Lição 05 - 2 Trim. 2020
Hermenêutica Bíblica
Resenha do Robin Silva
Somente Pelas Escrituras
"Sola Scriptura"
Memorizar Hebreus 4:12
Contextualize a Lição em: "Isa.8:20; Mc.12:10 e 26; Lc.24:27,44 e 45; 1Co.4:1-6; 2Tm.1:13; Tt.1:9"
1 - Somente pelas Escrituras - "Sola Scriptura"
O verso para memorizar revela que a Palavra de Deus é capaz de dividir a estrutura humana em seu todo a nível espiritual microscópico e restaurá-lo ao ideal de Deus pela implantação da nova vida em Cristo.
Sendo protestantes em termos de Teologia, devemos manter a Bíblia como autoridade doutrinal suprema.
A partir de mim mesmo devo refletir:
Martinho Lutero, só por causa da Justificação Pela Fé, (Rm.1:16,17=1Co.1:18;= Hc.2:4;= Gl.3:11;=Fp.3:9 e = Hbr.10:38) enfrentou os erros da Igreja de seu tempo com suas 95 teses cravadas na porta da Igreja de Wittenberg e, sacudiu não só os alicerces da Igreja, o trono de Satanás e o mundo inteiro com seu protesto usando a Bíblia como sua salvaguarda de Salvação.
A questão hoje é: Nós, que recebemos em mais de cinco séculos da Reforma Protestante muito mais Luz do que a recebida por Lutero, (Pv.4:18) estamos protestando publicamente contra o que?
Quantas teses estamos fixando nas portas do templo da ignorância humana agora sobre as outras doutrinas bíblicas que vieram, à Luz depois da Justificação Pela Fé defendida por Martinho Lutero em seu tempo presente?
Correntes de interpretação Bíblica
Teologia Católica:
a) Interpretação alegórica
b) Filosofia e religião como autoridade
c) Baseada nas tradições
d) Fortaleceu fábulas e mitos
e) Fontes influenciadoras diversas
Teologia Protestante:
a) Interpretação histórico-gramatical
b) Escrituras como autoridade
c ) Baseada somente nas Escrituras
d) Fortaleceu as Escrituras
e) As Escrituras como única fonte decisiva
Qual o diferencial?
O diferencial da Reforma não estava em seus precursores, antes, no poder das Escrituras Sagradas que deu força e autoridade ao movimento protestante e não o contrário (Jo.8:32)
2 - As Escrituras como norma dominante
Ultrapassar, ou mesmo omitir as escrituras seria expor o orgulho humano acima da Palavra de Deus. Jamais devemos contrariar o que "está escrito" na Bíblia.
Só, e somente as Escrituras Sagradas têm a autoridade teológica que transcede e julga qualquer outra fonte ou tradição da Igreja.
"Somente as Escrituras são o verdadeiro senhor e mestre de todos os escritos da Terra." (Martin Luter, Luther's Works, v.32; Career of the Reformer II, ed.Jaroslav Jan Pelikan, Hilton C. Oswald e Helmut T. Lehmann [Philadephia: Fortress Press, 1999], p.11, 12)
O princípio da "sola Scriptura" tinha a intenção de proteger a autoridade das Escrituras Sagradas de dependência da Igreja e de sua interpretação, e ele descartava [e ainda deve descartar sempre] a possibilidade de que o padrão de sua interpretação viesse ou venha de fora da Bíblia.
A Bíblia é normativa pois:
a) É a manifestação da Palavra de Deus (Gn.1:3)
b) É a revelação dos atributos divinos ao ser humano (Tt.1:9)
c) É imparcial em seus relatos históricos (2Sm.12)
d) É mais elevada em seu padrão moral (Tg.2:10)
e) É autossuficiente, não precisando de alteração (Ap.22:18-19)
f) É padrão para toda doutrina e ensino (At.17:11)
A questão aqui é: O que faço, ou vou fazer para aceitar a norma Bíblica para conduzir com segurança a minha vida?
3 - A unidade das Escrituras Sagradas
A própria Bíblia afirma sobre si mesma que TODA "escritura é inspirada por Deus (2Tm.3:16) e que "nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação," e que "homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (2Pe.1:20,21)
Paulo nos orienta na Palavra de Deus a mantermos com amor o padrão da sã doutrina mesmo que necessitemos ser severos na disciplina e procedimentos da Igreja, isto é, não devemos admitir confusão doutrinária sob quaisquer pretextos.
Jesus e os escritores bíblicos, reconheceram a unidade das Escrituras Sagradas, que está fundamentada na origem divina delas.
Em vez da desenvolvermos ensino com declarações isoladas, devemos levar em solene consideração o estudo da Bíblia em seu todo [tota scriptura] ou seja Antigo e Novo testamentos juntos.
Vários personagens bíblicos enfatizavam a unidade e a inseparabilidade das Escrituras de diferentes formas:
a) Cristo - Totalidade (Lc.24:25)
b) Pedro - Harmonia (2Pe.3:2)
c) Paulo - Coerência (At.24:14)
d) Igreja - Fundamento (Ef.2:20)
É incrível permear toda bíblia e perceber que muitos escritores que nunca se conheceram e de diversas origens, culturas, experiências e costumes foram tão fiéis em seus escritos a ponto de nos deixar uma Bíblia perfeita em unidade de conteúdo e propósito de mensagem!
4 - A clareza das Escrituras Sagradas
O Espírito Santo orientou os escritores bíblicos de forma tão clara na exposição da verdade do conteúdo inspirado que até as crianças são capazes de compreender a vontade de Deus nas páginas das sagradas letras.
Jesus mesmo demonstrou esta verdade conforme citações como: Mt.12:3,5; 19:4; 21:42; 22:31; 24:15; Mc.12:10,26; 13:14; Lc.6:3)
A Bíblia é suficientemente clara naquilo que ensina, especialmente no que tange ao que cada pecador necessita para ser Salvo pela Graça e Misericórdia de Cristo.
O exemplo uniforme dos escritores bíblicos mostra que as Escrituras Sagradas devem ser tomadas no sentido literal, a menos que se trate, óbvia e claramente, de linguagem figurada, e mesmo assim, figuras e símbolos, ela mesma descerra aos olhos de um pesquisador sincero e reverente.
O preceito "sola Scriptura" evoca o princípio da clareza das Escrituras, (Mt.24:15) o qual rejeita e apoia algumas ideias:
Rejeita:
a) Magistério eclesiástico para interpretar
b) Interpretação alegórica
c) Múltiplos significados do texto
d) Significado místico e secreto
Apoia:
a) Sacerdócio de todos os crentes
b) Interpretação literal
c) Significado definido e imutável
d) Significado claro e direto
O Espírito Santo opera na mente humana (Is.30:21; Jo.14:26) de forma que a mente se torne espiritual para discernir TODA verdade que Ele deseja que a pessoa compreenda e compartilhe. (1Co.2:13,14)
5 - As Escrituras interpretam as Escrituras
Há um princípio bíblico infalível, que é a sua autoexplicação. (Is.28:9,10=1Co.2:13,14) Exemplos clássicos: Dn.2; 8; e Ap.17:15.
Todos os textos devem ser comparados no contexto imediato, ou seja, um verso antes, versos após, todo o capítulo, todo Livro, e se necessário toda Bíblia para que se tenha o desfecho claro de qualquer assunto ou tema a estudar.
Jesus fez questão de apontar para as Escrituras em Seu tempo [V.T.] em Seus corretos e perfeitos ensinos, provando e testificando de Sua Missão, e nos orienta assim a buscarmos nelas o meio de melhor conhecê-Lo. (Mt.22:29; Lc.24:27,44,45; Jo.5:39,40)
Martinho Lutero disse: "A Escritura é sua própria Luz." Isso quer dizer que a unidade que é encontrada nas Escrituras é a base para interpretá-las. Por isso é necessário respeitar:
a) O contexto imediato da passagem em estudo
b) O contexto do capítulo
c) O contexto geral do Livro
d) A totalidade das Escrituras
e) A intenção do autor
f) A metanarrativa das Escrituras
g) A influência do Espírito Santo
Se cremos que as Sagradas Escrituras interpretam a Si mesmas, por que tanta gente acha melhor deixar de lado o "assim diz o Senhor" ou o "Está escrito," para acreditar na [achologia e na pensologia] humana?
Os que têm preguiça de investigar as Escrituras por si mesmos, sempre correrão o risco de serem enganados pelos falsos profetas do tempo presente. "Sejamos Bereanos!"
Melhor é confiar na Palavra de Deus do que confiar na palavra humana, quando esta não condiz com a revelação escrita na Bíblia. (Sl.20:7,8; 118:8; At.17:11;)
6 - Sola Scriptura e Ellen G White
Como ficam os Adventistas do Sétimo Dia em relação aos escritos bíblicos e os testemunhos de Ellen G White?
Devo esclarecer em primeira mão que:
a) Ellen G White Jamais, em escrito algum de seu cunho arrogou para si o título de profetiza.
b) Para ela a Bíblia era fundamental e central em todo seu pensamento e teologia.
c) Ela em seus escritos confirmou que a bíblia é a autoridade superior, norma e padrão supremos para toda doutrina, fé e prática. (O Grande Conflito pág.595)
d) Além disso, ela claramente apoiou o grande princípio protestante da sola Scriptura (Veja O Grande Conflito pág.9)
Seus escritos não são um acréscimo às Escrituras Sagradas, mas estão sujeitos à Palavra de Deus.
Se TODOS os Adventistas do Sétimos Dia buscassem conhecer e aplicar da forma correta (1Pe.3:16) os escritos de Ellen G White diante da Igreja e do mundo como ela ensinou a respeito das Sagradas Escrituras, estaríamos à frete no ranking do conhecimento das Escrituras Sagradas para as quais seus escritos sempre motivaram a Igreja.
Quem não tem o "Sola Scriptura" como salvaguarda na ponta da língua não tem como defender e nem acusar o Ministério de Ellen G White diante do mundo e nem mesmo como defendê-los dentro da IASD.
A mesma Luz que guiou a mente de Martinho Lutero no tocante à iniciar a Reforma Protestante quanto à Justificação Pela Fé e guiou os outros Reformadores em outras solenes verdades, guiou a mente de Ellen G White quanto ao avanço da restauração da Verdade de outras doutrinas bíblicas básicas esquecidas, por exemplo:
a) Cristo o centro de toda Sua Palavra
b) Expiação de Cristo
c) Cristo no Seu Santuário
d) O Grande Conflito
e) Natureza do homem na morte
f) O verdadeiro Santo Dia do Senhor [O Santo Sábado]
g) O ensino correto sobre a Segunda Volta de Jesus
Nós Adventistas Do Sétimo Dia cremos que os escritos de Ellen G White compartilham a mesma inspiração das Escrituras, conforme (2Cr.20:20), porém, sem autoridade doutrinária.
Ellen G White durante seu ministério se relacionou de modo singular com as Escrituras Sagradas; ela:
a) Fundamentou seu pensamento teológico nas Escrituras (G.C.p.595)
b) Defendeu o soberano princípio "Sola Scriptura" (G.C.p.7)
c) Declarou que a Bíblia é seu próprio expositor assim como Lutero (F.E.C)
d) Recomendou sempre as Escrituras como única regra de Fé e prática (P.E. p.78)
e) Confirmou as Escrituras como autoridade superior (C.T.p330)
f) Enfatizou o princípio "tota Scriptura" (Ed.p.190)
g) Chamou o povo de seu tempo de volta para as Escrituras (TI.2.p.605)
h) Elevou sempre as Escrituras acima de seus escritos (C.E.p.37)
CT=Cristo Triunfante
Ed=Educação
TI2=Test p Igreja Vol 2
CE= Conselhos sobre Educação
PE=Primeiros Escritos
GC= O Grande Conflito
FEC=Fundamentos da Educação Cristã
Se todos os oponentes aos escritos de Ellen G White não estudarem seus livros buscando a respostas no todo de seu devido contexto terão dificuldades de interpretar sua mensagem assim como lendo qualquer outra obra dos demais reformadores inclusive as Sagradas Escrituras.
7 - Conclusão da Lição
A Escritura é sua própria intérprete, e todo estudante deve se aproximar dela com decidido propósito de um verdadeiro aprendiz.
Ellen G White escreveu: "Quando vocês fizerem da Bíblia seu alimento, sua comida e sua bebida, quando fizerem de seus princípios os elementos de seu caráter, conhecerão melhor como receber conselho de Deus. Enalteço a preciosa Palavra diante de vocês neste dia. Não repitam o que eu declarei, afirmando: 'A irmã White disse isto' e 'a irmã White disse aquilo.' Descubram o que o Senhor de Israel diz e façam então, o que Ele ordena." (Ellen G White - Mensagens Escolhidas, v.3, p.33)
Posta a declaração acima, e baseado neste tópico tão claro, posso declarar que, infelizmente são alguns adventistas desprovidos de sabedoria, que com sua compreensão obstruída sobre os escritos da autora Ellen G White destroem de alguma forma seu Ministério e afastam assim milhares que poderiam se aproximarem simpática e amorosamente de nós Adventistas Do Sétimo Dia.
Nós, Adventistas Do Sétimo Dia acreditamos fielmente que assuntos de fé e prática devem ser decididos apenas pelas Escrituras Sagradas (Hb.4:12) Essa crença é uma herança da Reforma Protestante. Mas é vital entendermos que "Sola Scriptura:"
a) Não nega o valor de outros recursos didáticos que ajudam a entender melhor os textos bíblicos.
b) Não significa que a Bíblia seja a única revelação disponível.
c) Não significa que só a Bíblia tenha verdades.
d) Não representa uma negação dos escritos de Ellen G White.
E Sintetizando:
1 - A Reforma foi fundamentada na Bíblia
2 - A IASD se fundamenta na Bíblia, e a tem como regra de fé e prática.
3 - O Velho e o Novo Testamentos se completam e se explicam em plena e absoluta harmonia e unidade.
4 - Os escritos de Ellen G White não sobrepõem à Bíblia em ponto algum; são comentários que nos ajudam a compreender melhor as Escrituras Sagradas.
5 - Nada e nem ninguém devem ser reconhecidos como mais importantes do que a Bíblia.
6 - O Espírito Santo nunca vai dar mensagens ou revelações extras, que ao serem conferidas com o modelo bíblico de revelação mostrem distorções quanto à forma e conteúdo que Ele inspirou aos escritores bíblicos.
7 - Estudemos a Bíblia e estaremos seguros em conhecer e prosseguir conhecendo O Senhor. (Os.6:3)
Um feliz e abençoado Sábado e ótimo fim de semana! (Robin.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário