quinta-feira, 19 de março de 2020

Lição 12 - 1Trim 2020 - Daniel Capitulo 11 - D Norte e Sul à Terra Gloriosa - Resenha do Robin

Lição 12 - 1Trim 2020 

Livro de Daniel 


"Do Norte e Sul à Terra Gloriosa" [Jerusalém]


Memorizemos: "Alguns dos sábios cairão para serem provados, purificados e embranquecidos, até ao tempo do fim, porque se dará ainda no tempo determinado." (Dan.11:35)


Foi, é, e sempre será em meio às grandes provas que Cristo purifica e embranquece Seu Povo no crisol do fogo que separa a escória do metal precioso refinando o caráter; e neste processo já caíram milhões, para que Deus fosse glorificado. Este é o sentido do verso 35 de Daniel 11 para nós do Tempo do Fim.

Ainda antes de a Porta da Graça ser fechada alguns ainda perderão suas vidas por causa de sua fidelidade a Deus (Atos 5:29); mas o testemunho deles brilhará como estrelas no firmamento na noite mais escura que rapidamente se aproxima. 

Suporte contextual: "Isa.46:9-10; Dan.8:3-8, e 20-22; Dan.8:9 e 23; Mat.27:33-50."


1 - Do Norte e Sul à Terra Gloriosa (Dan.11:1-45)


Começo aqui afirmando que este capítulo é o conteúdo profético mais difícil das Sagradas Escrituras, a menos que estejamos dispostos a buscar uma conciliação sincera, respeitosa em pesquisar a história e conhecer todos os atores contidos na profecia.


Existem várias interpretações do conteúdo deste capítulo e devemos respeitar os intérpretes e seus métodos, embora optemos pelo método Historicista da interpretação por crermos ser o mais seguro. "Aceitemos: Nenhum pecador é o dono da verdade." Cristo é a verdade! (João 14:6)


Devemos caminhar ao lado dos intérpretes diferentes de nós "até onde" nos harmonizemos com os princípios usados por eles, porém, temos uma responsabilidade de manter nossa firme convicção na hermenêutica historicista de interpretação profética, especialmente no que tange aos eventos finais de nossa história na Terra.


Embora nesta visão de Daniel nós aprendemos o caminho da transição desde o fim do Império Medo Persa, passando pelo período do Império Greco-Macedônico até à chegada do Império Férreo Romano, o FOCO ESSENCIAL do capítulo está nos eventos do Tempo do Fim e na maneira maravilhosa de como Deus opera na História e no tempo em benefício de Seu complicado Povo.


A profecia diz respeito aos nossos dias, e, é neste capítulo que vemos o ápice da abominação desoladora (A oficialização do Decreto Dominical, a maior afronta contra a Santa Lei de Deus e Seu Governo) citada nos capítulos anteriores, mas que se estende ao tempo posterior a 1904.


2 - Profecias sobre a Pérsia e a Grécia (Dan.11:1-4)


Após Alexandre "O Grande" ter vencido o Império Medo-Persa, ele morre aos 33 anos com um status de um dos maiores dominadores de sua época em termos de fortaleza, estratégia e rapidez nas conquistas, mas morreu aos 33 anos, e seu reino foi dividido entre seus quatro generais: Cassandro, Lisímaco, Ptolomeu e Seleuco; isto porque não havia em sua família alguém à altura de receber o torno da Grécia,


O Reino Grego substitui o Império Persa, mas de acordo com a profecia ele passaria a "outros," aos dominadores do Império Romano.


3 - Profecias sobre a Síria e Egito (Dan.11:5-14)


Por mais que estes generais se esforçassem para exercerem uma hegemonia harmoniosa, inclusive casando familiares entre si, não houve como a Grécia se manter por muito tempo como Rainha dos gregos.


Seleuco assumindo as terras do Norte de Jerusalém cuja história lhe rotula como Rei do Norte e Ptolomeu no Egito como Rei do Sul. Tentaram se harmonizar, mas enfim, Roma acaba chegando com seu poder avassalador e tomando seu lugar exatamente como a profecia determinou em sua progressão no tempo e na história, desde a revelação em Daniel 2, 7 e 8.


É muito importante nos reportarmos ao tempo do Faraó que orgulhosamente se arrogou a dizer a Moisés: "Quem é o senhor? Não o conheço e nem deixarei o Povo ir" (Êxodo-2) Desde aqui O Egito (reino do sul) estabeleceu as bases do ateísmo. 

O invasor (Roma) se instala na Terra Gloriosa ao Norte de Jerusalém e ninguém pode resisti-lo. É impressionante e tremendo o nosso Deus! Assim se reitera a expansão do Chifre Pequeno referido em Daniel 7 e 8.


4 - Roma e o Príncipe da Aliança ( Dan.11:16-28) 


Foi no quarto século que a Igreja se corrompeu, é o que o verso 14 referencia Roma como "os prevaricadores do Teu Povo." 


De fato, no tempo de Tibério César, o Ungido, Jesus O Príncipe da Aliança foi morto. (Profecia precisa e exata conforme Daniel 9:25)


O Concerto Cristão e união da verdade com o erro foi promovido por Constantino que comprou a Igreja de Roma com sua influência trazida do Mitraísmo com a adoração do Sol no primeiro dia da semana, que veio a ser o Dies Dómini (Domingo Papal).


O título de Rei do Sul pertencente à dinastia dos Ptolomeus passou então ao Ateísmo [Islamismo] e isto suscitou a guerra do Papado (Rei do Norte) que estabeleceu as Cruzadas.


Depois da primeira Cruzada o Rei do Norte (O Papado) só perdeu suas incursões, mas voltou rico para Roma (v:28) pronto para perseguir os cristãos, "O Monte Santo, ou Povo santo de Deus" e foi neste contexto que se estabeleceu na Igreja Romana a "Santa Inquisição." (Matança de cristãos "em nome de Deus")


5 - O Próximo Poder (Dan.11:29-39) 


Profetizado foi, que o Mal vem do Norte, ou seja o Norte (Isa. 14:31 e Jer. 1:14) sempre feriria o Sul; no entanto, mesmo a despeito dos conflitos entre Norte e Sul os que esperam e confiam no Senhor serão salvos.


No "tempo determinado," a partir de fevereiro de 1929 [assinatura do Concílio de Latrão] início da cura da ferida do Sistema Papal dada pela Revolução Francesa, [1798] o Rei do Norte (o papado) tem estado a crescer vertiginosamente, e isto prova-se com os esforços intensivos da globalização da Religião (Ecumenização) a partir de 1965 pós o Concílio Ecumênico Vaticano II, e isto não se pode negar visto ser História presente.

Isto também se encontra no amplo contexto de Apocalipse 13, mas chegará no entanto, o tempo do acerto de contas conforme Apoc 17:13,16 e 17. 


Apoc 13 é tão claro como a luz do sol em seu pico ao meio dia, que o Rei do Norte receberá a honra do Rei do Sul, e então o Ateísmo, Islamismo e o mundo se dobrarão junto aos demais aos pés do Rei do Norte. ( Versos 14-16) Opor a estes fatos é negar a verdade da História.

A referência a Castelo forte pode ser aplicada à aproximação dos EUA com o Vaticano. E nesta aproximação, o Poder Papal "tomará os braços" do poder civil para que com as leis civis cumpra seu papel final de destruir a Lei de Deus com a implantação do Decreto Dominical e punir os que eles estigmatizarão como "Fundamentalistas."


O apelo de Deus aqui é que não devemos nos deixar perverter (ser comprados) pelo poder fascinante e "humanista" do Ecumenismo, pois nosso papel é brilhar na noite mais escura do planeta como as estrelas no céu, e com um brilho permanente sob quaisquer circunstâncias probantes.


6 - Eventos Finais (Dan.11:40-45) 


O Rei do Sul (O Islamismo) entrará em seu último conflito com o Rei do Norte (O Papado), mas o Rei do Norte sairá vitorioso conforme revela Cristo através do vidente de Apoc 13; o que realmente prova que nenhum poder da Terra é capaz de vencer o Sistema Papal, nem mesmo Israel a Terra Gloriosa, a menina dos olhos egoístas do Rei do Norte.


7 - Conclusões de Daniel 11 Dan.11


Para nós deve ficar a mais importante lição de que, a despeito das reais batalhas impostas pelo Grande Conflito entre o Bem e o Mal, entre os Reis do Norte e do Sul, o Bem tem sempre vencido e terminará exterminando todas as consequências que a natureza do pecado desenvolveu na Terra através todos os que de alguma forma se afastaram de Deus.


Parece paradoxal a referência ao livramento de Edom, Moabe e dos filhos de Amom que no passado eram os maiores inimigos dos filhos de Israel. (V 41)


No entanto, havemos de considerar que na profecia Deus abriu este espaço para todos os que romperão sua ligação com o Rei do Norte, e que substituirão os traidores do remanescente antes que a Porta da Graça seja fechada. (O Grande 608.)


É um retrocesso da Igreja diminuir a distância entre os fiéis remanescentes e Roma Papal. Muitos que hoje brilham diante da Igreja como estrelas no firmamento se apagarão se transformando em trevas, e exatamente esses serão os mais ferrenhos inimigos do remanescente. (Testemunhos para a Igreja vol 5 pág 81.)


Finalmente, o Rei do Norte será vencido e não haverá que o socorra (v 45) Aleluia! Ora Vem Senhor Jesus!


Em Síntese o Capitulo 11 de Daniel fica assim:


Daniel 11 revela um sistema de poder com o propósito de acabar com o Povo de Deus:


1 - Se indignaria contra a Aliança de Salvação através das Indulgências da Justiça pelas Obras;


2 - Reuniria forças para tirar o sacrifício diário atacando o Santuário e o Ministério Sacerdotal e Sumo Sacerdotal de Cristo; 


3 - Consequentemente esse poder estabelece a Abominação desoladora sobre o Templo de Deus; estabelecendo intercessões paralelas e quebrando a Lei de Deus;

4 - Este poder persegue o Povo de Deus;


5 - O rei do norte se levantou e se engrandeceu sobre Deus e contra Deus;


6 - Falaria com insolência até mesmo contra Deus;


Daniel 11 termina com a total derrota do Rei do Norte. 

O Tempo do Fim se estende desde 1798 até à restauração final do Rei do Norte e sua final queda, e então, a Terra será abrilhantada com a Segunda Gloriosa Vinda de Jesus com a Ressurreição de todos os que nEle adormeceram e a transformação dos que justos vivos, que como Elias subirão com Ele e os ressuscitados.

Sintetizando:


O rei do Sul ataca o rei do Norte - A Revolução Francesa tentou derrubar o Papado, mas acabou falhando; ou seja, não terminou o curso profético;


O Rei do Norte ataca o Rei do Sul - As forças do Papado acabaram vencendo as forças do Ateísmo e formaram uma coalizão com o inimigo derrotado; 


Edom, Moabe e o notável povo de Amom representam os que  escaparão do Rei do Norte, se ajuntando ao Aprisco do Povo de Deus em lugar dos que deixarão o Povo de Deus para se aliarem ecumenicamente ao Rei do Norte;


O Rei do Norte se prepara finalmente para atacar o Monte Santo (o povo de Deus) mas chega então o grande dia de seu fim; "Adeus ao Papado para nunca mais!"


Então, o Reino de Deus será estabelecido para sempre (Dan 2:44, 45);


Estamos realmente numa guerra invisível de sangue, mas estamos do lado do Vencedor;


Entendamos que Deus dirige a História, a nossa vida, e que está ao nosso lado "todos os dias" até à consumação dos séculos, com a extinção completa do Grande Conflito.


Permaneçamos firmes e fiéis, porque Deus nos dá um coração corajoso, até que Ele nos restabeleça a eterna Paz.


Nota Importante: Para uma melhor compreensão desta Lição abra o link abaixo e se deleite em um estudo mais completo:


https://youtu.be/ufgANN1FTNo


Feliz Sábado para você e Família! Robin Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário