que abraçaram a fé e morreram por Cristo sob os férreos grilhões dos poderosos da Terra; mas ao absorvermos a essência do verso 3 somos alimentados pela coragem e motivação para nos mantermos firmes por causa de Cristo e não lançarmos opróbrio ao testemunho dos que nos antecederam.

Todos os paralelos históricos diante de nós nas profecias nos alertam para um amplo e final cumprimento daquilo que não se cumpriu no tempo do Israel Literal por causa de sua desobediência, no entanto, Deus jamais deixaria Seus Planos (Jer.29:11) sem cumprimento pleno, e o Tempo do Fim foi destinado por Ele para isto, e após a Laodicéia de agora não haverá outro Povo.

Este é o menor capítulo do Livro de Daniel, mas não menos importante que os demais. Jesus é o centro da Bíblia e de todo o cumprimento profético.

2 - Miguel, nosso Príncipe Dan 12:1

Nada mais confortador do que ter Cristo à frente de nossa vida, de nossas batalhas e de nossos desafios todos os dias; (Mat.28:20u.p) e, não fosse esta realidade nós jamais prevaleceríamos.

Embora Cristo realmente apareça na Bíblia com o nome de Miguel, a questão nossa não deve se focar e entrar nas discussões apologéticas discordantes com ninguém. Cristo é Deus, e pode se intitular como bem achar necessário sem pedir licença para criatura alguma. "Isto é Onipotência de Seu caráter!"

Miguel é o título máximo que Ele achou por bem usar para Se declarar e revelar como Guerreiro a defender a causa de Seu escolhido Povo.

Miguel é aquele que é igual a Deus, segunda pessoa do Universo, comanda o mundo criado por Ele (Gên.1:1=João 1:1 e 3=Colo.1:15-16 = Hebr. 1:1-4) 

No Seu Ministério intercessor, Ele trava uma batalha com o exército do mal, em nosso favor diante das acusações constantes de Satanás e vence a batalha (Apoc 12:10) Este é Miguel O Sumo Sacerdote infalível no Santuário Celestial (Rom.8:34 e Hebr. 7:25)

3 - Inscrito no Livro (Dan 12:1)

No banco de dados do Céu não há "erro," tudo está fielmente escrito. 
Para que, se Deus é onisciente? 
Deus opera com absoluta transparência, para revelar a todo o universo criado Sua Graça, Sua Misericórdia e Seu Justo Juízo.

Quando Paulo diz que todo joelho se dobrará e toda a língua confessará, (Isa 45:23=Rom 14:11) é exatamente no âmbito universal do juízo, visto que o nome de Deus está em jogo no universo desde que Adão e Eva transferiram a responsabilidade de sua queda à Ele. [A mulher que Tu me deste... A serpente me enganou] Toda dor do Pai ao oferecer Seu próprio Filho reside na realidade deste conflito universal entre a mentira e a verdade, e, é sobre o final deste conflito que tratam as profecias de Daniel e Apocalipse.

Durante toda a nossa história de conversão, O Espírito Santo está a nos preparar [santificar] e nos sustentar no Conflito para que nossos nomes continuem escritos no Livro da vida, e para que todos os registros de nossos atos que desagradam a Deus sejam apagados em cada confissão diária que fazemos. Isto foi exemplificado de forma simbólica no Ritual do Santuário Terrestre, no Serviço diário e no Serviço anual [Dia da Expiação] ensinando o Plano da Redenção aos Israelitas. 

Israel foi ameaçado por Deus de ser riscado do Livro da Vida e Moisés se colocou no lugar e junto do povo para ser riscado também, então Deus foi enfático: Moisés, Eu riscarei aquele continuar no pecado mesmo estando arrolado no Livro da Igreja. (Êxo 32:32 e 33)

Na última etapa da História humana, quando os 4 Anjos soltarem definitivamente as contendas, [ventos] (Apoc 7:1) O Espírito do Senhor Se retirará dos ímpios, e a ruína será pior do que a que veio sobre Jerusalém até que foi destruída, mas todos os que estiverem permanecido inscritos no Livro da Vida serão libertos do poder do mal. (G.C.614) Os únicos que escaparam da destruição de Jerusalém no ano 70 d.C foram os que seguiram às orientações de Cristo quanto aos sinais que ocorreriam antecipadamente.

4 - A Ressurreição (Dan 12:2, 3)

Haverá duas Ressurreições, uma para os justos e outra para os ímpios, e as Escrituras Sagradas testemunham isto em todo seu percurso, logo, elas não se referem em ponto algum outra forma para a vida a ser restaurada após à morte, a não ser pelo processo do milagre da RESSURREIÇÃO.

Nenhum ser fica sofrendo [eternamente] no inferno ou se alegrando no Céu após a morte antes da ressurreição, ou seja, antes da reversão da morte para a vida, e nem depois desta.

Este milagre chamado RESSURREIÇÃO só pode ser realizado unicamente por Cristo, o doador da vida, que pela sua própria RESSURREIÇÃO garantiu a RESSURREIÇÃO de todos os que nEle adormeceram na terra do pó.

A RESSURREIÇÃO é a vitória sobre a morte, o maior inimigo do homem (1Coríntios 15:26) e graças a Deus que nos dá esta vitória por Cristo Jesus (1Coríntios 15:54 e 57) 

Todo e qualquer ensino que contrarie a realidade da RESSURREIÇÃO literal e corporal dos mortos não procedem de Deus.

Miguel Se levantará, para libertar e transformar os vivos e os mortos, (1Coríntios 15:51-54 e 1 Tessalonicenses 4:15-17) ao fazer os salvos saírem de seus frios túmulos e brilharem como estrelas diante de todo universo, e assim subirem com ele [Jesus] para continuarem brilhando eternamente.

5 - O Livro selado (Dan 12:4 e João 14:29)

A conversa do Anjo com Daniel foi clara. Daniel desejava saber tudo, mas o Anjo disse a Daniel: Daniel fecha o livro e encerra a profecia. Você fez um ótimo trabalho, e agora merece descansar.
Esta profecia só será revelada no Tempo do Fim. Tipo assim, EU providenciarei outros como você, e eles saberão o necessário para terminar a Minha Obra  na Terra.

O livro deveria ser selado porque as coisas nele previstas não eram para a época de Daniel, e sim para o "fim do tempo do fim;" ou seja, para um período específico [o tempo de angústia] após 1798 de nossa era, "os eventos finais, que culminariam com a Segunda Gloriosa Vinda do Senhor Jesus, Rei dos reis e Senhor dos senhores. 

Devo aqui enfatizar que o Tempo do Fim, "de acordo com a História" começou realmente em 1798, quando terminou a Revolução Francesa e as profecias de Daniel começaram a ser estudadas como deviam.
Deus cumpre Suas profecias exatamente na linha do tempo fazendo a história; exatamente a história que nós escrevemos para o nosso bem ou mal. 

O que outros lerão sobre nós depois de nós? O que o Anjo relator está registrando sobre nossa história agora?

Desde 1798, de acordo com todos os estudos e estudiosos, o livro de Daniel vem sendo desselado conforme gradativamente o conhecimento das profecias (Apoc.10:8-11) vão sendo abertos pelo Espírito Santo aos servos fiéis de Deus que estão no mundo a proclamarem a mensagem da Hora do Juízo (Apoc.14:7) 

A convicção firme, final e concreta dos cristãos adventistas e de todos os sinceros filhos e filhas de Deus dentro da Igreja Invisível é que Ele usa as profecias e os profetas (Amós 3:7) para preparar Seu Povo para o mais sublime e último glorioso evento real da Segunda Bem aventurada Volta de Jesus; a única solução para todas as desgraças promovidas desde o Éden como consequências da primeira desobediência por causa do pecado, ou afastamento de Deus. (Rom 5:12p.p)

O melhor da nossa história não é a história da queda e como ela ocorreu, mas sim, como ela foi desfeita por Cristo, e o caminho que ocorre em prol de nossa total e final restauração. (Rom 5:1, 2 e 8)

6 - O Tempo de espera (Dan 12:5-13)

Quando será o fim destas coisas? 

Elas serão a parte final do Tempo do Fim. Sela o livro e vá dormir, pois seu Ministério termina aqui meu filho. Você precisa descansar. Só os que forem purificados [santificados] pela água da Palavra (Efes 5;26) serão sábios e entenderão no tempo certo, mas os ímpios continuarão ímpios e nada entenderão. (Isa 6:9,10=Mat. 13:14,15) 

7 - Conclusão: Quando chegarmos ao auge da manifestação do ápice da apostasia e revelação final do homem do pecado, ou anticristo citado em enfaticamente em 2Tessalonicenses 2:3 termina o Tempo de Graça e logo, logo Miguel Se levantará para tirar Seu Povo do tempo de angústia tal qual nunca houve desde que existe gente na Terra. 

Será o fim do Rei do Norte e daquela Nova Ordem Mundial que ele estabeleceu, movido pelo Dragão, para expor à angústia o Povo Fiel de Deus do Tempo do Fim. Que Povo é este? Resp: Apoc 12:17 e 14:12.

A Profecia dos 1290 e 1335 dias revela exatamente o tempo específico de espera angustiosa do povo de Deus o tempo do Levante de Miguel, o Príncipe do Exército do Senhor, O mesmo que se revelou a Jacó no Vau do Jaboque (Gên. 32:22-32) e a Josué (Jos 5:14,15) na hora da prova. 

Poderá acontecer muitas vezes que não percebamos que Jesus está bem pertinho de nós nas batalhas de nosso conflito mental e do Grande Conflito invisível, mas ele É Miguel, O Príncipe do Exército do Deus Altíssimo, nosso socorro bem presente na hora da angústia (Sal 46:1) que afinal abrasará a Terra e seus moradores antes de Sua Vinda.

Enfim, é hora de nos debruçar aos pés de Cristo, para que Ele nos prepare para a Sua Volta!  

Feliz Sábado para você e sua Família e que Deus nos garanta fôlego para iniciarmos a nova lição na qual compreenderemos como a Bíblia interpreta a si mesma com toda segurança.

Robin Silva.


https://youtu.be/QKBwmYU0bVw (Pr Victor BJ)


https://youtu.be/EzLlHAcM7WM (Pr Samuel Ramos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário